Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Hospital de Nossa Senhora do Socorro lança programa ‘A Hora do Trabalhador’

7

Neste período sazonal, com constantes mudanças de temperatura, os hospitais têm um aumento considerável de pacientes. Preocupado com a saúde do trabalhador, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da gerência do Hospital Regional de Socorro, promoveu durante a manhã deste sábado, 27, o lançamento do programa “A Hora do Trabalhador”, com palestras proferidas por uma nutricionista e um psicólogo, e viabilizou um momento descontraído com aula do grupo Fit Dance.

Segundo a superintendente do hospital, Iza Prado, a demanda aumentou cerca de 30%. “Quando pensamos em melhoria de sistema, em princípio pensamos na saúde do trabalhador. A demanda neste período aumenta por causa das viroses. Temos que cuidar dos nossos profissionais porque eles são nossos companheiros e são eles que cuidam dos pacientes no dia a dia com tanto empenho e entrega. Pensando dessa forma, estamos concretizando um programa que podemos fazer rotineiramente com os trabalhadores  do hospital. Convidamos as famílias, queremos introduzir todos nesse momento, acreditamos que isso é qualidade de vida”, contextualiza.

A Nutricionista do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho  da Fundação Hospitalar de Saúde (SESMT/FHS), Telma Sales, palestrante do evento, destaca que o intuito é fazer com que o trabalhador passe a ter mais cuidado com a saúde. “O objetivo é acolher os colaboradores para que tenham uma vida mais saudável. A conversa foi em torno do que fazer na alimentação nos dias de hoje dentro do contexto profissional. Infelizmente está crescendo substancialmente o número de adoecimento de doenças crônicas não transmissíveis. Estamos querendo chamar atenção deles para cuidarem-se”, disse.

Secretária no hospital Regional de Socorro, Jaqueline Santos Lima, diz que a gestão do hospital se preocupa em proporcionar qualidade de vida para os funcionários. “Como trabalhamos com vidas, achei interessante a elaboração desse trabalho porque não podemos cuidar do outro sem nos cuidar, então serve como um incentivo para obtermos a mente e corpo sadios.  A gestão do hospital de Socorro tem esse olhar profundo com o trabalhador, se preocupa com a nossa saúde”, afirma.

Com o aumento do fluxo, consequentemente a demanda também é maior, como conta  Janicleide Santos, Auxiliar de enfermagem do hospital. “O aumento de usuários  nesse período é uma realidade. Não é fácil lidar com a vida pessoal e trabalho, às vezes ficamos estressados. Esse momento com os colegas profissionais é importante para pensar na nossa saúde e como melhorá-la”, finaliza.

Fonte e foto SES

 

Leia também