Aracaju, 28 de março de 2024

Previdência: comissão avalia votar texto alternativo ao do governo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
8

O presidente da comissão especial da Câmara que discute a reforma da Previdência, Marcelo Ramos (PR-AM), confirmou a possibilidade de o grupo votar um projeto substitutivo, alternativo ao do governo, informa o repórter Nilson Klava, da GloboNews (veja no vídeo).

Conforme mostrou o blog, descontentes com articulação política do Palácio do Planalto, deputados querem apresentar um novo texto, deixando claro que as propostas são do Congresso.

“Dentro da lógica de blindar a pauta econômica e de dar um protagonismo maior à Câmara dos Deputados, já que é a Câmara dos Deputados que tem assumido a responsabilidade de enfrentar as reformas estruturantes que o país precisa, nós hoje consideramos como hipótese a ideia de um projeto substitutivo ao projeto encaminhado pelo governo”, declarou Marcelo Ramos.

De acordo com o presidente da comissão, o texto poderia ser apresentado pelo relator, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP).

Segundo Marcelo Ramos, a ideia é que o novo texto a ser apresentado mantenha a “premissa” da equipe econômica, de economizar cerca de R$ 1 trilhão em dez anos.

Conforme alguns parlamentares, o objetivo com a apresentação de um novo texto é “blindar” a reforma do que eles consideram “crises” produzidas pelo próprio governo.

Seria um jeito também, segundo eles, de garantir o protagonismo do Congresso no tema e em eventuais mudanças, como na aposentadoria rural e no Benefício de Prestação de Continuada (BPC).

“Vamos trabalhar para que ao final o relatório da reforma da Previdência possa ser votado da forma mais equilibrada. Nós teremos a oportunidade de avançar em uma pauta que dialogue com a agenda do país, que é previdência, tributária e novo pacto federativo”, afirmou o vice-presidente da comissão especial, Silvio Costa Filho (PRB-PE).

G1- Por Gerson Camarotti
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também