Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

CANINDÉ: SERVIDORES RECEBEM SALÁRIOS QUE ESTAVAM EM ATRASO

Servidores públicos municipais de Canindé de São Francisco comemoram uma importante vitória da luta sindical: o pagamento dos salários de março de 239 trabalhadores e trabalhadoras, que estavam em atraso há quase um mês. A vitória é fruto da paralisação realizada nesta quarta-feira, 24, pelo Sindiserv Canindé, filiado à Federação dos Servidores Públicos Municipais (FETAM Sergipe) e à Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE).

Os trabalhadores e trabalhadoras se reuniram no início da manhã na praça Ananias Fernandes, e seguiram em marcha até o prédio da Secretaria Municipal de Administração e Finanças, que foi ocupado pelos manifestantes até a confirmação do pagamento dos salários.

“Após muita luta, conquistamos mais uma vitória. Parabéns aos guerreiros e guerreiras que estiveram nas trincheiras em defesa da nossa categoria”, destacou o secretário de Comunicação da FETAM e presidente do Sindiserv Canindé.

“A Prefeitura estava descumprindo a Lei Municipal 121/2016, que assegura o pagamento do salário dos servidores até o 5o. dia útil de cada mês”, destacou Emanoel Aleixo. “A garantia do pagamento do salário até o quinto dia útil do mês também está resguardada pelo Artigo 444 da CLT. Ou seja, além de desrespeitar a legislação local, a gestão municipal feriu a CLT”, completou Edmilson Balbino, Secretário Geral da FETAM Sergipe.

A diretora de mulheres da FETAM Sergipe e do Sindiserv Canindé, Rosana Menezes, destaca que ainda há muita luta. “Desde que o atual prefeito assumiu, há quase três anos, os servidores públicos municipais estão sem reajuste”, lamentou. Ela explica que, apesar da database dos servidores ser fixada em fevereiro, o prefeito só irá conceder o reajuste em agosto.

É também agosto o período que se encerra o pagamento parcelado em quatro vezes do 13o. salário dos servidores municipais da saúde. A primeira parcela está prevista para ser paga até dia 30 de abril, conta Rosana. “Esperamos que a prefeitura cumpra o acordo firmado com os trabalhadores de modo que não seja necessário realizar novos atos e paralisações”, alertou a sindicalista.

A realidade de Canindé não é diferente de muitos municípios sergipanos, aponta Itanamara. “Apesar de sermos a maioria do serviço público, somos nós, servidores públicos municipais, a categoria mais vulnerável às distorções de tratamento quando comparados aos servidores de outras esferas e Poderes. Somos nós que sofremos mais intensamente os impactos da precarização dos vínculos de trabalho, os que recebemos os salários mais baixos e os que vivenciam atrasos e distorções salariais”, avaliou a presidenta da FETAM.

Neste sentido, Itanamara reafirmou a necessidade de unificar as lutas em defesa da pauta salarial, sobretudo dos servidores públicos municipais, reafirmando o compromisso da FETAM em defender as bandeiras de luta dos sindicatos dos servidores públicos municipais e apoiar suas ações. “Diante dessa realidade e com o intuito de potencializar nossas ações de luta, a FETAM vem realizando, desde fevereiro de 2019, a campanha ‘Qualidade no serviço público’. A ação integra a campanha nacional unificada 2019 dos servidores públicos municipais organizada pela CONFETAM em todo Brasil”, destacou Guedes.

Da assessoria

 

Leia também