03/06/19 - 10:28:58

Paciente com esquizofrenia faz lançamento de livro com sucesso de público em Aracaju

Livro “Os Pensamentos de Ivan”, lançado no último final de semana teve longas filas de autógrafos.

No mês do Movimento Antimanicomial, o lançamento do livro “Os Pensamentos de Ivan”, escrito por Ivan Pinto Sampaio, que possui o diagnóstico de Esquizofrenia há mais de 30 anos, foi considerado a maior ação da campanha nacional no estado. O evento aconteceu no último final de semana na Equilíbrio Clínica Dia. Com grande repercussão na mídia, o público compareceu em peso para prestigiar o projeto.

O lançamento contou com a presença de renomados profissionais de saúde mental, professores e universitários, familiares e amigos do autor, além de convidados de diferentes segmentos da sociedade sergipana.

A abertura oficial, foi realizada pelo jornalista Rodrigo Alves, o qual destacou a importância da Luta Antimanicomial, a Reforma Psiquiátrica Brasileira, as novas medidas do Ministério da Saúde, o apoio da imprensa e a iniciativa de projetos em saúde mental que valorizam a inclusão social, além das habilidades e potencialidades dos pacientes.

Assumindo a palavra, o autor, Ivan Pinto Sampaio, 60 anos, proferiu uma breve e emocionante apresentação sobre sua obra e declarou “A vida é mais do que existir, é viver”.

O autor agradeceu a presença de todos, o apoio ofertado por sua família, principalmente a sua irmã curadora, Marta Sampaio, bem como o incentivo de Kelly Coutinho, sócia proprietária da Equilíbrio Clínica Dia e idealizadora da publicação do livro. A publicação também contou com a supervisão do diretor clínico da Equilíbrio Clínica Dia, o psiquiatra Dr. Antonio Aragão.

A celebrada sessão de autógrafos ocorreu com uma agradável interação entre os convidados que repercutiam o valor de uma obra dessa natureza para o processo de quebra de estigmas e inclusão social das pessoas com transtornos mentais.

O autor dedicou-se cuidadosamente a cada convidado escrevendo belas dedicatórias.

Fonte e foto assessoria