Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

ADEMA: ANÁLISE INDICA PRESENÇA DE AMÔNIA EM TRECHO RIO SERGIPE

7

A conclusão técnica indica concentração do componente químico no rio acima dos níveis permitidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente

No fim da tarde desta sexta-feira (26), a equipe técnica da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) concluiu as análises relativas à mortandade de peixes no Rio Sergipe, no trecho que passa pelo município de Laranjeiras, Grande Aracaju. O relatório indica presença de amônia acima do permitido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), o que induz ao entendimento de que houve crime ambiental.

A informação foi confirmada pelo diretor-presidente da Adema, Gilvan Dias, que também revela quais os próximos passos que serão estabelecidos pela autarquia estadual. “De fato foi comprovado uma concentração de amônia no rio. Nesta análise, feita um dia após o aparecimento de peixes mortos na região, há o indicativo de que havia lançamento indevido deste poluente”, explica.

Ainda segundo o diretor-presidente, a ocorrência das últimas chuvas pode ter contribuído com o derramamento. “Nós fomos a região e, com isso, percebemos que somente a Fafen poderia ter sido responsável por isso, pois tem uma área de escape e as águas pluviais podem ter contribuído com esta contaminação. Ainda estamos em fase de análise de conclusão jurídica e, lamentavelmente, vimos algo neste sentido. Vamos notificar e autuar a empresa por isso”, acrescentou.

Com a conclusão dos pareceres jurídicos do órgão, a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe (Fafen/SE) será mais uma vez autuada.

Fonte e foto ASN

Leia também