Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Fortur: Instituições se reúnem para debater mudanças no decreto

6

Com o intuito de aperfeiçoar as ações desenvolvidas pelo Fórum Estadual do Turismo de Sergipe (Fortur/SE), foi criado na quarta-feira (24), um grupo de trabalho para debater a alteração do Decreto Governamental nº27.957/2011 e a elaboração do Regimento Interno do referido Fórum. A reunião aconteceu na sede da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), com a participação de representantes do Banco do Nordeste, Universidade Federal de Sergipe (UFS), do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Sebrae, e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/Se).

Na pauta, foi discutida a substituição de secretarias que foram fundidas com a reformulação do governo; a inclusão de alguns órgãos que solicitaram participação; retirada de associações extintas, e a criação do Regimento Interno. O Fortur é composto por 26 membros, sendo 13 do setor público e 13 do setor privado, para manter o equilíbrio de pleitos. Com a conclusão dos estudos acerca dos temas abordados, os mesmos serão colocados em votação no próximo encontro, que acontecerá em maio.

De acordo com a secretária do Fortur e servidora da Setur, Isabel Cristina Melo, várias demandas foram apresentadas e a previsão é que entrem em votação na 33ª reunião. “O decreto que criou o Fortur é de 2003, e desde então, foram feitas duas alterações, sendo a vigente e mais recente de 2011, ou seja, do governo de Marcelo Déda. O novo grupo de trabalho visa atualizar o decreto, incluir e excluir entidades e a inserir mais polos regionais, que são cinco e hoje só estão presentes dois”, explica.

Para o coordenador do curso de Turismo da UFS, Dênio Azevedo, existe uma necessidade da criação de um Regimento Interno do Fórum, para que sejam incluídas algumas regras. “Neste grupo de trabalho fizemos a alteração do texto do decreto, mas também sentimos a necessidade de criar o Regimento. Hoje, não existe nada sobre a substituição de instituições, números de faltas nas reuniões, temos somente o decreto que é bastante enxuto. A partir de agora, vamos elaborar uma minuta com base em outros Fóruns de Turismo e colocar em votação já na próxima reunião”, conclui.

Fonte e foto assessoria

Leia também