Aracaju, 28 de março de 2024

Sem recuos, o rompimento é certo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Diógenes Braynerplenario@faxaju.com.br

O início prematuro de candidaturas às Prefeituras, principalmente de Aracaju, incomoda a segmentos dos próprios partidos e o andamento de projetos do Governo. As conversas brecam ações e até mesmo algumas posições começam a comprometer os grupos formados em pleitos anteriores. Essa mobilização à busca de melhor posição, já com vistas a um novo pleito, causa mal estar para manter um grupo forte e condensado.

Circula com naturalidade, nos meios políticos, que Partido dos Trabalhadores está dando passos que vão além do bloco político que se montou para eleger governador Belivaldo Chagas (PSD) em 2018. O PT não erra ao tentar retomar sua posição de coadjuvante em Aracaju e continuar assim para o pleito de 2022 que, ainda internamente e de forma silenciosa, tem nomes para disputar o Palácio dos Despachos. Mas está claro que nesse momento, as posições contrariam o bloco que está no comando do Estado.

Não há como o Partido dos Trabalhadores romper com o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), sem que crie um destroço no grupo político que ele integrou no pleito de 2018 [lembrar que também em 2016]. Não há como o MDB de Jackson Barreto e o PSD de Belivaldo Chagas deixar de apoiar a reeleição do prefeito. É martelo batido, Uma candidatura de qualquer das siglas que esteja na composição e participe do atual Governo, ficará sem esse apoio. Não se sabe em caso de Edvaldo realmente escolher o PDT como abrigo.

Também não há como segurar uma unidade no bloco, em caso de se trazer o PSB para dentro do campo. Não há como o governador Belivaldo Chagas aceitar isso junto com os seus aliados, inclusive Jackson Barreto. As marcas ainda são profundas, com a recíproca sendo absolutamente verdadeira. A cúpula do PT está preocupada, mas tem membro da direção do partido que não larga mão do projeto de ter candidato a prefeito em Aracaju, independente do que pense Belivaldo.

Sem precisar ir longe, o PT pode sair dividido nas eleições de 2020 ou romper com todo o bloco e seguir a vida adiante, como sempre fez. A Prefeitura de Aracaju interessa ao setores do PT, para que siga os caminhos de Marcelo Déda, independente do estrago que possa fazer.

Fábio Corrige Informações

O deputado federal Fábio Henrique (foto), do PDT, diz que algumas informações publicadas na coluna de sábado não estão corretas: “Caso tivesse me ligado, como sempre faz, eu teria lhe atualizado. Qualquer dúvida lhe passo o telefone de Lupi. [Carlos Lupi, presidente nacional do PDT]”

*** Via Twitter, Fábio disse que “tem gente falando pelo PDT, mas que não conhece a história do meu partido nem a seriedade do meu presidente Carlos Lupi”.

***E mais: “Quem convidou o prefeito Edvaldo Nogueira fui eu, no final de 2018. Não haverá nenhuma mudança no partido, que não seja discutida com a direção estadual. Aguardem!”

Indicação para Funasa

O deputado federal Gustinho Ribeiro (foto) disse ontem que não há nenhuma definição sobre indicações de cargos federais para Sergipe: “Assim, não há qualquer nomeação de Luísa Ribeiro para a Funasa no Estado.
*** Segundo ainda Gustinho Ribeiro, Os parlamentares estão dialogando diretamente com o Governo Federal e “será uma decisão do nosso grupo da Câmara dos Deputados, que é liderado pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia.

Luísa não estava sabendo

A ex-deputada Luísa Ribeiro também disse que não tinha conhecimento de sua indicação ou nomeação para a Funasa. Atualmente ela ocupa uma Secretaria na cidade de Lagarto, mas deixa claro que se for convidada através do deputado Gustinho Ribeiro iria “com o maior prazer”.

Em primeira mão

O jornalista Cláudio Nunes foi quem publicou em primeira mão via twitter: “Luíza Ribeira, tia do deputado Gustinho Ribeiro e atual Secretária Municipal de Saúde de Lagarto assumirá a Funasa em Sergipe”.

*** “Ela (Luísa) entra em lugar de Kelly Silva, mulher do ex-deputado Zeca da Silva, um dos nomes da confiança de André Moura’.

Como será a sucessão?

Diante da pergunta “Como será o PT com candidato próprio e o bloco do Governo apoiando o prefeito Edvaldo Nogueira”, o ex-vice-prefeito Silvio Santos (foto), do PT, reagiu rápido: “Mas quem disse que será assim?”

*** Sílvio também perguntou: “Comenta-se que Edvaldo irá para o PDT. O PDT é do bloco do governo hoje? Ainda teremos muita conversa. Os partidos ainda vão definir seus caminhos”.

Rompe programaticamente

Silvio Santos diz que o PT defenderá o programa que norteou esse bloco desde 2006. Esse programa deixou, como já falei em varias entrevistas, de ser implantado em Aracaju porque Edvaldo resolveu romper programaticamente.

*** Para Silvio “nós estaremos fiéis ao nosso programa e vamos apelar aos outros partidos do bloco pelo compromisso com ele. Nossa tarefa é manter a unidade em torno do projeto político e não em torno de projetos individuais. Somos um bloco político, não um clube de amigos”.

Nada de rompimento

Presidente regional do PT, deputado federal João Daniel (foto) desmentiu que esteja agendada qualquer entrevista coletiva do partido para anunciar rompimento com o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), de Aracaju.

*** João Daniel disse também que o PT não vê com muita simpatia a reunião que alguns membros do partido fizeram na semana passada com integrantes do PSB.

*** Sexta-feira à noite aconteceu reunião da cúpula do PT, para condicionar decisões através de instâncias partidárias e definir um cronograma de debater sobre candidaturas mais à frente.

Convenção tucana

Em convenção realizada ontem o PSDB em Sergipe reelegeu o ex-senador Eduardo Amorim a presidente do partido no Estado. Aconteceu na sede do Diretório e contou com a presença de prefeitos, vereadores e demais lideranças da sigla.

*** No momento o PSDB não está discutindo nomes para disputar as eleições municipais e nem sugere candidatos à Prefeitura de Aracaju. Ficará para mais à frente.

Twitter enigmático

O PSC em Sergipe publicou, ontem, um twitter enigmático: “O que você pensa de si mesmo é muito mais importante do que o que as pessoas pensam de você. O fracasso não significa que acabou. Isso significa tentar com mais experiência!”

*** PSC vem trabalhando já intensamente para ter o radialista Gilmar Carvalho como candidato a prefeito de Aracaju. Gilmar está em pré-campanha e bem avaliado.

Dos grupos sociais

///Estudantes se manifestam – Estudantes de três instituições de ensino federais estão organizando uma manifestação para a manhã de hoje, em frente ao Colégio Militar do Rio (CMRJ), no bairro do Maracanã. O presidente Jair Bolsonaro estará na instituição para o lançamento de um selo e de uma medalha comemorativos aos 130 anos do CMRJ.

*** O ato deverá reunir estudantes do Colégio Pedro II, um dos mais tradicionais do Rio, do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) do Maracanã, e do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). A manifestação será em protesto contra cortes no orçamento da Educação anunciados pelo governo Bolsonaro.

///Autocensura na Rede – A RedeTV, que foi ao Supremo Tribunal Federal para ter o direito de entrevistar o ex-presidente Lula, decidiu não transmitir o material gravado pelo jornalista Kennedy Alencar. A autocensura ocorre no momento em que Jair Bolsonaro libera verbas publicitárias para grupos de comunicação com a finalidade de aprovar a chamada “reforma da Previdência”.

***Com isso, a entrevista será exibida apenas no próximo sábado, 11 de maio, pela BBC. Mídia brasileira, que apoiou o golpe de 2016 e a prisão ilegal de Lula, passa mais um vexame internacional.

///Quebra de sigilos – O Ministério Público do Rio de Janeiro vai pedir à Justiça a quebra dos sigilos fiscais e bancários de Flávio Bolsonaro e de seu ex-motorista Fabrício Queiroz, diz O Globo. No começo do ano, Flávio chegou a entrar na Justiça acusando o MP de ter aberto seus dados ilegalmente.

///Proposta repudiada – Deputado federal pelo Psol, Ivan Pimenta, disse que na mídia amiga do programa Silvio Santos a proposta armamentista de Bolsonaro foi repudiada até pelo apresentador, que falou que a liberação de armas ia transformar o Brasil num faroeste. Nem num programa combinado é aceita tremenda estupidez.

Um bate papo

Meu Patrão – Zezinho Sobral defende mandato que tem os princípios do diálogo, da transparência, do trabalho, da ética e da eficiência! Meu patrão é o povo de Sergipe!

Sai de férias – O prefeito Edvaldo Nogueira (PcdoB) viaja até o dia 17 de maio para férias – não revela aonde – e assume o presidente da Câmara, vereador Nitinho Vitale.

Mais briga – O vereador Cabo Amintas está comportado na Câmara, mas não perde tempo para uma desavença. Agora a briga de Amintas é com o colega Pastor João.

Viaja muito – O deputado federal Fábio Henrique (PDT) tem viajado muito por cidades do interior e faz visitas a lideranças políticas.

Pensa firme – Quem também tem conversado muito com lideranças políticas é o deputado federal Laércio Oliveira  (PP) e pensa firme em 2022.

Atua em defesa – O sargento Vieira, presidente da Amese, tem atuado firme em defesa do pessoal ligado à associação e demais militares. É candidato a vereador.

Ignorar entrevista – Colunista diz que Rede Globo proibiu jornalistas de repercutir entrevista de Lula, por ordem do comando da emissora foi para ignorar entrevista.

Fortes para 2020 – Clovis Silveira informou que ontem filiou mais um grupo de amigos ao PSC. “estamos ficando cada dia mais fortes para 2020!”

E o Forró Caju? – Por que não há recursos para a realização do Forró Caju? Trata-se de uma festa tradicional que fica ruim ser suspensa sem boa explicação.

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também