Aracaju, 18 de abril de 2024

Governo promove Encontro de Diagnóstico da Juventude Rural do Baixo São Francisco

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
6

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), através da Superintendência Especial do Esporte e da Juventude, realizou o primeiro Encontro de Diagnóstico da Juventude Rural do Território do Baixo São Francisco. O evento coordenado por Fredson Santana, coordenador de Juventude da Seduc, aconteceu no povoado Santana dos Frades, em Pacatuba.

“Contamos com o apoio da Diretoria Regional de Educação 6, do Colégio Estadual Nossa Senhora de Santana, Cohidro, das prefeituras municipais de Estância, Pacatuba, Japoatã, Canhoba, Ilha das Flores e com alguns movimentos sociais. Destes, destacamos o Movimentos dos Pequenos Agricultores e Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra”, lembrou o coordenador.

Mais de 100 jovens participaram do evento. De forma simples e descontraída, os jovens dialogaram sobre suas prioridades, sonhos e desafios, a partir das questões norteadoras. Os principais encaminhamentos foram listados em 10 itens, todos eles voltadas para o desenvolvimento das políticas públicas de juventude como:

  1. Oferta de cursos pontuais nas áreas de empreendedorismo, cooperativismo e associativismo, despertando o protagonismo juvenil e o interesse em empreender;
  2. Oferta de cursos livres na área de mecânica, manutenção em computadores e noções em projetos arquitetônicos através do Projeto Capacita Jovem;
  3. Articular oficinas de teatro, dança e/ou música;
  4. Articular uma reunião com representantes do território e a coordenação do Ensino Profissionalizante da Seduc;
  5. Articular uma reunião com o Presidente da Adema;
  6. Incluir jovens que se destacam como empreendedores no Programa Cadastro Único – Jovem Empreendedor;
  7. Identificar e incluir no catálogo digital, produtos e serviços juvenis que se enquadram como Economia Solidária;
  8. Confeccionar o ID Jovem de todos municípios e alguns povoados estratégicos, atingindo 100% do território;
  9. Propor em parceria com o terceiro setor, projeto de forma continuada, nas áreas da piscicultura, turismo rural, horticulturas, apicultura e aproveitamento do coco, com capacitação e orientação ao negócio, se possível de forma cooperada e,
  10. Apoiar e orientar (quando necessário), na construção do Fórum de Lideranças da Juventude Camponesa do Baixo São Francisco no dia 7/5/19 em Japoatã.

A realização do Diagnóstico, foi uma demanda das juventudes do campo e o próximo encontro acontecerá nos dias três de maio nos municípios de Simão Dias e Aquidabã.

Fonte e foto ascom

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também