Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

FÁBIO HENRIQUE LEVA PESCADORES AO INSS PARA LIBERAR SEGURO

8

Aproximadamente seis mil pescadores sergipanos ainda não receberam o Seguro Pesca. Por conta disso, o deputado Federal Fábio Henrique (PDT/SE) promoveu uma reunião entre o superintendente do INSS em Sergipe – Raimundo Brito, a Federação de Pescadores em Sergipe e presidentes de nove colônias de pescadores. A reunião aconteceu na manhã dessa segunda (29), na sede do INSS em Aracaju.

Fábio Henrique detalhou que a luta pela liberação do seguro pesca teve início em Brasília, em uma reunião com o diretor-presidente do INSS, Renato Vieira; e também no Ministério da Agricultura, onde foram recebidos pelo secretário Nacional de Pesca, Jorge Seif Júnior. “É preciso que resolvam as burocracias e efetuem o pagamento. Estamos nessa luta em defesa dos trabalhadores da pesca que são pessoas humildes e como, por lei, são inibidos de pescar no defeso, têm o direito de receber o seguro desemprego para a sobrevivência das suas famílias”, argumentou o deputado.

O superintendente Raimundo Brito explicou que o entrave se deu por conta do processo de digitalização implantado no INSS. Isso gerou um atraso porque foi instalado um sistema, mas não deram as condições para que os órgãos pudessem atuar nas localidades por conta de um efetivo baixo de servidores e estrutura de internet lenta. “Além dos dados serem digitalizados, eles ainda passam pela avaliação técnica”, afirmou o superintendente.

Medidas

Raimundo Brito informou que conseguiu montar uma equipe que está avaliando todas as atualizações e acredita que sejam concluídas nas próximas três semanas. “O sistema deveria ser integral, que conversasse com as demais plataformas como da Secretaria de Pesca, da Assistência Social, da Caixa, entre outros órgãos. Mas avisaremos logo às colônias quando os pagamentos serão liberados. As colônias também precisam prestar atenção porque tem muitos documentos que não possuem a assinatura dos representantes, não colocaram os tipos de pescados e esses processos serão devolvidos às colônias”, expôs o superintendente.

Participaram da reunião os representantes da Federação de Pescadores de Sergipe e membros das Colônias de Pescadores de Itaporanga, de Laranjeiras, de Gararu, de Neópolis, de Pirambu, de Indiaroba, de Santana do São Francisco, de Pacatuba e de Amparo do São Francisco.

Por Henrique Matos

Foto assessoria

Leia também