Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Alvo preferido

19

Embora faltem ainda 18 meses para as eleições municipais, os pré-candidatos à Prefeitura de Aracaju já começaram a propagar seus nomes junto ao eleitorado. Também se ocupam em jogar pedras nas vidraças alheias visando desgastar os projetos políticos dos adversários. Neste quesito, o alvo preferido é o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), que constrói nos bastidores sua candidatura à reeleição. Caberá ao comunista proteger o valioso patrimônio político, sob pena de chegar à campanha de 2020 com forte desgaste junto aos aracajuanos. Caso isso ocorra, Nogueira terá seriamente ameaçado o sonho de continuar administrando a capital de Sergipe a partir de janeiro de 2021.

Paz no ninho

Os tucanos reelegeram o ex-senador Eduardo Amorim presidente do PSDB sergipano. Realizada ontem, em Aracaju, a convenção foi prestigiada por lideranças da capital e do interior. Com exceção de Amorim e do presidente de honra do partido, ex-governador Albano Franco, a nova executiva tucana é composta por políticos pouco conhecidos do grande público. Vixe!

Longe do povo

O Ministério da Agricultura extinguiu um comitê com participação da sociedade civil que integrava a estrutura do Projeto Dom Hélder Câmara. Trata-se de um programa com ações de combate à pobreza e apoio ao desenvolvimento rural sustentável no semiárido do Nordeste. O comitê gestor do projeto também era formado por representantes do próprio governo federal e dos governos dos estados atendidos pelo programa. O grupo podia se manifestar sobre os planos e a execução do projeto. Por que será que este governo militar tem tanto medo do contraditório? Misericórdia!

Apaga velinhas

Uma sessão especial da Assembleia comemora os 50 anos da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe. Marcado para as 17h desta segunda-feira, no plenário do Legislativo, o evento também objetiva protestar contra o desmonte dos bancos públicos. Segundo a presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe, Ivânia Pereira, a sessão especial será mais um espaço em defesa da soberania nacional e do patrimônio público. Então, tá!

PDT nega mudança

E o deputado federal Fábio Henrique desmentiu a informação dando conta que o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, havia oferecido ao prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) o diretório do partido em Aracaju. “Tem gente falando pelo PDT sem conhecer a história do partido nem a seriedade do meu presidente Lupi”, reagiu Fábio, que comanda o time pedetista em Sergipe. De acordo com ele, qualquer mudança no PDT aracajuano será discutida pela direção estadual. Marminino!

Contra a reforma

A bancada federal de Sergipe tomou café da manhã, nesta segunda-feira, com os policiais rodoviários. No cardápio, a reforma da Previdência. A categoria exige uma aposentadoria diferenciada, sob a alegação que desempenha uma atividade de risco. Durante o regabofe, Marcelo de Azevedo, diretor da Federação dos Policiais Rodoviários Federais, fez palestra sobre a reforma da Previdência. Ah, bom!

Na terrinha

E quem esteve em Sergipe neste final de semana foi Sandro Locutor (Pros), deputado estadual pelo Espírito Santo. Ao lado do presidente da Assembleia, Luciano Bispo (MDB), o parlamentar capixaba foi a São Domingos visitar o amigo e ex-deputado estadual Venâncio Fonseca (PSC). Comunicador há muito tempo, Sandro Locutor está no segundo mandato de deputado estadual e preside o Pros do Espírito Santo.

Mentira desmascarada

O senador Alessandro Vieira (PPS) vai levar ao ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, “os dados reais sobre o desempenho e o orçamento da Universidade Federal de Sergipe”. Ele e os deputados estaduais Georgeo Passos e Kitty Lima – ambos da Rede – visitaram o Campus da UFS em Lagarto. Os três atestaram que Lorenzoni mentiu descaradamente ao dizer que, embora com um orçamento menor, a Universidade Tiradentes é mais eficiente que a UFS. Homem, vôte!

Vão às urnas

Os trabalhadores em educação da rede oficial de Sergipe vão às urnas para eleger a nova diretoria do Sintese. O pleito começa nesta segunda-feira e segue até a próxima sexta-feira. A atual presidente Ivonete Cruz disputa a reeleição, tendo como candidatos a vice e secretário-geral, respectivamente, os professores Roberto Silva dos Santos e Joel Almeida. A nova diretoria comandará o sindicato no triênio 2019-2022.

Sugestão de JB

E o ex-governador Jackson Barreto (MDB) segue fazendo o que mais gosta: política. Em visita ao recém-inaugurado atracadouro na Ilha de Mem de Sá, em Itaporanga, JB sugeriu que o governo de Sergipe crie uma linha de barcos ligando aquele aprazível local à Orla Porto do Sol, em Aracaju. A Ilha Mem de Sá é uma tradicional vila de pescadores situada no rio Vaza Barris. Legal!

Recorte de jornal

Publicado no jornal maruinense Alvorada, em 16 de novembro de 1930.

Resumo dos jornais

Leia também