Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

Diretoria do Detran Sergipe visita sede do Getam em Aracaju

7

Na manhã desta sexta-feira, 26, o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE), Abner Melo Silva, e o diretor de Operações, Cleber Fonseca, estiveram na sede do Grupamento Especial Tático de Motos (Getam), na avenida Maranhão, em Aracaju, e participaram de um evento em homenagem às equipes que se destacaram durante as ações policiais. O objetivo da visita foi estreitar a parceria existente entre a autarquia e o grupamento, através de seu comandante, tenente-coronel Gilmar Santos Santana, e conhecer de perto o funcionamento da unidade.

Também estiveram presentes no evento o tenente-coronel Stênio, subcomandante do Comando de Policiamento Militar da Capital (CPMC), o tenente-coronel Henrique, comandante do 5º Batalhão, o subcomandante do Getam, capitão Jonatas Souza Santos, a capitã Fabíola Goes, comandante da Ronda Maria da Penha da Polícia Militar de Sergipe, o coordenador da Escola Pública de Trânsito, Lacerda Júnior, os assessores da presidência do Detran/SE Vanderson Melo e Edson Gomes, entre outros.

O presidente do Detran/SE, Abner Melo, destacou a importância da participação do Getam no contexto operacional da Polícia Militar de Sergipe, mas lembrou também da grande contribuição do grupamento para o trânsito. “Para mim é uma satisfação estar aqui para conhecer de perto a unidade. Quando assumi a pasta, há pouco mais de 20 dias, comecei a me inteirar sobre a participação das polícias de trânsito e, por ser filho de militar, tenho essa preocupação em valorizar e investir nesse trabalho tão importante para o estado. No caso do Getam, especificamente, sabemos da relevância nas ações ostensivas, mas temos que desmistificar essa imagem punitiva e mostrar para a sociedade que o grupamento também contribui para a educação para o trânsito”, disse o presidente.

Abner Melo reforçou a parceria entre a nova gestão do Detran/SE e o Getam, enfatizando que não medirá esforços para auxiliar a unidade no que estiver ao alcance da autarquia. “Já estamos revendo algumas ações de gestão que podem auxiliar no trabalho de vocês e estamos buscando diminuir gastos para que eu possa implementar o projeto de minha administração, que será focado no atendimento aos usuários, na educação para o trânsito e no melhoramento das polícias de trânsito, que são BPRv, CPTran e Getam”, ressaltou.

Segundo o comandante do grupamento, tenente-coronel Gilmar, este ano a unidade completa dez anos de existência e esta é a primeira vez que um diretor-presidente do Detran/SE os visita. “É uma alegria recebê-lo aqui. Temos consciência de que o Getam tem um papel fundamental na PMSE e de que o Detran é de grande importância para nós, não apenas pela questão do auxílio financeiro, que é estabelecido através de convênio, mas porque tudo o que a gente faz reflete no Detran, como exemplo as autuações de infrações e outras demandas que estão relacionadas a trânsito e mobilidade”, explicou o comandante.

Ele lembrou ainda que na época da criação o grupamento iniciou com 20 motocicletas e 16 policiais e, atualmente, está com um quadro de 82 militares e 45 motocicletas, numa sede situada na avenida Maranhão. “Agradecemos a visita e desejamos sucesso na gestão do senhor”, finalizou o tenente-coronel Gilmar.

Ascom – Detran/SE

Leia também