Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

UMA SAÍDA TRISTE

DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

Jornalismo é uma cachaça e não tem cura. Também não dá cirrose. A emoção da publicação, mesmo no dia seguinte, é inexplicável. A internet, através de seus grupos, não transmitem isso. A exposição dos detalhes do fato, quando impresso, dá maior credibilidade e confiança ao leitor. principalmente àqueles que têm o hábito da leitura pela manhã cedo no banheiro. O jornal é todo um processo manual, quase artesanal, para oferecer a quem madruga a notícia absolutamente concreta.

No mínimo, algum leitor, já bem adaptado à informação virtual, está me classificando de obsoleto. Mas o cheiro da tinta gráfica fica impregnado na gente e dá uma satisfação imensa. Ouvi de bons colegas que regras naturais para redigir a notícia, não são mais as mesmas de sempre. Dois deles disseram que a ‘pirâmide invertida’ não existe mais. Um outro saltou gritando que os manuais de redação não fazem sentido.

Talvez na virtualidade da informação a ‘pirâmide ficou sustentada em sua base’. Seria o estilo ‘detalhes primeiro e o fato imediato no final’. Os manuais de redação não são uma regra, mas servem de orientação da cúpula editorial dos jornais, para destacar estilos da produção noticiosa. Tudo dentro de uma concepção técnica, claro, que facilite a leitura e dê harmonia aos textos, classificando-os por prioridade. Jornais e revistas talvez estejam sofrendo consequência do imediatismo da notícia exposta através da Internet e precisa dar um reviravolta no seu visual e até dinamizar a informação, levando um pouco de análise das consequências do fato.

Mas, tudo bem. Todo esse rodeio foi para comunicar que a partir de quinta-feira estou me desligando do Correio de Sergipe, que me acolheu por 17 anos, com a publicação da coluna ‘Plenário’, que diariamente estava em mãos de leitores exigentes. Não estou feliz com esse divórcio, mas às vezes é necessário para uma reciclagem do casal. A coluna vai se manter no portal www.faxaju.com.br à disposição de todos que me orgulham de lê-la há anos.

Como ‘Ninguém se perde na volta’, como disse José Américo de Almeida em seu livro “A Bagaceira”, não se trata de um adeus. Mas, quem sabe, de apenas um até logo.

MÁGOAS DE EDVALDO

O PRB tem mágoas de Edvaldo Nogueira (PCdoB) pelo tratamento recebido apesar do apoio que lhe deu. Mas pode voltar a ajudá-lo em 2020, caso esse seja o desejo do governador Belivaldo Chagas (PSD).

CAMINHO DE VOLTA

O PRB está fazendo o caminho de volta à base aliada, embora com algumas poucas restrições. Não está pedindo nada para isso, mas tem a humildade de desfazer equívocos das eleições estaduais de 2018.

SILVIO E A GESTÃO ATUAL

Silvio Santos anuncia que a Tendência PT na Luta defende candidatura própria a prefeito de Aracaju. Entende que a atual gestão, “por nós apoiada”, abandonou o programa de governo democrático e popular que pactuamos em 2016.

SÓ NO PRÓXIMO ANO

O presidente regional do PT, deputado federal João Daniel, avisou que o partido só vai definir candidatura própria a prefeito de Aracaju no final deste ano. Segundo ele, o senador Rogério Carvalho tem o mesmo pensamento.

OCUPA UM CARGO

João Daniel lembra que o PT ocupa uma Pasta na administração municipal e tem um vereador na base aliada do prefeito Edvaldo Nogueira na Câmara Municipal: É preciso analisar tudo isso e depois tomar uma posição.

CARAVANA TUCANA

Uma caravana do PSDB percorre o Nordeste e passou ontem por Aracaju: “o objetivo é reavivar e mostrar a nossa cara”, disse um tucano apaixonado. O lema do PSDB passou a ser esse: “a favor do Brasil”.

NÃO SERÁ CANDIDATO

O ex-governador Jackson Barreto (MDB) não será candidato a qualquer tipo de mandato no próximo ano. Já deixou isso bem claro, assim como vai permanecer ao lado de Edvaldo Nogueira (PCdoB) para a reeleição.

AINDA NÃO DEFINIU

A bancada federal ainda não definiu um nome para ocupar a Codevasf, embora o mais citado seja o de Valmor Barbosa. Mas nada certo. O presidente da bancada federal, Fábio Reis, disse que ainda vai conversar com o governador Belivaldo Chagas.

DANIELA TEM DATA

A delegada Daniela Garcia ainda se encontra em Sergipe e vai permanecer por mais 30 dias. Mas, dia 28 de maio ela assume o cargo no Ministério da Segurança em Brasília. Já tem uma missão a cumprir na semana de 20 a 24 de maio, em Recife.

EXAME SOBE NO TELHADO

O exame obrigatório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) começa a “subir no telhado”. A câmara federal está analisando se será mantido e o FIES diz que exigência da OAB contribui para inadimplência.

PÃO COM QUEIJO NA PADARIA

Na tarde de ontem, depois da entrega de sementes a agricultores, no município de Glória, o governador Belivaldo Chagas foi a uma padaria próxima e comeu pão com queijo e refrigerante. Bem ao seu estilo e acompanhado de aliados.

RECEBENDO LIDERANÇA

O ex-deputado federal Márcio Macedo está a todo vapor e recebe lideranças políticas na sede do PT. A todos deixa claro que o partido terá candidatura própria a prefeito de Aracaju nas eleições do próximo ano.

FAZER BLOCO FORTE

Ativo, Márcio Macedo está conversando com o PSB, PDT e PRB, para que o PT faça um bloco tão forte quanto o que vai enfrentar caso dispute a Prefeitura. Os bastidores estão bem ouriçados.

BRASÍLIA FICA VAZIA

Parlamentares federais não viajam a Brasília, esta semana, e não haverá sessão plenária. Um obstáculo no meio da semana: primeiro de maio, Dia do Trabalhador. Por apenas um único feriado deputados e senadores não trabalham a semana toda.

EU MESMO NÃO

Uma notícia que circulou nas redes ontem à noite dizia que o deputado Fábio Mitidieri estava criticando o Partido dos Trabalhadores. Fábio desmentiu de imediato: “eu mesmo não! Só tenho amigos lá”.

ESCOLA SEM MERENDA

De Riachão dos Dantas chega à informação de que 800 alunos da Escola Lourival Fontes está sem merenda escolar, sem cozinheira e sem fazer limpeza. E não é de agora. Os alunos pedem socorro!

NÃO DESCARTOU

Em entrevista ontem, Heleno Silva (PRB) não descartou ser candidato prefeito de Canindé, onde já esteve à frente do município. Nas eleições ao Senado, no ano passado, Heleno foi o mais votado em toda a região.

CINCO CANDIDATOS

Heleno Silva disse que o PRB vai apresentar candidatos a prefeito em cinco municípios do sertão. São eles: Feira Nova, Glória, Canindé de São Francisco, além das reeleições de Júnior Chagas (Poço Redondo) e Nena (Monte Alegre).

Dos grupos sociais

///Café com bate papo – O PTB vai realizar amanhã, Dia do Trabalhador, o “Café com Bate Papo”, será as 8 horas com encerramento previsto para meio dia, para apresentação da posse dos membros da diretorias municipal, estadual da JPTB e do PTB mulher. Acontecerá no salão de festas Passion, rua Nestor Sampaio.

osé Nêumanne Pinto

‏///Revela chantagem – O jornalista José Neumanne (do Estadão) revela uma chantagem contra a reforma: ‘Para boicotar reforma da Previdência, que ameaça privilégios da categoria, procuradores da República desenterraram ação velha de sete anos na Justiça Eleitoral contra o secretário Rogério Marinho.

///Mais denúncia – Justiça aceita mais uma denúncia contra o ex-presidente Michel Temer, desta vez no processo que investiga irregularidades na edição de um decreto que teria beneficiado empresas do setor portuário. Outros processos virão e Temer não poderia está fora porque esteve nos governos corruptos.

///Pior resultado – Segundo a revista Voto, pagamento do abono salarial e de sentenças judiciais e precatórios fez o Governo Central registrar o segundo pior resultado para meses de março desde o início da série histórica, em 1997. No mês passado, déficit primário somou R$ 21,108 bilhões.

///Interfere na propaganda – Depois de dias de polêmica com a decisão de Bolsonaro mandar suspender propaganda do BB por discordar dos personagens usados, o porta-voz da Presidência, general Otávio do Rêgo Barros, afirmou ontem que o governo agirá para dar as diretrizes para todas as propagandas de todos os órgãos federais.

///Eleição interessante – O ex-deputado federal André Moura (PSC) foi ao Twitter ontem para dizer que “com as pré-candidaturas que estão se apresentando, teremos uma eleição muito interessante em 2020”. André tem conversado com lideranças do seu partido em Aracaju e demais cidades, para fortalecer a sua sigla.

Conversa

Está afundando – O Brasil está muito tumultuado sob a Presidência de Jair Bolsonaro e a força que os filhos têm no comando. Está afundando…

Muito cedo – O senador Alessandro Vieira evita falar sobre o pleito municipal do próximo ano, porque considera que é muito cedo para isso.

Bem difícil – Dificilmente o PT cede nessa decisão de lançar candidatura própria a prefeito no próximo ano. É difícil mesmo…

Um bom apoio – O ex-deputado Jairo (PRB) está na disputa pela Prefeitura de Nossa Senhora da Glória e tem recebido muito apoio do partido.

Banco público – Deputado Capitão Samuel diz que se o BB é público e não poder fazer política de incentivo e desenvolvimento do Brasil é melhor privatizar.

Precisa mudar – O ex-governador Jackson Barreto está trabalhando para unificar o MDB e sanar algumas divergências. O MDB precisa mudar.

Nossas emoções – Clóvis Silveira diz que nossa inteligência nos ajuda a regular nossas emoções. O medo, por exemplo, baseia-se na desconfiança e na falta de autoconfiança!

Bem hospedado – Autoridades corruptas presas nas penitenciárias vão exigir cômodo igual ao de Lula na PF de Curitiba. Lula não está preso, está hospedado.

Só atrapalham – Os filhos do ex-presidente Lula desapareceram. Não opinam e nem aparecem. Melhor que os de Bolsonaro, que só atrapalham.

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia também