Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Conversas do PT com PSB

Diógenes Brayner – plenario@faxaju.com.br

As conversas entre integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Socialista Brasileiro (PSB) continuam com uma certa frequência. E cada vez uma mais próxima da outra. Só na semana passada se encontraram por duas vezes e, apesar de não haver ainda qualquer decisão sobre composição, esses papos políticos têm esse objetivo, que é uma aliança para disputar as eleições de 2020.

Segundo um dos membros do PSB, confirmado apenas com um sorrido por um petista de “estrela brilhante”, as conversas tendem a ir fundo e não serão suspensas. Há mágoas do PT com o prefeito Edvaldo Nogueira. Uma delas porque o partido suspeita – “ou tem certeza” – de que Nogueira não apoiou o senador Rogério Carvalho no pleito do ano passado. Também há informação de que há problemas com Eliane Aquino, quando ela esteve vice-prefeita.

Antes que Aquino tente desmentir com ferocidade a informação, ela ainda não participou de reunião algums, mas pessoas diretamente ligadas a ela estão à frente desse movimento e lhe relatam toda a conversa ocorrida no encontro, que não acontece de forma pública, mas em uma “casa tranquila construída em um condomínio”. Há reuniões também em um apartamento bem montado, onde se servem cafezinho com biscoitos caseiros. Uma delícia!

Todas as conversas já ocorridas falam de eleições municipais, principalmente as de Aracaju, mas sem imposições de nomes, sem que tenha fechado aliança. Os dois partidos têm demonstrado equilíbrio sobre candidaturas. Segundo ainda o integrante do PSB, “a relação do PT com Edvaldo Nogueira trincou e não tem ‘superbond’ que conserte”. O PT, entretanto, está decidido: não deixará de apoiar o governador Belivaldo Chagas (PSD), por considerar que ele cumpre todo o projeto definido e atende aos interesses políticos do bloco.

As cúpulas do PT e do PSB – exceto o ex-senador Valadares – participam das reuniões e todos falam a mesma lingua em relação à sucessão municipal. Apenas para repetir, a vice-governadora Eliane Aquino não participa mas tem conhecimento de tudo, com um detalhe: os nomes dela, de Márcio Macedo (pelo PT) e o de Valadares Filho (pelo PSB) são os que aparecem como prováveis candidatos.

Embora de forma ainda não exposta…

Forma sorrateira

Comentário no Tribunal Contas do Estado (TCE) é de que o conselheiro Clóvis Barbosa estaria encurralado com o processo de anulação da aposentadoria de Flávio Conceição e “sua turma entra em desespero e começa a atacar a colegas de forma sorrateira”.

*** – Mas o pessoal já conhece o modus operandi dele (Clóvis), lembrou um deles, acrescentando que “isso é consciência pesada do que fez quando esteve presidente”.

Como impedir? 

Perguntar não ofende: como o Ministério Publico pode impedir o vereador Cabo Amintas (foto) de fazer pronunciamento sobre fraudes na contratação de bandas artisticas ou dar entrevistas com denúncias às mídia?

*** Isso não pode proteger corruptos e bandidos? Como proibir um vereador a ter acesso ao gabinete da Presidência da Câmara, que também é dele? Como Amintas pode deixar de se aproximar de Nitinho se ambos frequentam o mesmo plenário?

Edvaldo em conversas

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), está discutindo opção partidária diferente para filiação e a decisão final depende de muitas conversas: “a mudança não é uma sangria desatada”, disse o prefeito.

*** Edvaldo informou que recebeu convite do deputado Fábio Henrique (PDT), para filiar-se ao partido; três telefonemas do presidente naconal do PDT, Carlos Lupi, além de conversar com o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), que também o quer na legenda.

Tudo será por seu relógio

Ontem, Edvaldo Nogueira (foto) ligou para o deputado Fábio Henrique, o avisou das ligações de Carlos Lupi e disse que falaria com ele (Lupi). À coluna falou que não há prazo para filiação: “tudo ocorrerá pelo meu relógio”.

*** Edvaldo viaja à europa de férias no dia 20, mas na próxima semana vai a Brasília e pode ter um encontro com Carlos Lupi caso haja tempo: “se não acontecer a conversa na quarta-feira, ficará para depois, quando retornar das férias”.

Elber deixa o PSB

O ex-senador Elber Batalha (foto) divulgou ontem que se sentiu desprestigiado por lideranças e companheiros de Sergipe, quando ocupou o Senado por 121 dias e teve apoio da senadora Maria do Carmo (DEM). Elber anuncia: “vou deixar o PSB dos Valadares”.

*** O advogado João Fontes replicou no zap, dirigindo-se a Elder: “Aposentado como defensor público por nomeação do ex-governador João Alves a pedido do ex-vice-governador da época, Antônio Carlos Valadares”.

*** “Na política, não existe a palavra gratidão. Uma pena!” – lamentou João.

Gotinhas de Inveja

Robson Nascimento postou, ontem, no twitter: “Quando vejo certas pessoas falando mal do ambiente das Universidades Federais sinto no ar uma forte sensação de desejo reprimido com gotinhas de inveja”.

De cabeça para baixo

O ex-prefeito de Nossa Senhora da Glória, Jairo Santana (PRB) está ‘puto da vida’. Sua foto na galeria de gestores foi colocada de ‘cabeça para baixo’: “até que ponto chega a disputa política em Sergipe”! Jairo é pré-candidato a prefeito em 2020.

Festa de filiação no PSC

O empresário Ricardo Franco (foto), apesar de já ter assinado a ficha de filiação ao PSC, fará um ato para divulgação amanhã, em seu gabinete, com a presença de membros do partido. A filiação estava guardada a sete chaves, mas a coluna ‘furou’.

*** Ricardo Franco não tem nenhuma pretensão política para o próximo ano. Talvez para as eleições estaduais de 2022.

Campanha antecipada

O deputado estadual Gilmar Carvalho (PSC) foi desaconselhado a não fazer visitas intenssivas em bairros de Aracaju, para evitar que os seus adversários entrem com uma ação de campanha antecipada a prefeito em 2020.

*** A cúpula do PSC está muito animada com o crescimento do partido. Promete, ainda para este mês, a filiação de cinco prefeitos de cidades do interior.

Sem espaço no município

O PRB agora é “Republicanos”. O presidente nacional continua sendo deputado Marcos Pereira. Em Sergipe o presidente regional é o ex-deputado Jony Marcos (foto). Uma novidade: o partido está autorizado a fazer coligação com a esquerda em todo Brasil
*** Jony disse que o PRB não tem espaço no Governo de Edvaldo hoje. “Ele foi correto no início, onde o partido participou ocupando a SMTT, mas depois deixou o PRB de lado”.
*** PRB pediu uma audiência ao governador Belivaldo Chagas, que poderia acontecer hoje em Brasília, mas não dará certo porque Jony Marcos e Heleno Silva estão retornando hoje a Sergipe.

Cortes na Educação

Rogério Carvalho anuncia que reitoras de Institutos Federais fazem peregrinação no Senado em busca de esclarecer que o “bloqueio” na Educação, dito pelo Ministro da área, na verdade é corte de verbas e falam a verdade para a população.

*** A educação tem meu apoio! – diz Rogério.

Crimes com armas ilegais

Subtenente Edgard Menezes lembra que “já disse isso aqui e vou repetir, os homicídios no Brasil, são praticados em 98% por armas ilegais, as armas legalizadas estão nas mãos de pessoas do bem, as que matam estão nas mãos de bandidos”.

Dos grupos sociais

///Corte nas Forças Armadas – “Os comandantes militares foram informados de um corte de 43% no orçamento das Forças Armadas durante seu almoço com Jair Bolsonaro hoje em Brasília, relata Miriam Leitão.

*** O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, disse que terá de ser buscada uma saída, mas os chefes militares saíram sem ter ideia de como pôr em prática um corte desta dimensão.

///Mobile banking supera – A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou estudo ontem que informa que o uso de mobile banking (acesso bancário via smartphone) superou pela primeira vez o uso da internet.

*** Segundo a Pesquisa de Tecnologia Bancária 2019 da Febraban, hoje, de cada dez transações, com ou sem movimentação financeira, seis são feitas por meios digitais – celular ou computador.

///Criar mais Ministérios – O relator da reforma administrativa (MP 870) e líder do Governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), disse ontem que o Planalto aceitou desmembrar o ministério do Desenvolvimento Regional em Cidades e Integração Nacional.

*** O presidente conversou sobre isso na manhã de ontem no Planalto com os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).

Um bom bate papo

Reunião em Brasília – Governador Belivaldo Chagas (PSD) participa hoje em Brasília da reunião de colegas de todo o País com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

Conversa com bancada – Ainda em Brasília o governador Belivaldo Chagas, que vai acompanhado do secretário José Carlos Felizola, conversa com parlamentares da base.

Mensagens a Mariá – Os grupos sociais se encheram de mensagens à professora Mariá, do Colégio Salvador, pela sua morte ocorrida segunda-feira.

Estilo rude – D. Mariá era uma educadora rígida e tratava alunos com muito rigor. Tinha um estilo rude de chamar a atenção dos alunos.

Não tem pressa – O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB) deixou claro que só vai tratar sobre sucessão no próximo ano. Não tem pressa.

Centro esquerda – Edvaldo Nogueira confirmou que está deixando o PCdoB por divergências com a direção nacional e que se filiará a uma legenda de centro esquerda.

Fica em Brasília – O ex-deputado federal André Moura está em Brasília, onde ainda atua politicamente junto a parlamentares e prefeitos.

Debate problemas – Congresso Estadual de Radialistas se realiza neste final de semana em Canindé do São Francisco. Vão debater problemas e melhorias para a classe.

Terra arrasada – Bolsonaro agora reduz recursos para a Educação e passa mais grana para o armamento. Estamos em terra arrasada, com a inversão de valores.

Leia também