Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

“Hoje, o cara que está colado no sistema, amanhã talvez esteja descartado”, alerta Cabo Amintas

40

Na manhã desta quinta-feira, 9, o vereador Cabo Amintas (PTB) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) pela primeira vez após o anúncio da decisão judicial do Ministério Público Estadual e reproduzida pela imprensa, que determina medidas cautelares contra o parlamentar. Entre as medidas, está a que impede o acesso do vereador à tribuna da Câmara para falar sobre fraudes na contratação de bandas artísticas e a proibição de requerer a instalação de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), bem como de subscrever requerimento para instauração de CPI sobre o tema. Amintas também é proibido de conceder entrevistas para qualquer meio de comunicação acerca das mesmas fraudes citadas.

De início, o parlamentar abordou o dia das mães, que será no próximo domingo. Amintas agradeceu o apoio da mãe, Cacilda Batista, e prometeu continuar sua trajetória de combate à corrupção.

“Eu quero agradecer a minha mãe tudo que ela fez por mim. Dona Cacilda, obrigado por tudo que a senhora fez por mim, por meus irmãos. A senhora não faz ideia de quanto o abraço que me dá diariamente me fortalece nas lutas, no combate aos corruptos, no combate aos bandidos da política. Obrigado, minha mãe. A senhora sabe o filho que tem, o filho que criou, e também sabe o quão injustiçadas são algumas pessoas de bem desse estado. Um feliz dia das mães pra senhora”, comentou.

Em seguida, o militar na reserva questionou a crítica do vereador Isac (PCdoB) ao presidente Jair Bolsonaro. Levando em consideração o pouco tempo de governo, Amintas destacou o desvio de responsabilidade sobre os problemas do Brasil, que já são conhecidos de longa data.

“Mais de 20 anos [no poder] e Bolsonaro é o culpado… É um absurdo a esquerda brasileira! Isso é só pra lembrar ao vereador Isac e aos membros da esquerda radical pelo Brasil afora, que Bolsonaro está no poder há 4 meses. Mas como não estamos na Câmara Federal, não vou me alongar muito nesse assunto. Já que nessa Casa se discute mais Brasília que Aracaju”, alfinetou.

Já entrando no tema polêmico, Amintas foi substancial em sua fala. Sem entrar em detalhes e destacando que mesmo sem receber a notificação, cumprirá a decisão da justiça.

“Eu estou proibido de falar sobre um assunto. E mesmo sem estar notificado pela justiça, cumprirei. Deixo isso claro, não fui notificado até esse momento. Meus advogados não foram notificados e não tiveram acesso a nada até esse momento. Mas cumpridor da lei, respeitador das ordens judiciais, eu já estou cumprindo. Mas sobre o procedimento que está acontecendo em relação a mim, posso dizer uma coisa: povo sergipano, os meus acusadores são três indiciados pela polícia sergipana. E ponto final. Querer que falem bem de mim é querer demais, não?”, ironizou.

Diante do tema, Cabo Amintas agradeceu o posicionamento do deputado estadual Georgeo Passos (Rede), que saiu em defesa do direito de fala garantido aos parlamentares através da constituição. O vereador também agradeceu a fala da vereadora Emília Corrêa (Patriota), única entre os outros 23 colegas de Casa, até então, a se pronunciar na tribuna em defesa do direito de fala do militar. Outros agradecimentos foram direcionados aos vereadores Elber Batalha (PSB) e Armando Batalha (Cidadania), que, de acordo com Amintas, mantiveram a serenidade nas entrevistas que abordaram o caso e foram concedidas até o momento.

Cabo Amintas destacou também o jogo político em que os discursos feitos na tribuna são usados contra os parlamentares. No caso em que o envolveu, o parlamentar foi processado pela reprodução, feita em outro espaço, de um discurso do ano passado, na Casa Legislativa.

“Senhores, o que dizemos aqui está sendo usado contra nós. Se vocês não sabem, num discurso ano passado, falando sobre um radialista que eu não vou citar o nome, também ligado ao presidente desta Casa, eu chamei o radialista de pau mandado. Aqui na tribuna, onde temos imunidade, onde não podemos ser processados. Sabem o que essa Casa fez? A presidência da Casa foi dar uma entrevista, levou o meu discurso do ano passado, e o cara está me processando. Cuidado, senhores! Eu também vou querer ver discurso dos senhores. Também vou querer ver VAEP (Verba do Exercício Parlamentar) dos senhores. Também vou querer ver os cargos dos senhores. Ou é só o Cabo Amintas que é saco de pancada? Essa Casa quer jogar os senhores contra mim, só que o que vem pra mim, também vem pros senhores”, ressaltou.

Por fim, o parlamentar exibiu um vídeo do filme ‘Tropa de Elite 2’, em que a narrativa trazia uma observação sobre o sistema político brasileiro. Com narração do ator Wagner Moura, frases como “o sistema entrega a mão pra salvar o braço, o sistema se reorganiza” e “não é à toa que acontece tanto escândalo em Brasília, em que entra governo e sai governo e a corrupção continua”, sinalizaram a mensagem de reflexão imprimida pelo parlamentar.

“Tenho certeza que essa Casa é repleta de pessoas inteligentes, que entenderam a mensagem. ‘O sistema entrega a mão pra salvar o braço, o sistema se reorganiza’. Hoje, o cara que está colado no sistema, amanhã talvez esteja descartado. Basta não servir mais aos interesses de quem comanda. Com a desculpa da palavra, senhores: o sistema é foda!”, concluiu.

Fonte: Assessoria de imprensa do parlamentar.

Leia também