Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

FILIAÇÃO POR VIA AÉREA

DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

O caminho do prefeito Edvaldo Nogueira rumo ao PDT está sendo construído com um sigilo estranho. Talvez seja um desembarque por via aérea. Pode pegar muita gente de surpresa. Quem está à frente de todo esse translado é Iran Galvão, atual tesoureiro do Diretório Estadual do PDT em Sergipe e membro do Diretório Nacional do partido. Trata-se de uma figura importante e próximo ao presidente nacional Carlos Lupi.

Aliás, foi atendendo a um pedido de Lupi, que Edvaldo Nogueira nomeou Iran Galvão para Consultor Administrativo, na Secretaria de Governo da Prefeitura de Aracaju, onde se encontra até hoje. Segundo informação de um aliado muito apegado a Edvaldo Nogueira, quando ele deu os primeiros passos para deixar o PCdoB e filiar-se ao PDT, as primeiras conversas foram com Clóvis Silveira, que estava deixando o PPS e poderia ir para a legenda.

Depois houve encontro com o presidente regional do PDT em Sergipe, deputado federal Fábio Henrique. Uma conversa boa. Tanto que Edvaldo teria dito a Clóvis e a Fábio que em 30 dias definiria sua filiação no partido. Não definiu. O próprio Clóvis já está no PSC e comanda a sigla em Aracaju. Razão da desistência de se fixar no PDT via Fábio Henrique: o fato de ele ter apoiado o ex-deputado federal Valadares Filho (PSB) a governador de Sergipe, nas eleições de 2018.

A condução da filiação estaria sendo feita por cima, através de uma ponte montada entre Iran Galvão e Carlos Lupi. Iran teria rompido politicamente com Fábio Henrique e ficado “desamparado politicamente”. A amizade pessoal com Lupi o fez agir pelo alto, em relação à filiação de Edvaldo Nogueira, que seria presidente do Diretório Municipal de Aracaju.

Nessa transação política também se insere o prefeito de Fortaleza-CE, Roberto Cláudio, que é do PDT e amigo pessoal do seu colega Edvaldo Nogueira. Ele também trabalha para sua filiação no partido. Fábio Henrique teria sido informado de toda essa transação e não teria gostado, mesmo assim as conversas andam e não vai demorar a acontecer.

(PS) – Apenas um fato à parte: O prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo, também vai deixar o PCdoB e deve filiar-se ao Partido Progressista (PP), do deputado federal Laércio Oliveira.

DESPACHA DURANTE A NOITE

O governador Belivaldo Chagas (PSD) despachou ontem à noite, a partir das 20 horas, no Palácio dos Despachos, com sua assessoria técnica. A reunião é reservada e durou até por volta das 21 horas.

*** Belivaldo tem feito estas reuniões reservadas com o corpo técnico do Governo e deve anunciar resultados quando houver definição final. Ao desembarcar de São Paulo ele seguiu direto para o palácio.

JACKSON PENSA EM 2020

O ex-governador Jackson Barreto (MDB) está pensando agora em fortalecer o partido e manter firme o bloco de apoio à reeleição de Edvaldo Nogueira (PCdoB), apesar da resistência do PT, que pretende candidatura própria à Prefeitura de Aracaju.

*** Quanto para 2022, Jackson Barreto diz que não dá mais para fazer planos, porque “não se sabe o que pode acontecer com esse Governo [de Bolsonaro]”. Com a direita no Poder, não dá para estimular projetos em momento difícil como ele.

*** Aliados de JB querem que ele dispute um novo mandato em 2022, alegando que continua “sendo uma liderança forte no Estado”. Acham que parte grande da sociedade já está arrependida do voto que deu em 2018.

REPUBLICANO SIM SENHOR!

PRB chega ao fim. A partir da próxima terça-feira, em convenção que será realizada em Brasília, bate-se o martelo sobre a troca de nomes. PRB passa a ser Republicano, seguindo a linha de centro direita, na qual sempre militou.

*** A cúpula do PRB em Sergipe estará no ato e o presidente da nova sigla em Sergipe continuará sendo ex-deputado federal Jony Marcos.

*** Aliás, o PRB – futuro Republicano – está tentando retornar ‘ao seu aconchego’, junto à base aliada ao Governo do Estado. Será aceito, mas sem participação e com algumas pequenas restrições.

SAMARONE ESTÁ CERTO

O médico Antônio Samarone estranhou a defesa plena da UFS e sem ninguém enaltecer “que uma universidade particular, a Tiradentes, teve seu nome elevado junto ao Governo e disseminado para todo o Brasil”.

*** Segundo Samarone, a baixa das universidades federais com parâmetros verdadeiros ou não é um fato praticamente em todo o Brasil. Mas ter o nome de um centro de ensino que nasceu em Sergipe e se espalha por outros Estados deveria ser mais relevante para ‘nós que amamos esta terra’.

MANIFESTAÇÕES GERAIS

Principalmente pessoas vinculadas à UFS puseram a cara para defendê-la do que disse o idiota Onyx Lorenzoni. Lógico que errou feio e cometeu equívocos que mostram que desconhece a realidade do ensino superior em Sergipe, mas a UFS precisa mostrar o que tem.

*** A impressão pública é de que o Campus Universitário da UFS é uma bagunça total, com o mato cobrindo todas as passagens, falta de professores, de carteira e sem muita razão para atrair alunos. É bom refazer sua imagem.

GILMAR VOLTA A JORNAL

Gilmar Carvalho volta a trabalhar na Rádio Jornal. Foi nela que ele iniciou o seu trabalho em Aracaju. Explicou que desde janeiro vinha recebendo convites para voltar ao rádio fazendo programa de 6h as 9h. “Não tenho pretensão de voltar a esse horário”.

*** Gilmar acrescentou que por isso, “aceitei o convite da FM Jornal para começar o programa as 8 horas, a partir do próximo dia 15”. A Jornal agora é de José Erinaldo, e Gilmar já trabalhou com ele na Difusora de Frei Paulo.

AUDIÊNCIAS DE CUSTÓDIA

Em entrevista à Márcio Maturana, coluna “Lá e Cá”, da TV-Senado, o senador Rogério Carvalho (PT) disse que “o crime diminui à medida que a sociedade e as pessoas passam a ter acesso a bens e serviços. Isso reduz a criminalidade”.

*** Rogério disse ainda que audiências de custódia evitam excesso de encarceramento sem precisar prender, superlotar presídios e elevar o custo aos cofres públicos com um processo judicial longo. O excesso de prisões não resolve a violência!

CIRCULA NAS REDES SOCIAIS

Nova espécie de mosquito catalogado no Brasil. Nome: “Bolsonarius Aegypti”. Sintomas: cegueira, perda do raciocínio lógico, desejo por armas, agressividade e intolerância social.

DERGIVALDO E SEU VOTO

O vereador Dergivaldo Santos, de Cumbe, disse ontem que votou em Bolsonaro e sabia que ele não estava preparadíssimo para dirigir o País. “Eu tinha certeza disso, só que não ia votar num poste, num cidadão que foi tido como o pior prefeito (Fernando Haddad) da história de São Paulo e apoiado por um bandido como Lula”.

*** Dergivaldo continua: “eu tinha certeza que ele não seria um grande nome. Agora para derrotar o Lula só tinha ele mesmo, o Bolsonaro. Então, para não deixar aquela quadrilha roubando o Brasil, operando, deitando e rolando, fiz a opção por Bolsonaro’.

Dos grupos sociais

///Tarifa socialSegundo o ‘Relatório Reservando’, o governo vai fazer uma devassa no cadastro de beneficiários da Tarifa Social – desconto de 10% a 65% nas contas de luz para a população de baixa renda. Trata-se de mais um exemplo da barafunda em que se tornou a gestão dos programas sociais no país.

*** A Aneel contabiliza pouco mais de 8,5 milhões de famílias que recebem a Tarifa Social. Já o Cadastro Único do governo aponta um número quase três vezes maior: 23 milhões de famílias.

*** O pente fino ganha mais importância diante do aumento do desconto aprovado pelo Senado há cerca de duas semanas, que significará aproximadamente R$ 1 bilhão a mais em subsídios, cifra que vai desaguar na conta de luz de todos os contribuintes.

///Paraíso gay Pabllo Vittar, é a cantora drag queen mais famosa do Brasil. em entrevista ao portal Terra, “ela debocha da recente declaração do agora presidente Bolsonaro, que disse que o Brasil “não pode ficar conhecido como paraíso do mundo gay”.

*** “O atual presidente disse que não quer que o Brasil vire um paraíso gay, mas, baby, ele chegou atrasado, porque o Brasil é paraíso gay muito antes de eu nascer”.

///Maior patrimônioMendonça Prado diz que a UFS é o maior patrimônio de Sergipe. Portanto, temos o dever defendê-la contra qualquer ato que possa fragilizá-la. Os cortes orçamentários anunciados pelo Governo Federal prejudicarão as atividades da instituição.

***Trata-se de decisão equivocada. Não podemos ficar inertes aguardando os efeitos nefastos dessa esdrúxula deliberação. É preciso contestar os dados distorcidos exibidos pelas autoridades constituídas, para evitar a deterioração da UFS.

Um bate papo

Meu Patrão – Zezinho Sobral defende mandato que tem os princípios do diálogo, da transparência, do trabalho, da ética e da eficiência! Meu patrão é o povo de Sergipe!

Sai de férias – O prefeito Edvaldo Nogueira (PcdoB) viaja até o dia 17 de maio para férias – não revela aonde – e assume o presidente da Câmara, vereador Nitinho Vitale.

Mais briga – O vereador Cabo Amintas está comportado na Câmara, mas não perde tempo para uma desavença. Agora a briga de Amintas é com o colega Pastor João.

Viaja muito – O deputado federal Fábio Henrique (PDT) tem viajado muito por cidades do interior e faz visitas a lideranças políticas.

Pensa firme – Quem também tem conversado muito com lideranças políticas é o deputado federal Laércio Oliveira  (PP) e pensa firme em 2022.

Atua em defesa – O sargento Vieira, presidente da Amese, tem atuado firme em defesa do pessoal ligado à associação e demais militares. É candidato a vereador.

Ignorar entrevista – Colunista diz que Rede Globo proibiu jornalistas de repercutir entrevista de Lula, por ordem do comando da emissora foi para ignorar entrevista.

Fortes para 2020 – Clovis Silveira informou que ontem filiou mais um grupo de amigos ao PSC. “estamos ficando cada dia mais fortes para 2020!”

E o Forró Caju? – Por que não há recursos para a realização do Forró Caju? Trata-se de uma festa tradicional que fica ruim ser suspensa sem boa explicação.

Leia também