Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Governador Belivaldo Chagas visita Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher

44

Na oportunidade, o governador Belivaldo Chagas participou de homenagem às mães e pacientes

“Hoje foi uma surpresa muito boa, não sabia desta programação. Já terminei o meu atendimento e resolvi ficar para participar. Está sendo ótimo!”, diz satisfeita a senhora Genalva de Santana, moradora de Nossa Senhora de Socorro, que nesta terça-feira (07), se dirigiu ao Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher – Caism para realizar o exame de mamografia e foi surpreendida com uma festa em homenagem ao Dia das Mães. A ação, promovida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde e a coordenação do Caism, contou com a presença do governador Belivaldo Chagas, acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo e o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Sergipe, Eduardo Barreto D’Avila.

O governador fez questão de prestigiar a ação e mais uma vez acompanhar de perto o atendimento prestado às mulheres. “Nós estivemos aqui recentemente e determinamos algumas mudanças, alterações no sentido de melhorar e humanizar o atendimento a essas mães, a essas mulheres que vem aqui em busca de um tratamento. Nós encontramos, no primeiro momento, uma situação realmente caótica, e a gente observa hoje que teve uma melhoria muito grande e a tendência é melhorar ainda mais, e é para isso que nós estamos trabalhando”, frisou.

E esse atendimento mais humanizado, a senhora Genalva comprova. “Sempre que preciso fazer mamografia ou outros exames ginecológicos venho aqui no Caism. Aqui é ótimo, o atendimento é excelente”. Assim como ela, dezenas de mulheres recebem atendimento diariamente na unidade e o órgão é referência no atendimento às mulheres em Sergipe, sendo o único a ofertar desde a consulta especializada até o diagnóstico com exames específicos, contemplando a população com serviços que garantem qualidade e agilidade nos resultados.

Assistência ampliada

Lucinalva da Conceição, moradora de Carmópolis, foi acompanhar a amiga gestante que realizava exames. “Estou maravilhada com o atendimento e a programação. Está tudo ótimo. Gostamos bastante”, elogiou. Depoimentos como esse, confirmam as palavras do secretário de Saúde Valberto Lima, quando afirma que a assistência ampliada ofertada na unidade está conquistando saldos positivos.

“Vejo um novo momento, não só na sua compreensão de assistência, na sua forma de encarar a importância do que é uma assistência integral a saúde da mulher e também na forma de tratar o ambiente como se pode ver. Ainda esta semana está chegando um ultrassom novo aqui, para que a assistência à mulher seja ampliada e se ofereça o melhor tratamento e a melhor cobertura possível. Portanto eu acho que a equipe que assumiu agora, a Dra. Janua Boson e a administradora Roseli Andrade, estão tratando o Caism de acordo com o novo comando do governador, portanto todos estão de parabéns”, destacou o secretário.

Assumindo a administração da unidade, juntamente com a coordenadora e médica Janua Boson, a gestora Roseli Andrade celebrou o sucesso da ação em homenagem às mães e pacientes, e o convite atendido pelo governador. “Neste dia festivo, em homenagem às mães, em nome de todos os profissionais do Caism, quero agradecer ao governador Belivaldo Chagas e toda a sua equipe, em especial a todos da Secretaria de Saúde, por colocar o Caism como prioridade de gestão e dizer que vamos tentar corresponder ao máximo esta confiança”, declarou.

“Colocamos como nossa meta principal, a promoção à Saúde, através de um atendimento qualificado e de forma cada vez mais humanizada. Queremos nos comprometer com a expansão e ações padronizadas, apoiadas em uma gestão de qualidade, com amor, humanização, humildade, ética, respeito, trabalho em equipe e responsabilidade social”, ressaltou Janua Boson, coordenadora da unidade.

Carretas e atendimento oncológico

A Carreta de Saúde da Mulher está no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) para prestação de diversos serviços às sergipanas. Por dia, aproximadamente 40 procedimentos, entre mamografias e ultrassonografias, são realizados no veículo.

O governador Belivaldo Chagas destacou que a carreta é uma das ações do governo no fortalecimento do tratamento oncológico e preventivo, estabelecidos como prioridades da sua gestão na área de saúde.

“Queremos humanizar cada vez mais esse atendimento e fazer com que as pessoas se sintam bem. Aqui já estamos fazendo os exames de mamografia através das nossas carretas, a carreta que foi adquirida pelo governo do Estado e a carreta fruto de um convênio com o Hospital de Amor em Barretos. Assim que a gente instalar, aqui no Caism, os equipamentos que estamos adquirindo, as carretas serão liberadas para o atendimento no interior do estado. Muito embora duas delas já estejam fazendo isso, em função do convênio que fizemos com o Hospital de Amor em Barretos, e essa que nós adquirimos está fixa aqui, mas em breve vai estar circulando por toda Aracaju”, atualizou o governador.

Os exames realizados nas carretas são feitos em pacientes já reguladas ou referenciadas ao Caism. Mulheres com idade acima de 50 anos não precisam agendar, basta comparecer à Carreta com seu cartão SUS, RG e comprovante de residência. Já as mulheres com idade inferior a 50 anos é necessário apresentar o pedido médico, além dos documentos.

Caism

Cerca de 200 mulheres, em média, procuram o Caism para realização de exames e consultas diariamente. Gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a unidade é a única a ofertar, gratuitamente, desde consultas especializadas até o diagnóstico com exames específicos. São ofertados exames como o de diagnóstico por anatomia patológica e citopatologia, PAAF (punção aspirativa por agulha fina), Core-Biopsy (biópsia feita por meio de ultrassom), mamografia, ultrassonografia, videohisteroscopia diagnóstica.

O Caism conta com uma equipe completa de especialistas, composta por aproximadamente 250 profissionais, entre eles: ginecologista, pré-natalista, mastologista, geriatra, oncologista, cardiologista, endocrinologista, anestesista, nutricionista, psicóloga, enfermeiras, assistente social e ultrassonografistas.

A unidade, localizada na Avenida Presidente Tancredo Neves, bairro Capucho, zona oeste de Aracaju, funciona das 7h às 17h. Somente em 2018, o Caism realizou 7.681 exames de ultrassonografia, 2.814 exames de mamografia e realizou 21.599 consultas, em ginecologia, mastologia, endocrinologia, oncologia, cardiologia, entre outras especialidades.

ASN

Foto Marco Vieira

Leia também