Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Posição de quatro pés

Diógenes Braynerplenario@faxaju.com.br

Depois da passagem por Brasília, semana passada, partidos aliados ao governador Belivaldo Chagas (PSD) vão precisar se adaptar a uma nova realidade política: a boa convivência com o Palácio do Planalto. Lógico que muitas conversas vão rolar, mas a tendência é que Sergipe não ofereça uma oposição radical ao presidente Jair Bolsonaro, por mais difícil que isso pareça.

Belivaldo Chagas esteve com o presidente Bolsonaro por pelo menos três vezes. Uma delas pessoalmente, junto com alguns ministros. Não escondeu que votou em Fernando Haddad (PT) para presidente da República em 2018, mas que “isso é página virada”, porque agora pretende resolver os problema de Sergipe através de ações conjuntas com o Governo Federal.

Belivaldo Chagas expôs uma série de prioridades para Sergipe, entre elas a duplicação da BR-101, a estadualização da BR-235, a reabertura da Fafen, a construção do terminal pesqueiro e reivindicou liberação de recursos ao presidente para a continuidade de todas essas obras e outras de necessidade urgente. Não ficou apenas na conversa: Bolsonaro já pôs em ação ministros da área com o objetivo de atender ao governador de Sergipe.

O Governo Federal mostrou-se aberto ao diálogo e sinalizou para solucionar problemas e tentar fazer com que Sergipe reaja a uma crise econômica, financeira e social que vem se arrastando desde o Governo anterior. Belivaldo não expôs posição, mas deixou claro que não pretende trocar os incentivos que favorecem ao povo, por uma ideologia que já não faz sentido, porque se tornou de caráter pessoal, entre radicais de direita e de esquerda, enquanto a sociedade passa fome e está desempregada.

Claro que será necessário acomodar o bloco em torno do que for melhor para o Estado e deixar de lado essa visão de pensar política em detrimento das necessidades de Sergipe. Ninguém de esquerda precisa ir para a direita e vice-versa, mas o momento é de cuidar de cada cidadão que, a essa altura do campeonato, sugere um posicionamento do Estado que não seja desastroso para ele.

Uma tendência política de resultados já que não dá para insistir na posição de quatro pés…

Sondado por outra legenda

O deputado Gilmar Carvalho (foto), do PSC, confirmou ontem que vem sendo sondado por outra legenda para disputar a Prefeitura de Aracaju, mas só poderá falar sobre o assunto depois de conversar com a direção do seu partido.

*** Gilmar diz que sua candidatura à Prefeitura de Aracaju é definitiva e explica que tem conversado muito, está ouvindo a população e levará em consideração o que diz o povo.

*** Ontem à noite chegou informação à coluna de que Gilmar deixaria o PSC e disputaria a Prefeitura de Aracaju por outra legenda. Entretanto, o seu partido atual teria outro nome como candidato.

Café da manhã com PRB

Já está marcado para esta terça-feira cedo um café da manhã entre o radialista Gilmar Carvalho e o ex-deputado Heleno Silva (foto), do PRB: o assunto será política. Na agenda eleições municipais de Aracaju e provável apoio.

*** Até o final de semana, Gilmar Carvalho terá uma conversa reservada com um político com mandato [pode ser um senador] e vai fazer-lhe uma proposta para aliança política, visando o pleito do próximo ano.

É Pura especulação

Empresário Clóvis Silveira, que dirige o PSC em Aracaju, admite que seja especulação, porque é impossível Gilmar Carvalho deixar de disputar a Prefeitura sem ser pelo seu partido. Lembra que a janela que se abre em março será para vereador.

*** Clóvis acrescentou que até o momento Gilmar mostra entusiasmo em disputar pelo PSC e está tudo bem entre ele e o partido.

Vai seguir o Planalto

O governador Belivaldo Chagas (PSD) não se dispõe mais a abrir qualquer frente contra o Planalto, porque tem consciência que o gesto prejudica o Estado e acaba atingindo o povo de Sergipe. Virou a página em relação ao voto dado a Fernando Haddad (PT)

***Belivaldo vai conversar com o bloco aliado e relatar o que aconteceu em Brasília e tudo o que conquistou para o Estado, através de reunião com Jair Bolsonaro e ministros de áreas que podem liberar recursos para Sergipe.

*** Belivaldo neste momento não está preocupado em fazer políticas, mas em tirar o Estado da situação difícil em que se encontra. A expectativa é que até julho o quadro seja outro no que se refere à questão econômica e financeira.

Jackson e a esquerda

O ex-governador Jackson Barreto (foto), do MDB, já declarou claramente que se manterá na esquerda, onde sempre esteve. Terá dificuldade de rearrumar o bloco, com o PT disposto a disputar a Prefeitura de Aracaju.

*** O MDB não abre mão do apoio à reeleição de Edvaldo Nogueira (PCdoB). Hoje a relação do PT com JB não é a mesma que havia durante o período Marcelo Déda.

*** Membros do MDB expõem que o governador Jackson Barreto, por falta de acesso ao ex-presidente Michel Temer, não conseguiu realizar o Governo que desejava e não saiu bem na administração.

Papo no Flor do Sal  

Sexta-feira passada, no restaurante  Flor do Sal, a vice-governadora Eliane Aquino (foto), do PT, chegou com seu grupo e foi tratada, inclusive por um vereador, como “minha prefeita”. Em tom de brincadeira disseram: “com Valadares Filho (PSB) para vice”.

*** O comentário no bar era que Eliane Aquino seria o único nome do PT a disputar, já que o senador Rogério Carvalho se prepara para tentar o Governo em 2022. Quanto a Márcio Macedo admite-se que ele teria maior dificuldade de se eleger.

Jamais disputa a vice

Dentro do PSB é unanimidade que o ex-deputado federal Valadares Filho (foto) não vai integrar chapa como vice de nenhum candidato a prefeito de Aracaju. Caso o PSB vá para a disputa, será com ‘ele na cabeça’.

*** O pensamento dos aliados de Valadares Filho é de que ele já demonstrou que tem nome forte na Capital – e no Estado – pois foi para o segundo turno tanto na disputa pela Prefeitura em 2016, quanto ao Governo do Estado em 2018.

Aliança fica igual

O deputado federal Fábio Mitidieri (foto), do PSD, disse que o bloco que apoia o governador Belivaldo Chagas “fica igual em caso de uma saída do PT”. Admite que a conversa entre PT e PSB é um direito da legenda escolher caminhos.

*** Para Fábio Mitidieri, o PT é importante e um aliado de todos os momentos: “não acredito que saia do nosso grupo. Não há motivo para isso”.

Pronta para assumir

A delegada Daniela Garcia ainda trabalha esta semana na Delegacia da Barra dos Coqueiros, logo depois viaja a Recife, em missão que já faz parte das suas atribuições no Ministério da Justiça, mesmo que só vá assumir de 03 de junho.

Zezinho faz doação

O deputado estadual Zezinho Guimarães (MDB) fez uma doação de centenas de conjuntos de toalhas para o Batalhão da Restauração, que é dirigido pelo também deputado Capitão Samuel.

Agenda no Interior

O ex-deputado federal André Moura (foto) do PSC, retorna hoje de São Paulo e dá continuidade a agenda marcada para cidades do interior. André está fortalecendo as bases políticas para as eleições municipais de 2020 e as estaduais de 2022.

*** O eleitorado do Estado tem demonstrado que cometeu equívoco em não ter votado em André Moura para o Senado Federal.

Agora o Partido Novo

Segundo o empresário Milton Andrade, o Partido Novo precisa de 150 filiados contribuintes para poder lançar candidato a prefeito de Aracaju. Já tem 135 deles e Milton pensa em ser o candidato à Prefeitura.

*** Milton Andrade diz que a Liga da Renovação tem conversado sobre alianças, mas sem citar nomes como candidato. O senador Alessandro Vieira (Cidadania) participa das conversas.

Nos grupos sociais

///Moro deve ir para o STF – Em entrevista à rádio Bandeirantes, o presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou ontem que pretende indicar Sérgio Moro para ser ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). “A primeira vaga que vier será dele”, afirmou. Bolsonaro disse ainda que vai “honrar o compromisso com ele, caso ele queira.”

///Juíza ameaçada de morte – A juíza federal Diana Wanderlei, que proibiu o governo Jair Bolsonaro de retirar pardais eletrônicos de rodovias, recebeu uma ameaça de morte no dia 10 de abril, relata O Globo.

*** “Um morador de Santo André (SP), Odair Fontebasso Junior, enviou uma foto de si próprio segurando uma arma e duas mensagens: ‘Juíza que merece um tiro de 12 no cu dela’ e ‘Vai tomar muita porrada, juizaca (sic) vagabunda. Você será morta enforcada, com suas vísceras, sua vaca de toga. bandida.’”

///Questionam decreto – Três entidades do Sistema S — Senai, Sesi e Sescoop — estudam questionar o decreto assinado por Jair Bolsonaro que obriga os órgãos a detalhar gastos com salários e serviços prestados à sociedade.

***Com a medida, as entidades deverão apresentar em seus sites todas as informações. Senai e Sesi dizem que a medida é inconstitucional.

Um bom bate-papo

Muito positiva – A viagem de Belivaldo Chagas a Brasília foi considerada muito positiva por aliados, que defende a reestruturação de Sergipe.

Não dá apoio – Deputado Garibaldi Mendonça (MDB) também não apoia a reeleição de Edvaldo Nogueira, porque pessoas de sua indicação foram exoneradas.

Sobre kit gay – De José Simão: Bolsonaro disse que ia acabar com o kit gay nas escolas mas como não tinha kit gay resolveu acabar com as escolas!

Peso da transação – Câmara Municipal de Aracaju precisa se restabelecer do peso das transações anunciadas entre dois ou três vereadores.

Vendas crescem – Movimento intenso para os dias das mães no comércio e nos restaurantes. É uma das principais datas que movimenta as vendas.

Relata histórias – O ex-senador Antônio Carlos Valadares (PSB) está conduzindo o seu blog relatando histórias da política de Sergipe.

Melhor cura – De Clóvis Silveira: a alegria é o que sempre te levanta, o que te faz lutar pelo que você quer, é a melhor cura contra o ódio ou as feridas da alma.

A prova de bala – É muito grave. Estão trocando os lápis e canetas por revolveres e fuzis. A escola unida pela chacina organizada. Um País à prova de bala.

Caravana de Lula – O vice-presidente nacional do PT, Marcio Macedo, estava ontem no Rio de Janeiro, junto a Haddad, para encerrar a caravana de Lula.

 

Leia também