Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

Abertas inscrições para intercâmbio de gestores escolares na Irlanda

7
As inscrições podem ser feitas até as 18h do dia 30 de maio

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) abriu as inscrições para o Programa de Desenvolvimento de Profissionais da Educação Básica na Irlanda, que levará 30 diretores, coordenadores ou supervisores pedagógicos brasileiros para um intercâmbio de 12 meses no país europeu. As inscrições podem ser feitas até as 18h do dia 30 de maio, através do portal da Capes, acessando este link.

O programa tem o objetivo de promover a capacitação de profissionais que atuam na educação básica das redes pública ou privada sem fins lucrativos e em colégios militares. As aulas terão início no dia 2 de agosto na Mary Immaculate College, na cidade de Limerick, e terão como objetivo desenvolver, nos participantes, habilidades de liderança e gestão pedagógica, além de um treinamento intenso na língua inglesa.

Requisitos

Para participar, o candidato precisa atender a todos os requisitos do edital, como ter obtido nota mínima estabelecida para o teste de proficiência em língua inglesa, possuir graduação em Licenciatura, estar exercendo o cargo de diretor, de coordenador ou de supervisor pedagógico, ser brasileiro, ou estrangeiro com visto permanente no Brasil.

A partir da sua própria experiência profissional e da realidade socioeducacional da unidade escolar em que atua, o interessado deverá elaborar um projeto de trabalho para aperfeiçoamento da gestão pedagógica.

A seleção será realizada em três etapas, sendo a primeira de caráter eliminatório, que contará com a verificação dos requisitos de participação e dos documentos obrigatórios. A segunda etapa, de caráter classificatório, será a classificação dos candidatos de acordo com a pontuação obtida pelo currículo e apresentação do projeto. Já a última etapa refere-se à verificação de que o candidato classificado apresentou, dentro do prazo estabelecido; a cópia do passaporte válido e o comprovante de proficiência com a nota mínima exigida.

A técnica da Assessoria Internacional da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), Nádia Cardoso, destacou a importância de os gestores participarem desta seleção. “É um intercâmbio que terá como foco de trabalho a gestão escolar, no qual serão discutidas novas formas de trabalho, a visão e ação dos gestores, com o objetivo de melhor preparar os jovens para o futuro”, declarou.

Leia também