Aracaju, 12 de maio de 2024
Search

JOÃO DANIEL ESTACA POSSE DO 1º VEREADOR INDÍGENA DE SERGIPE

6

Em discurso na Câmara na sessão desta quinta-feira, dia 25, o deputado federal João Daniel (PT/SE) registrou a grande conquista dos indígenas de Sergipe que foi a posse do vereador Lindomar Santos Rodrigues (PT), conhecido como Lindomar Xokó, na Câmara de Vereadores do município de Porto da Folha. Esta é a primeira vez que um indígena assume o mandato no Estado.

Da etnia Xocó, residente na Ilha de São Pedro e Caiçara, Lindomar sempre atuou em defesa de seu povo, chegando a enfrentar, ainda na infância, fazendeiros que ocupavam as terras de sua comunidade. Na luta pela construção de uma política voltada para os povos indígenas, ele é o representante regional da Comissão dos Povos Indígenas de Alagoas e Sergipe, uma das maiores organizações indigenistas do país. Foi presidente do Conselho de saúde indígena do estado de Alagoas e Sergipe por 3 mandatos, onde atua até os tempos de hoje auxiliando a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

“Parabéns, Lindomar Xokó. E tenho certeza que você honrará ainda mais o seu povo e, também, a população de sua cidade, Porto da Folha, que ganha um verdadeiro guerreiro na luta pelas políticas públicas em defesa das minorias”, disse o deputado João Daniel.

Acampamento

Em sua 15ª edição, o Acampamento Terra Livre, realizado por povos indígenas de várias etnias em Brasília, recebeu a visita de deputados da bancada do Partido dos Trabalhadores na manhã desta quinta-feira. O deputado João Daniel participou da visita, que também teve a presença do ex-ministro Fernando Haddad, e registrou em seu discurso na Câmara a importância desse ato e parabenizou os indígenas que estão participando. “Este acampamento tem como objetivo visualizar a luta em defesa das conquistas dos indígenas, das políticas públicas, das demarcações de terra, do respeito que o Brasil e o governo precisam ter com estes povos”, declarou.

João Daniel relatou a visita dos parlamentares foi uma oportunidade de ouvir as demandas apresentadas pelos índios. Também na manhã desta quinta-feira, representantes dos povos que participam do Acampamento Terra Livre participaram de audiência pública realizada na Câmara, em conjunto com as Comissões de Direitos Humanos, Desenvolvimento Regional e Amazônia e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Casa para ouvi-los sobre seu papel na proteção do meio ambiente e desenvolvimento sustentável e as consequências da Medida Provisória 870/19. “Reafirmamos nosso compromisso em defesa desta grande causa que são os povos indígenas”, afirmou.

Foto: Márcio Garcez

Por Edjane Oliveira

Leia também