Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Governo apresenta Metodologia de Inscrição do Encontro Nordestino de Cultura 2019

7

As inscrições serão feitas on-line, de 2 a 10 de maio, no site: mapas.cultura.se.gov.br

Na última terça-feira (30), o Governo do Estado, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê  de Sergipe (Funcap/SE), apresentou aos/as artistas sergipanos, a Metodologia de Inscrição do Edital do Encontro Nordestino de Cultura 2019. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Estado da Inclusão, da Assistência Social e do Trabalho (SEIT), aproximadamente 100 artistas dos diversos segmentos culturais do Estado participaram do evento.

Na oportunidade, a presidente da Funcap, Conceição Vieira, apresentou as novas diretrizes da gestão atual para os artistas, que de acordo com ela tem como objetivo fomentar a produção, assim como democratizar e garantir o acesso de todas as classes, buscando sempre valorizar o trabalho do artista sergipano. “Nós estamos tratando da principal atividade artística cultural do estado de Sergipe. Então essa parceria com o Banese, no sentido do financiamento, principalmente dos artistas sergipanos, pois teremos muito poucos artistas de fora do nosso estado. Serão onze dias de festa – do dia 20 ao dia 30, de forró e de realização. Sem contar  com os Concursos de Quadrilha Tradicionais, do Gonzagão e do Arranca Unha. E estamos construindo também o Fórum Nordestino de Cultura. Com esse compromisso assumido pelo Governo do Estado, através da Fundação, a gente demonstra a responsabilidade, o cuidado e o zelo em  manter a nossa cultura viva e em parceria, discutindo com o Trade Turístico, com o Sistema S e com a Abrasel, para deixar claro que a gente  quer otimizar esse momento, fazendo com que aqueles que são agentes de desenvolvimento econômico para Sergipe, possa atrair mais turistas nesse período” explicou.

Para Sérgio Luiz, presidente da Liga das Quadrilhas Juninas de Sergipe, disse a iniciativa é uma forma da Presidente da Funcap, Conceição Vieira, abrir as portas da Fundação para os artistas sergipanos discutirem a respeito do São João 2019. “Essa é a primeira vez que somos chamados para uma reunião deste suporte, onde juntos poderemos discutir o movimento junino sergipano. Então, a gente fica muito grato e feliz com essa oportunidade”, enfatizou.

Tonico Saraiva, presidente do Sindicato dos Músicos de Sergipe, que ao ficar sabendo que o governador Belivaldo Chagas tinha escolhido Conceição Vieira para a pasta da Cultura, a expectativa dos músicos sergipanos mudou. “Conceição é uma pessoa que quando estava na Assembleia Legislativa nas vezes em que visitei a Alese, Conceição sempre se mostrou atenciosa. Quando ela me via, chamava e perguntava  o que estava precisando, se tinha alguma demanda, algum assunto que ela pudesse levar a tribuna da Assembleia. Conceição sempre se mostrou preocupada com a cultura de Sergipe, ela administra diferente e isso é motivo de grande entusiasmo da nossa parte. De parabéns o governador pela escolha do nome de Conceição, que é uma pessoa bem próxima dos artistas”, afirmou.

“Esse é um evento interessante demais, que nos trouxe expectativa  com relação a  valorização dos artistas de Sergipe. Saímos daqui satisfeitos e com a certeza de que  trabalhando junto a um gestor que se preocupa com a classe artística e a cultura do nosso estado, como é o caso de Conceição Vieira, a coisa vai de fato acontecer. Estamos confiantes e felizes com o resultado dessa reunião”, finalizou Jardenia Leão, produtora musical.

Sobre a inscrição

As inscrições serão feitas on-line, de 2 a 10 de maio, no site: mapas.cultura.se.gov.br , onde o artista irá disponibilizar informações sobre o seu trabalho artístico. A seleção será feita por mérito. Apenas depois de selecionado, o artista precisará apresentar a documentação jurídica, gerando assim menos custo na inscrição.

Fonte e foto assessoria

 

 

 

 

Leia também