Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Projeto político-pedagógico alinhado à Base Comum Curricular é tema de formação continuada

7

A formação teve como objetivo ajudar os servidores do Departamento de Inspeção Escolar, a entenderem os critérios necessários, em virtude da análise dos projetos políticos pedagógicos (PPP’s) que será o próximo passo da implementação.

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura realizou mais uma formação dentro do projeto Escola Eficiente, com intuito de discutir as modificações da Base Comum Curricular (BNCC) que será implantada este ano nas unidades escolares.

A formação teve como objetivo ajudar os servidores do Departamento de Inspeção Escolar, a entenderem os critérios necessários, em virtude da análise dos projetos políticos pedagógicos (PPP’s) que será o próximo passo da implementação. “Essa formação interna é de suma importância, porque nós aqui do departamento vamos analisar todos os projetos políticos pedagógicos e seus regimentos”, explica Eliane Borges, diretora do Dies.

Para melhor entendimento por parte do setor, a formação contou com a participação do professor da rede municipal Rogério Tenório de Azevedo, que integra a coordenação estadual do grupo que ajuda na implementação do BNCC em Sergipe. Ele explicou que esse trabalho faz parte de uma iniciativa do próprio Dies “no sentido de conhecer o currículo de Sergipe e perceber como eles podem contribuir para a implementação, então estamos discutindo como eles se inserem neste processo”, ressalta.

Ele ainda afirmou que o processo está em uma etapa muito importante, através do qual está sendo modificado as matrizes curriculares e os PPP’s. “Quem coordena os processos de regulamentação dos PPP’s e de regulamentação das matrizes é o Dies junto com o Conselho Estadual, então é fundamental que eles conheçam o Currículo”, expõe Rogério.

O projeto político pedagógico é o documento que define as diretrizes, metas e métodos de uma instituição de ensino, com intuito de nortear a escola para que ela possa cumprir seus objetivos.

Patricia Maya Brandão, servidora do Dies, explicou que é preciso conhecer como a regulamentação funciona para uma melhor avaliação por parte do departamento. “Nossa educação está passando por um momento de transformação muito grande, nós temos a competência de inspecionar este material e avaliar se toda normatização educacional vigente, de fato, está sendo respeitada de acordo com a regulamentação posta, por isso a importância da formação” afirma.

Fonte e foto assessoria

Leia também