Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Representante do Unicef capacita coordenadores operacionais municipais e supervisores

6

Formação teve como objetivo capacitá-los para a utilização da Plataforma Busca Ativa Escolar do Unicef e promover a troca de experiências

Por Ítalo Marcos

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Educação (DED), promoveu na manhã desta sexta-feira, 26, uma formação para os coordenadores operacionais da Busca Ativa Escolar dos 75 municípios e os supervisores estaduais das Diretorias de Educação, com o objetivo de alinhar os trabalhos realizados e fomentar a troca de experiências entre as equipes das Secretarias Municipais de Educação e as Diretorias Regionais de Educação. A capacitação foi realizada no Auditório Professora Hermínia Caldas, na sede da Seduc, e ministrada pela consultora da área de Educação do UNICEF, Daniela Rocha.

O foco principal da formação foi capacitar os participantes e dirimir suas dúvidas sobre o uso da Plataforma Busca Ativa Escolar, um sistema online onde os municípios cadastram e gerenciam as crianças e adolescentes que são detectados fora da escola durante a busca ativa. Daniela Rocha destacou que é preciso que as pessoas que atuam nesse trabalho se apropriem da plataforma cada vez mais, pois ela auxilia na geração de dados que são importantes para o município avançar nas suas estratégias.

“A Seduc tem feito um esforço enorme para mobilizar os municípios e engajá-los na busca ativa escolar. Os momentos de capacitação são para orientar, tirar dúvidas, ajudá-los sobre como fazer essa implementação. A gente desmistifica um pouco as dificuldades que alguns têm em utilizar essa tecnologia, mostrando que quanto mais se apropriam dela, mais fácil o trabalho fica. A formação é também um momento de encontro no qual cada município vai contar um pouco da sua realidade e trocar experiências, entre eles e com o estado, fortalecendo o regime de colaboração” disse Daniela Rocha.

A coordenadora operacional da Busca Ativa Escolar em Sergipe, professora Ana Lúcia Lima da Rocha Muricy Souza, destacou a necessidade de preencher corretamente a plataforma e ressaltou a importância do regime de colaboração do estado com os municípios. “O trabalho de parceria dos municípios com o Estado é fortalecido na Busca Ativa Escolar, assegurando que todas as crianças e adolescentes fora da escola sejam matriculadas. Nesse sentido, é importante que a plataforma do Unicef seja alimentada para que possamos acompanhar a trajetória escolar desses estudantes, inclusive com a colaboração de outras secretarias e órgãos da Rede de Proteção às crianças e adolescentes”, declarou Ana Lúcia, lembrando ainda que a Seduc realiza também um trabalho em parceria com o Unicef voltado para a correção do fluxo escolar e a distorção idade-série.

Capacitação

Os coordenadores operacionais da Busca Ativa Escolar e supervisores estaduais das Diretorias de Educação que participaram da capacitação disseram que essa foi uma oportunidade de aprender mais sobre o uso da plataforma. Foi o caso de Ariosvaldo Gomes dos Santos, coordenador do município de Maruim. “Essa formação é algo que vem em momento muito oportuno, pois assim estaremos dando um passo à frente na busca dessas crianças que estão fora da escola”, afirmou.

A mesma opinião foi compartilhada por Maria do Socorro, que participou representando a Secretaria Municipal de Educação de Santo Amaro das Brotas. “Estamos aprendendo de que maneira vamos agir em nosso município e buscar outras pessoas para que possam se incorporar a esse programa, visando detectar as crianças e adolescentes que estão fora da escola e fazer com que retornem ao convívio escolar”, declarou.

Já Lidiane Bomfim, coordenadora de Cristinápolis, disse que a formação foi um momento para obter mais conhecimentos sobre o manuseio do sistema online do Unicef. “Todo o processo de mobilização nós já fizemos, mas surgiram algumas dúvidas em relação ao uso da plataforma, e agora estamos aprendendo”, destacou.

Busca Ativa Escolar

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), sensível à necessidade de combater o abandono e a evasão escolar, aderiu, em outubro de 2018, à iniciativa Fora da Escola Não Pode!, criada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS) e o Instituto TIM, para identificar e reinserir crianças e adolescentes que se encontram fora das instituições de ensino, utilizando a estratégia da Busca Ativa Escolar.

Em Sergipe, as ações do Busca Ativa Escolar estão sendo realizadas em regime de colaboração com os 75 municípios. Destes, cinquenta participam do Selo UNICEF, que visa fortalecer as estratégias dos municípios para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes.

A Busca Ativa Escolar é uma metodologia social e ferramenta tecnológica gratuitas, que permitem ao poder público identificar crianças e adolescentes fora da escola e acionar diferentes áreas para fazer com que cada criança e adolescente estejam na escola. O desafio é envolver diversos atores sociais no município, ligados aos governos municipais, estadual ou representantes da sociedade civil organizada. Para implementação, serão necessárias, portanto, ações de mobilização e de formação. Nesse sentido, a equipe da Coordenação Estadual do Programa Bolsa Família na Educação, coordenada pela Professora Rute Lisboa Dias Rosendo, vem contribuindo ativamente na articulação com a rede de Proteção Social em Sergipe. São essas ações que permitirão a constituição de uma rede integrada e eficiente para garantir o direito de aprender de cada criança e adolescente do Estado de Sergipe.

“A exclusão escolar é um fenômeno complexo e a sua superação requer mais do que boa vontade. É preciso que o Estado cumpra o seu dever constitucional e que haja a participação e o compromisso de toda a sociedade e de cada um de nós para garantir o acesso, a permanência, a aprendizagem e a conclusão da educação básica na idade certa”, afirmou Ana Lúcia Muricy.

Foto Maria Odilia

Leia também