Aracaju, 29 de março de 2024

Governo de factóides

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
19

Fica cada dia mais claro que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) e sua equipe não possuem qualquer plano de governo para o Brasil. Sem um norte a perseguir, os governistas recorrem aos factoides midiáticos visando gerar lucros instantâneos. A última cortina de fumaça é este bate-boca desnecessário entre os militares governistas e o verborrágico astrólogo Olavo de Carvalho, guru do presidente e de seus filhos. Antes, já tivemos a absurda intervenção de Bolsonaro na política de preços da Petrobras, o “laranjal” do PSL, a censura a uma propaganda do Banco do Brasil, a criminosa mentira sobre o nível de ensino das unidades brasileiras, as vergonhosas caneladas internacionais do Itamaraty, etcétera e tal. Tanta cortina de fumaça visa esconder a fragilidade de um governo refém dos próprios erros e incapaz de estabelecer um diálogo efetivo com o Congresso. Isso ocorre porque Bolsonaro é um político despreparado. Não esqueçam que o presidente era um deputado medíocre, do baixíssimo clero, que não tinha o menor interesse pela produção de políticas públicas. Sinceramente, o Brasil está no mato sem cachorro. Só Jesus na causa!

É ou não é?

O ex-governador Jackson Barreto (MDB) jura que não será candidato nas eleições de 2020. Nada demais se, no ano passado, JB não tivesse disputado uma cadeira no Senado, após ter garantindo que penduraria as chuteiras ao fim do mandato de governador. Aliás, foi muito por causa desta promessa não cumprida que a candidatura de Jackson deu com os burros n’água. Homem, vôte!

Luto

A educação em Sergipe está de luto com a morte da professora Mariá Galrão de Almeida, diretora tradicional do Colégio Salvador. Conhecida pelo estilo sério de educar os seus alunos, D. Mariá participou diretamente do ensino particular de Aracaju por várias décadas. O corpo da educadora está sendo velado no ginásio do colégio, devendo ser sepultado, na manhã de hoje, no Cemitério Santa Izabel. Descanse em paz!

Alça de mira

Alguém sabe a quantas anda as investigações feitas pela Polícia Federal no telefone celular e no computador do ex-secretário estadual da Saúde, Almeida Lima (MDB)? Em abril de 2017, equipes da PF e do Ministério Público Federal realizaram busca e apreensão na casa de Almeidinha. A ação fez parte da Operação Satélite, que investiga crimes contra a administração pública, lavagem de dinheiro, corrupção e organização criminosa. Crendeuspai!

Pressão palaciana

A famigerada reforma da Previdência é tema da reunião entre governadores e o presidente Jair Bolsonaro (PSL). Organizado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), o encontro acontecerá amanhã cedo. Na pauta, o pacto federativo e, naturalmente, o pedido de Bolsonaro para que os governadores pressionem as bancadas federais a votarem favoráveis a tal reforma. O governador Belivaldo Chagas (PSD) já conformou presença na reunião. Marminino!

Tá com saudade?

Quanto tempo faz que um político telefonou para você, parou o carrão com ar refrigerado para cumprimentá-lo, quis saber sobre sua família, o convidou para uma festa 0800? Não lembra? Avexe-se não. Ano que vem seu telefone vai ficar congestionado de tantas ligações amigáveis. Caso alguém buzine, é candidato querendo ser amável. Ademais, não fique surpreso se, ao chegar em casa, encontrar um engravatado, cercado de cabos eleitorais, aguardando-o para pedir seu voto. Tome cuidado com as panelas, pois essa gente costuma ‘filar’ uma ‘bóia’ para parecer muito familiar. Vixe!

Arrependido

E quem anda desiludido com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) é o deputado estadual Gilmar Carvalho (PSC). Ele ficou injuriado com o corte de 30% das verbas destinadas às universidades brasileiras e institutos de educação: “Isso é um crime. Se continuar assim, tire esse presidente, bote para fora. Ele só sabe falar em arma, em tiro. Pelo que Bolsonaro disse ao apresentador Sílvio Santos, isso aqui vai virar um faroeste”, esbravejou. Cruzes!

Gatos de hotéis

Alguém sabe quando a Deso e o Ministério Público vão investir contra o roubo de água tratada pelos ricaços? Bem que esta ação poderia começar pelos hotéis da Orla de Atalaia. Em 2011, a Deso deu um baculejo nestes luxuosos estabelecimentos e descobriu robustos “gatos” em cinco hotéis da Orla. Apesar do enorme prejuízo, ninguém foi punido pelo furto de água e as buscas por novos “gatos” foram imediatamente suspensas. Danôsse!

Nova Cumbuca

A 22ª edição da revista Cumbuca será lançada hoje, na sede da Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe, em Aracaju. A publicação chega com temas poucos explorados, a exemplo do trio elétrico, e o diabo na literatura. A Cumbuca tem sido referência cultural, abordando sempre temas que retratam a diversidade sergipana. A revista é editada pelo jornalista, ator e poeta Amaral Cavalcante e conta com a produção da jornalista Cândida Oliveira. Prestigie!

Reforma em debate

O Tribunal de Contas de Sergipe vai promover, sexta-feira próxima, um seminário sobre a criminosa reforma da Previdência. Serão palestrantes Bruno Bianco Leal, adjunto da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, e Avio Kalatzis de Britto, subprocurador-geral Federal. As inscrições podem ser feitas pelo site

www.tce.se.gov.br/ecojan. Participe!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Folha Popular, em 2 de julho de 1955.

Resumo dos jornais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também