Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

Prefeitura intensifica estratégias para campanha de vacinação contra gripe em Aracaju

7

A fim de atingir a meta da Campanha Contra a Influenza, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), dará início, na próxima semana a diversas ações de reforço vacinal em alguns pontos da cidade. A primeira delas será a Unidade Itinerante de vacinação, que terá como ponto de partida a praça Zilda Arns, no bairro Jardins.

“Nos dias 2 e 3 de maio, na praça Zilda Arns, estaremos vacinando, das 8h às 12h, idosos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto e crianças a partir de dois anos. É importante esclarecer que no caso das crianças, o grupo da campanha como um todo vai dos seis meses de idade a menores de seis anos. Porém, especificamente nas praças, tivemos que limitar ainda mais as aplicações, pois crianças abaixo dos dois anos não podem tomar as doses no braço, o que dificultaria a ação em termos de logística. Nesses casos, é mais indicado que os pais levem seus filhos aos postos de vacinação nas unidades básicas”, explicou a coordenadora de imunização de Aracaju, Ilziney Simões.

A unidade itinerante ainda atuará, nos dias 7 e 8 de maio, na praça final de linha do Bugio; no dias 14 e 15, na Praça dos Capuchinhos; 21 e 22, no palco da Rua São João, e, em 29 e 30 de maio, na Praça do Castelo Branco.

Outras ações

No dia 11 de maio, haverá ponto de vacinação nos dois shoppings da capital e, além disso, algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) terão horários estendidos, das 17h às 20h, sempre às terças e quartas-feiras. Serão elas: Amélia Leite (Suíssa) e Augusto Franco, nos dias 7 e 8 de maio; Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos) e Sinhazinha (Grageru), dias 14 e 15 de maio, e, por fim, Onésimo Pinto (Bugio) e Manoel de Souza (Sol Nascente), nos dias 21 e 22 de maio. “Nos horários estendidos, os grupos prioritários poderão ser imunizados, com exceção das crianças, porque precisamos dar uma atenção especial a elas, avaliando detalhadamente todos os cartões de vacina para garantir que as atualizações sejam feitas”, explicou.

Já no sábado, 4 de maio, acontecerá o Dia D de Mobilização Nacional, onde as UBS estarão abertas, das 8h às 17h, para imunização do grupo prioritário. A abertura oficial será realizada pela secretária municipal da Saúde Waneska Barboza, na nova UBS Roberto Paixão, no bairro 17 de Março.

Campanha

A Campanha Contra a Influenza segue até o dia 31 de maio, vacinando os grupos prioritários nas UBS e no Ipesaúde. Em Aracaju, o total de pessoas a serem imunizadas é de 151.660, sendo 90% a meta mínima estipulada pelo Ministério da Saúde, o que corresponde, a 136.440 pessoas.

Os grupos prioritários são: crianças maiores de seis meses e menores de seis anos; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); indivíduos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde na ativa; professores de escolas públicas e privadas; povos indígenas; pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais; adolescentes entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, que serão vacinados nos respectivos estabelecimentos penais; policiais civis, militares e bombeiros ativos das forças armadas.

A escolha destes grupos segue recomendação do Ministério da Saúde, e ao município cabe apenas a aplicação das doses. A vacina contra a influenza é trivalente e protege contra três vírus: o H1N1, H3N2 e a Influenza B.

O alerta é de que a gripe, a depender da situação clínica do indivíduo, pode evoluir e gerar complicações graves. Portanto, a prevenção através da vacina ainda é a melhor forma de combater o vírus.

É importante levar o cartão de vacinação e documento de identificação. Pacientes com comorbidades devem levar receita médica; puérperas devem levar o comprovante de nascimento da criança; doentes crônicos, o relatório médico, e trabalhadores da saúde e professores, o comprovante de trabalho.

Fonte e foto AAN

Leia também