Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Polo Costa dos Coqueirais realiza  reunião  para a criação da sua Instância de Governança

8

Com o intuito de realizar a criação de uma Instância de Governança Regional (IGR), baseada no Programa de Regionalização do Turismo, alguns municípios que fazem parte do Polo Costa dos Coqueirais, estiveram presente nesta segunda-feira, (06), na Universidade Federal de Sergipe (UFS), para discutir sobre o tema.

A reunião contou com a participação e apoio do Departamento de Turismo da UFS, da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), do presidente da IGR do Polo do Velho Chico e secretário da Cultura, Esporte e Turismo de Canindé do São Francisco, Genilson Aragão- que também foi o mediador da reunião-, e de representantes do trade turístico.

Na oportunidade, foi eleita a Comissão Diretiva da IGR  que ficou definida da seguinte forma: Presidente – Cassandra Teodoro (Diretora de Turismo de Laranjeiras), Vice-presidente  – Carlos Silva (Trade Turístico de Socorro), Secretário Execultivo – Paulo Henrique (Diretor de Turismo de Indiaroba), 2° Secretário – Nairson Socorro (Abrajet/SE), Conselheiros: Luciana Kariny  Anjo (Diretora de Turismo da Prefeitura de  Aracaju), José Ferreira da Silva Filho  (Secretário de Turismo de Brejo Grande),

Pedro Santos (Turismologo de São Cristóvão), Miriam Guimarães Macêdo (Turismóloga e Secretária Adjunta da Cultura e Turismo de Estância), Rui Bolivar (Trade Turístico de Pirambu), José Santana (Secretário de Turismo de Pacatuba), Ícaro Luan Soares de Carvalho (Trade Turístico da Barra dos Coqueiros, Igor Andrade (Diretor de Turismo de Socorro) e Dênio Azevedo (Prof. DR°. do Departamento de Turismo da UFS).

Polo Costa dos Coqueirais

Fazem parte do Polo Costa dos Coqueirais 13 municípios: Aracaju, Laranjeiras, São Cristóvão, Itaporanga, Estância, Indiaroba, Santa Luzia do Itanhy, Santo Amaro das Brotas, Barra dos Coqueiros, Pirambu, Nossa Senhora do Socorro, Pacatuba e Brejo Grande. Durante a reunião na UFS, 10 municípios deste Polo foram representados. “Esta reunião foi fundamental para a nossa IGR e a ação será um divisor de águas para o Polos Costa dos Coqueirais, pois deve ajudar na captação de recursos voltada à execução de projetos necessários ao desenvolvimento de ações em prol do fomento do turismo, que visa o fortalecimento econômico e turístico dos  municípios, e conseqüentemente do Polo”, destacou a presidente eleita da IGRs, Cassandra Teodoro.

O representante da UFS e chefe do Departamento de Turismo da Instituição, Dênio Azevedo, ressaltou a necessidade da Instância de Governança, dos Conselhos Municipais e do Fórum do Turismo. “É bom ressaltar a importância da Instância para os municípios, já que é através dela que eles podem pleitear, discutir e pensar de forma coletiva as possibilidades de uso das políticas para a construção de projetos turísticos de pequeno, médio e longo prazo. A idéia principal é que o coletivo seja entendido por todos os participantes deste Polo e que todos enxerguem o outro como parceiro, todavia a Instância só é forte quando existe união entre seus membros”.

Instância de Governança Regionais – EGRs Instâncias de Governança Regionais

significam o estabelecimento formal de uma organização que possa construir pactos; compartilhar espaços de diálogo; tomar decisões e orientar o desenvolvimento turístico de uma região, de forma sustentável.

Para o presidente da IGR do Polo do Velho Chico, Genilson Aragão o turismo de Sergipe escreve um capítulo importante em sua história. “Na qualidade de Presidente do Fórum Regional de Turismo do Polo Velho Chico, estivemos presente na Institucionalização do Fórum do Polo Costa dos Coqueirais e entendemos que todo apoio é fundamental. O turismo sergipano vive um momento único com as instalações das IGRs, e as nossas  dificuldades e necessidades são as mesmas e só com a participação e união de todos é que vamos realizar um turismo mais justo e compatível com a realidade de cada Polo”, disse.

A participação da Setur no encontro foi de orientação. “Nosso papel é de orientar sobre as diretrizes para a composição do Mapa do Turismo, sinalizando os municípios a respeito da revitalização e a necessidade da interação voltados para região turística do Polo Costa dos Coqueirais de acordo com as novas demandas do MTur”, explica a diretora de Turismo, Lara Brunelle, que ainda contou que a IGRs são um espaço para diálogo, cujo protagonista são os representantes eleitos dos municípios.

Fonte: Diretoria de Turismo / Laranjeiras

Foto : Acrísio Siqueira

Leia também