Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

BRASIL PERDE O TREM DA HISTÓRIA

DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

Parte significativa da sociedade brasileira votou nas últimas eleições para eliminar a velha política. A intenção certamente era boa, se o ‘novo’ não fosse tão velho. Nenhum analista política avalia o que acontecerá até 2022. Isso colocando no mesmo espaço o Planalto e os Estados. Existe absoluta angústia em todas as comunidades, pela falta de rumo. O Brasil perdeu o trem da história e os vagões (os estados) descarrilaram e cada vez está mais difícil.

O ‘novo’ que se apresenta na velha pratica política, não pareceu empolgar e ainda se procura respostas para mudanças que se imaginavam urgentes. Vai muito mal. O País perdeu o sentido de Pátria e as ideologias passaram a ser de caráter pessoal e de disputa por pensamentos avançados ou retrógrados, sem nenhum sentimento para se chegar a um foco. Penso que não há caretice no que se escreve sobre o excesso de expor intimidades, como se fosse um protestos contra decisões equivocadas, como é o caso do fim das faculdades de Filosofia e Sociologia.

Quem está nessa nova linha de protesto, usando o corpo como indignação à burrice a ao atraso, vai provocar algum tipo de renovação. É preciso agir com rigor, jamais com falta de pudor, porque o ato não leva a retroagir decisões equivocadas. Há necessidade de repensar formas mais convincentes de protestos, que não seja o escárnio como forma de chocar a sociedade. Conviver em um País que não se toma atitude para adquirir direitos e impedir imposições, é como considerar que o melhor é ‘deixar ficar como está’.

Vive-se um momento extremamente perigoso. Principalmente de fome. Também de violência, de ódio, de absoluta ojeriza ao outro ser, esquecendo que isso não é um modernismo de que pensa à frente, mais um uma sinalização do início do fim. Até o momento o chamado ‘novo’ não está dando certo. Sequer saber aonde vai e essa angústia pode revelar convicção que a mudança não se faz pelo excesso, mas por gestos de coerência.

Nesse período tumultuado, que se denomina de nova política, pode ser cair no risco de fazer com que a sociedade traga de volta aqueles que não se reelegeram por serem estigmatizados de ‘velho’ e superados. Dentro de todo esse fuzuê não se vislumbra melhoras, mas atos inexplicáveis de fragilidade mental. Se continuar assim, aqueles que fazem a política “velha” já podem pensar em adquirir terno novo para retornar, exceto os corruptos, propineiros e delinquentes.

BELIVALDO EM SÃO PAULO

O governador Belivaldo Chagas teve encontro ontem, em São Paulo, com o médico Jorge Prata, diretor do Hospital de Bezerros e tratou sobre a auditoria feita por técnicos no Huse, para avaliação em relação ao tratamento do câncer.

*** A auditoria ainda não foi concluída e os resultados não revelados, mas a informação é que ‘foi boa’.

GRUPO DO PT E DAMARES

Um grupo do Partido dos Trabalhadores esteve ontem na Assembleia Legislativa para protestar contra entrega do título de cidadã sergipana à ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Regina Alves. Uma confusão…

*** Pelo menos dois deputados queriam que a Segurança da Assembleia tirasse todos os manifestantes à força, mas o presidente Luciano Bispo não concordou. A própria ministra também pediu que não retirasse o pessoal: “estou acostumada com isso”.

*** Um líder político de oposição considerou “uma grande vergonha” a manifestação petista e admitiu que fora “uma loucura”. E mais: um desrespeito aos parlamentares, desembargadores e demais autoridades.

QUER MORAR EM SERGIPE

A ministra Damares Regina confidenciou, depois de receber os títulos de cidadã, que no futuro pretende morar em Sergipe. Brincando, o pastor Alves disse-lhe que era solteiro. Damares sorriu…

*** O Governo esteve representado na reunião pelo secretário geral José Carlos Felizola.

ORGANIZAÇÕES NEGRAS

A vice-governadora Eliane Aquino recebeu representantes do Fórum de Organizações Negras de Sergipe, instituição composta por movimentos sociais que lutam em favor da Igualdade Racial. As demandas envolveram diversas áreas, porque assim é a nossa sociedade: plural.

QUESTÃO COMPLICADA

Investigações avançam nos processos contra Prefeituras de Sergipe que descontaram dos salários dos servidores o dinheiro referente ao pagamento de empréstimos consignados e não depositaram nos bancos. Uma confusão que já sinaliza para grande afastamento de mandato.

ESQUERDA ORGANIZADA

O ex-deputado federal Jony Marcos (PRB) disse ontem, sobre o cenário político, que o grupamento da esquerda está mais organizado e tem hoje duas candidaturas fortes. Cita Edvaldo Nogueira e o PT.

*** Jony aproveitou para elogiar Eliane Aquino: “Eliane guarda a melhor porção contemporânea de Sergipe, que é o legado de Déda!” E admitiu que “é por isso a ascensão dela na política: vice-prefeita e vice-governadora. Acredito que seria uma boa prefeita sim!”

PESSOAL QUER AGITO

Com o recolhimento do ex-senador Eduardo Amorim (PSDB) à sua profissão [anestesista] os Tucanos começam a “agitar suas asas”, com o objetivo de rearrumar a legenda e se preparar para as eleições de 2020.

*** Apesar da vontade de rearrumar a legenda tucana, alguns filiados ao partido acham que a convenção deveria ser realizada em outro momento, para não mostrar a queda da legenda no Estado.

ZÉ ERINALDO NA ESPERA

O ex-prefeito de Frei Paulo José Erinaldo ainda não é de fato presidente do DEM em Sergipe. Ele esta querendo apoio e ainda não houve possibilidade de ter conversa direta com o presidente da sigla, ACM Neto.

É CANDIDATO EM SOCORRO

José Franco afirma que é pré-candidato à prefeitura de Nossa senhora do Socorro e é decisão tomada. Uma das razões que o incentiva é ser o primeiro lugar disparado em todas as pesquisas realizadas no município.

***Zé diz ainda que se dá bem com todas as tendências políticas do município, mas não deixará de disputar o mandato no próximo ano em atenção ao povo.

FABIO NÃO DESCARTA

O deputado federal Fábio Henrique não descarta a possibilidade de ser candidato a prefeito de Socorro: “sou eleitor do município e estou em qualquer disputa eleitoral”, disse adiantando que prefere não tratar desse assunto.

COM MUITA HONRA

O senador Rogério Carvalho disse que é professor doutor da UFS “com muita honra e me assusto ao ver tanto desconhecimento do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que é proporcional à ignorância com que este Governo trata a nossa educação”.

AINDA SEM DEFINIÇÃO

O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) pode disputar o mandato pelo seu partido, agora fortalecido com a fusão com o Pátria Livre. Mas Edvaldo tem conversado com outras legendas para nova filiação, principalmente o PDT.

***Há divergências entre Edvaldo Nogueira e setores da cúpula do PCdoB, que podem fazê-lo afastar-se. Essas divergências incomodam ao prefeito de Aracaju, que não esconde o desejo de trocar de legenda.

*** Uma das surpresas expostas por Edvaldo Nogueira foi à confissão de que tem simpatia pelo PSB a nível nacional e gostaria de ir para o partido. É impedido por questões regionais.

ESSA VEM MUITO QUENTE

A Renata Agostini conta, com exclusividade no Estadão, que o PRB vai mudar de nome e virar ‘Republicanos’. Além disso, o partido se denominará, daqui para frente, como “de centro-direita”. O PRB construiu nos últimos anos uma das maiores bancadas no Congresso.

GRANA PARA CONSULTORIA

O deputado federal Valdevan Noventa (PSC-SE) paga R$ 29.500 a uma empresa de consultoria em, em Brasília, inaugurada há 26 dias, por prestação de serviço. A empresa recém inaugurada chama-se Góes Souza.

Um bate papo

Chama atenção – O deputado federal Paulo Henrique (PDT) começa a fazer um trabalho que chama atenção dos seus eleitores em Aracaju.

Curte nudez – ‘Antes os protestos nas Universidades eram mais violentos. Hoje o pessoal simplesmente curte a nudez e beijos na boca.

Bem desinformado – Muita gente indignada em Sergipe com avaliações equivocadas do ministro Onys Larenzoni sobre a UFS. O cara é desinformado.

Sem chance – Não há a menor chance do PT abrir mão de candidatura própria em 2020. O movimento dentro do partido é intenso.

Coisas em ordem – Pelo menos em um município o prefeito decidiu não disputar a reeleição. Diz que quer botar as coisas em ordem para não cair na Justiça depois.

Gilmar de volta – Ficar apenas na televisão não deu certo ficar apenas na TV. Gilmar Carvalho retorna à emissora de radio, de onde havia se afastado.

Vem Pra Rua Brasil – Lagosta pra mim, fila do SUS para vocês! Já passou da hora do STF acordar pra vida e passar a respeitar o brasileiro, que é quem paga a conta.

Mona Lisa – Ayres Britto a LEONARDO: “As estrelas tão distantes e o seu prateado silêncio aqui tão perto. Foi um silêncio desses que da Vinci personificou em Mona Lisa.

Cômodo igual – Autoridades corruptas presas nas penitenciárias vão exigir cômodo igual ao de Lula na PF de Curitiba. Lula não está preso, está hospedado.

Não desista – Clóvis Silveira Pelo tamanho da sua luta, você pode imaginar o tamanho da sua vitória. Então, não desista nunca!

Leia também