Aracaju, 29 de março de 2024

Governo imbecil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
19

Nunca antes na história deste país um governo, ainda na fase da lua de mel com os eleitores, fez tantas imbecilidades quanto este do capitão de pijama. Desde a posse, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) demonstra inaptidão para o cargo, insiste em não descer do palanque e não abre mão de se aconselhar com um astrólogo mequetrefe e tão deseducado quanto ele. Achando tudo isso pouco, o soldadinho de chumbo arranchado no Planalto vive a referendar as maluquices dos herdeiros Zero Um, Zero Dois e Zero Três. Um trio de imbecis! Em vez de pregar a união dos brasileiros e se preocupar em tirar o país do atoleiro, Bolsonaro prefere afrontar a inteligência nacional, como fez ontem, ao chamar estudantes e professores de idiotas úteis. Convenhamos, o que esperar de um presidente que xinga o povo? Decididamente, estamos no monossílabo da cobra, bem ali onde as costas fazem a curva. Só Deus na causa!

Faça o que digo…

A Assembleia aprovou projeto do Ministério Público de Sergipe criando 25 cargos em comissão e extinguindo 53 funções efetivas. Interessante que é este mesmo MPE que vive importunando, com razão, gestores públicos a substituírem os comissionados por servidores concursados. É aquela velha história: faça o que digo, não faça o que faço. Crendeuspai!

E pode ficar pior?

E o governador Belivaldo Chagas (PSD) afastou a possibilidade de decretar calamidade pública em Sergipe. Ué, e existe a ameaça de a população viver num estado ainda mais calamitoso do que já vive? Há desventura maior do que o governo atrasar salários, não pagar fornecedores em dia, não impedir a fuga de empresas e viver de pires nas mãos mendigando ajuda ao governo federal? Santo Cristo!

Quer conselho

O pastor Heleno Silva, presidente de honra do Republicanos, prometeu ao governador Belivaldo Chagas (PSD) perguntá-lo quem será o melhor candidato a prefeito de Aracaju. Tomara que em 2020 o reverendo não repita 2018 quando, na hora de a onça beber água, abandonou Belivaldo para apoiar o candidato a governador Eduardo Amorim (PSDB). Calejado, Chagas disse a Heleno que só tratará sobre eleições no ano que vem. Homem, vôte!

Noventa queixoso

E o deputado federal Valdevan Noventa (PSC) não gostou de ver publicado que ele tenta derrubar na Justiça ação em que é réu por compra de votos. Aliás, por conta desse processo, Noventa passou algumas semanas no Cadeião de Estância e outras usando tornozeleira eletrônica. Segundo o site O Antagonista, o Ministério Público acusa Valdevan de ter relação com o grupo criminoso PCC. O deputado desmente tal informação e jura que acompanha com serenidade o andamento do processo na Suprema Corte. Então, tá!

Sonhar é livre

E o secretário geral de governo, José Carlos Felizola, foi recebido pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Entre outros assuntos, ambos trataram sobre a construção do Canal de Xingó. Este é um empreendimento caro e muito complexo. Só a 1ª fase do canal inclui obras num trecho de 114,55 quilômetros entre Paulo Afonso (BA) e Poço Redondo (SE), num investimento de R$ 872 milhões. Trata-se de uma obra caríssima e de execução demorada. Danôsse!

Silêncio na torre

O monsenhor Odair Francisco Carvalho negou que a Justiça proibiu o badalar do sino da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória, sertão de Sergipe. O vigário disse ao Jornal da Cidade que o problema é outro: o velho equipamento que propaga as badalada quebrou e não há peças no mercado para fazer a reposição das danificadas. Pelo visto, para devolver o som ao sino só resta ao monsenhor pedir ajuda ao galo da torre da igreja. Marminino!

Novo agresteiro

Nascido em Simão Dias, o governador Belivaldo Chagas (PSD) é o novo cidadão itabaianense. Ao receber o título de cidadania, o governador disse que se sentia em casa e que a homenagem da Câmara “só reforça meu compromisso com esse povo, que é símbolo de progresso e trabalho”. Filho de Itabaiana, o presidente da Assembleia, Luciano Bispo (MDB), destacou o compromisso do governador com o progresso do município serrano. O título de cidadão foi proposto pelo vereador Gustavo Bispo (MDB). Muito bem!

Descanso parcelado

A Assembleia aprovou projeto do Tribunal de Justiça de Sergipe parcelando as férias dos servidores daquele poder em até três vezes (mínimo de 10 dias). A redação originária do artigo 79 da Lei Complementar do TJ determinava que os servidores fariam jus a 30 dias de férias anuais, que deveriam ser usufruídas de uma única vez. Ah, bom!

Bem na fita

Pesquisa do Ibobe indica que 89% da população escutam rádio. O estudo mostra que a integração com novas tecnologias e a abrangência deste veículo fazem com que ele ganhe cada vez mais força. A pesquisa aponta ainda que o pico de audiência radiofônica ocorre entre 10h e 11h e alcança 64% dos entrevistados. E viva o popular “papagaio”!

Recorte de jornal

Publicado no Jornal do Aracaju, em 10 de dezembro de 1871.

Resumo dos jornais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também