Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

SAMU promove Mesa Redonda em alusão ao mês da Enfermagem

7

Em alusão ao mês da Enfermagem, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoverá nesta sexta- feira, 10, uma Mesa Redonda com o tema “O que há de novo no APH Móvel do Brasil”. O evento acontecerá no auditório do Centro Administrativo da Saúde (CAS), a partir das 19 h, tendo como público alvo os profissionais de enfermagem do SAMU, a maior categoria em operação no serviço, com cerca de 500 trabalhadores.

A superintendente do SAMU, Conceição Mendonça, enfatiza a importância de poder reunir toda a categoria para avaliar a missão frente à saúde pública de Sergipe, uma missão árdua, segundo ela. “Nós vamos fazer uma palestra para falar um pouco sobre o SAMU nacional, com está a perspectiva, os avanços, tanto nacional quanto no estado de Sergipe. O nosso maior avanço é agregar o saber,  a educação, e fazer com que esses profissionais se unam em prol da saúde pública, não só no tratamento dos pacientes no ambiente pré-hospitalar, mas principalmente, no acolhimento, no respeito à população”, avalia.

“Nosso maior potencial, nosso maior ouro, são os servidores, então eu, como gestora, como representante do SAMU vejo que tenho um compromisso que é infinito, os trato como verdadeiros cristais porque eu entendo que cuidando e respeitando esses profissionais a resposta deles será para a população. Nós escolhemos o SUS, nós escolhemos ser enfermagem do SUS, então por isso esse empenho, esse respeito, essa motivação. Estou feliz com quase 500 profissionais de enfermagem dentro do SAMU e eu espero que esse time se fortaleça, cada dia mais, através do saber, do cuidar e também do seu objetivo maior que é exercer a profissão com amor e por amor”, conclui a superintendente.

De acordo com o gerente do Núcleo de Educação Permanente, Ronei Barbosa, o Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Móvel, ao longo de 17 anos, passou por diversas transformações e o objetivo do evento é apresentar o cenário atual e, também, discutir os avanços e entraves nessa área.

“A gente está aproveitando a vinda de enfermeiros de renome e experientes na área que, hoje, atuam no cenário nacional. A enfermeira Marisa Malvestio, por exemplo, tem inúmeras publicações de livros na área de APH móvel, é enfermeira de um SAMU de referência no Brasil, que é o SAMU São Paulo. Gostaríamos que todos pudessem participar, mas temos uma limitação de espaço e, na enfermagem do SAMU está o maior contingente de profissionais. Além disso, a maioria dos atendimentos realizados pelo serviço é de suporte básico de vida, unidade tripulada por técnicos e de enfermagem, então a discussão será bastante rica nesse sentido”, comentou o gerente.

Para a coordenadora Técnico-Assistencial do SAMU, Érica da Silva Lima, será um momento marcante, tanto para o servidor quanto para a gestão que tem demonstrado muito empenho em melhorar, dia a dia, o SAMU Sergipe, oferecendo qualificação profissional por meio de eventos como esse.

“O mês de maio é marcado por ser o mês das mães, mas também é o mês da enfermagem. No dia 12 de maio comemoramos o dia do enfermeiro. Auxiliares, técnicos e enfermeiros formam a maior categoria do SAMU Sergipe, nós ocupamos mais de 50% de todos os profissionais que temos no serviço. Por isso, a gestão está promovendo um evento com esse para essa classe que é uma oportunidade de discutir os aspectos relacionados ao serviço de urgência e emergência como também a atuação dessa categoria. Como costumo sempre falar: #enfermagemcomamor e viva a nossa categoria”, disse Érica.

Programação

19h às 19h30 – Credenciamento

19h30 às 19h40 – Abertura

19h40 às 20h10 – Palestra “SAMU 192 em Sergipe: Avanços, Dificuldades e Desafios” – Palestrante Enfª Conceição Mendonça.

20h10 às 21h30 – Mesa Redonda “O que há de novo no APH Móvel do Brasil” – participantes: Enfª Marisa Aparecida Amaro Malvestio, Enfº Gilson Clementino Hanszman, Enfº Sergio Dias Martuchi e, como moderador, o Enfº Marcos Aurélio da Silva Fonseca.

 

 

Leia também