Aracaju, 29 de março de 2024

Após processo seletivo, Belivaldo nomeia novos Diretores de Educação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
aoo

O governador do Estado, Belivaldo Chagas, assegurou nesta terça-feira (14), que nomeará para os cargos de Diretores de Educação, da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), os profissionais classificados em primeiro lugar no Processo Seletivo realizado pelo Governo de Sergipe, cujo resultado final foi divulgado na última sexta-feira, dia 10.

Com a decisão, Belivaldo abre mão de indicar um dos três primeiros classificados para assumir a vaga, conforme o edital do Processo Seletivo.

“Posso escolher qualquer um dos três, mas já tomei minha decisão: o diretor de Educação, em todas as 10 Regionais da Seduc, vai ser aquele que teve a maior nota no Processo Seletivo. O nomeado será o primeiro colocado em cada uma das Diretorias de Educação.  É desta forma que vou agir. Não vou aceitar pedidos de ninguém. Meu compromisso com a Educação é um compromisso sério e estabeleci que não quero saber de política na Educação. Quem assumir, no decorrer do processo de gestão, vai ser avaliado e se não estiver gerindo bem será substituído”, destacou o governador Belivaldo Chagas ao anunciar o critério para escolha dos nomes.

Aos espectadores e internautas do Papo Reto com o Governador, Belivaldo acrescentou ainda que agirá da mesma forma em relação à escolha dos diretores das 348 escolas da Rede Estadual de Ensino. “Vamos realizar processo seletivo e quem tiver a maior pontuação assume o cargo”, garantiu.

De forma inédita, o Governo de Sergipe, por intermédio da Seduc, selecionou de forma técnica e criteriosa professores da Rede Estadual de Ensino para o cargo de Diretor das nove Diretorias Regionais de Educação (DREs) e da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA).

Iniciado em março, o processo seletivo para o cargo de Diretor de Educação foi estruturado pelo governo estadual em parceria com a Fundação Lemann e baseia-se em experiências nacionais e internacionais de pré-seleção das pessoas mais aptas a ocupar cargos de gestão estratégica.

Estiveram aptos a participar desse processo seletivo todos os professores do magistério público estadual de Sergipe graduados em quaisquer das licenciaturas que compõem a Educação Básica, desde que tivessem cumprido o estágio probatório até o dia da inscrição; não tivessem sofrido qualquer sanção por meio de processo administrativo disciplinar nos últimos 5 anos; não estivessem respondendo a processos administrativos disciplinares; e não possuísse pendências quanto à prestação de contas dos cargos de gestão já exercidos.

Com esse processo seletivo realizado pela Seduc, Sergipe dá um passo significativo na profissionalização da gestão pública, ao selecionar, de forma transparente e com rigor técnico, os profissionais mais aptos a exercer cargo de liderança na administração, como o é o de Diretor de Educação.

“Estamos avançando na construção de um modelo de gestão educacional cada vez mais qualificado e profissional, que não vise a atender aos interesses do governante atual e sim à melhoria dos serviços públicos entregues à população sergipana, os quais devem atender às demandas e aos anseios da nossa sociedade”, finalizou o governador.

ASN- Agência Sergipe de Notícias

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também