Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

CBM SERGIPE IMPLANTA SISTEMA INOVADOR PARA APOIO À APRENDIZAGEM

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) surgiu como uma necessidade de acompanhar o avanço tecnológico desenvolvido pela Corporação

Objetivando melhorar os métodos de ensino-aprendizagem desenvolvidos no âmbito do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), o Departamento de Pesquisa Ensino e Instrução (Depi), com o apoio das Assessorias Técnica de Informação (Astinf) e Comunicação (Ascom), desenvolveu um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que já se encontra disponível no site da instituição.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem, ou simplesmente AVA, surgiu como uma necessidade de acompanhar o avanço tecnológico e é voltado totalmente para parte de ensino nas modalidades presenciais, semipresenciais ou a distância, onde serão centralizados todos os materiais disponíveis nos cursos de formação, aperfeiçoamento e especialização desenvolvidos pela Corporação.

Para o major Wesley Melo, um dos idealizadores da implantação deste recurso, o AVA servirá com facilitador e motivador para o processo de ensino-aprendizagem. “O AVA é uma plataforma tecnológica voltada para o desenvolvimento de atividades colaborativas para o ensino, onde poderemos centralizar os materiais disponíveis nos cursos, com realização de fóruns, de cada conteúdo programático ministrado diariamente pelos instrutores, provas e questionários de cada disciplina, registrando e disponibilizando toda a vida acadêmica dos nossos militares”, enfatiza o major.

A ferramenta permitirá que o Depi gerencie cursos e conteúdos através da internet e permitirá uma maior interação entre os alunos e instrutores. O major Melo ainda acrescenta que, “no mês de maio, daremos o marco inicial, que será o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS), realizado na modalidade presencial e semipresencial no AVA”.

Segundo o tenente-coronel, Douglas Morais, chefe do Depi, o ambiente de ensino trará vários benefícios para os bombeiros. “Além de ser uma forma mais fácil para as pessoas poderem solicitar os serviços, traz uma série de benefícios para o desenvolvimento das atividades de pesquisas e ensino no CBMSE. Ainda conta com ferramentas capazes de registrar e arquivar todo o histórico do aluno, disponibilização do material didático, para que eles possam acessar a qualquer momento”, afirma.

O AVA poderá ser acessado a qualquer momento, através da internet. Para se conectar ao portal é necessário login e senha do e-mail funcional do militar. As pessoas, que não são integrantes da Corporação, também poderão acessar a plataforma como visitantes, tanto para visualização, como para contribuir com as melhorias futuras.

Fonte: Ascom do Corpo de Bombeiros

Leia também