Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Não houve Greve Geral

Diógenes Brayner – plenario@faxaju.com.br

Um membro da esquerda em Sergipe envia o que ele chama de “balanço da greve geral de ontem”. Diz que andou por Aracaju pela manhã e viu que a paralisação geral não aconteceu. E por quê? Pergunta ele e responde: há necessidade de corrigir erros e continuar mobilizado para outros embates. Acha que esse fracasso é decorrente da paralisação que tomou conta das centrais sindicais, que se burocratizaram e afastaram as suas bases.

Admite que lideranças personalistas e sectárias estejam preocupadas principalmente com a arrecadação das entidades e não levam uma luta concreta, que seria o ponto de fundo para uma greve geral se transformar apenas em uma mobilização. Admite que valeu a pena e clama o “Poder Popular” e o “Fora Bolsonaro”. Na realidade uma visão simplória do que aconteceu ontem no Brasil, mas o reconhecimento de que é preciso uma reorganização para adquirir a confiabilidade até dos militantes.

Em Sergipe quase não se percebeu que era dia de Greve Geral. A sociedade está muito decepcionada com esse tipo de movimento e cansada de não ver resultados nas atitudes de cunho reivindicatório. Uma questão foi bem avaliada pelos próprios trabalhadores: com mais de 100 milhões de desempregados, ninguém quis arriscar faltar ao trabalho, para que não favorecer as pesquisas dos que estão sem salários. Não houve problema nos transportes coletivos a ponto de paralisar, porque quem precisou usou táxi ou moto lotação para chegar em seus locais de trabalho.

Algo estranho aconteceu com o Sindicato dos Bancários. Agência de nenhum banco fechou, como acontecia antes, e Aracaju levou a sua atividade normal no comércio, na indústria, nas repartições públicas e nas escolas. Percebe-se que os Sindicatos perderam força e também entenderam as dificuldades daqueles que não podem perder emprego e não querem participar de mobilização política. Não se pode esquecer que a luta não deve ser apenas pela Educação, pela Reforma da Previdência e por outras exigências sindicais corretas, mas também contra a corrupção, a crise que assola o País e o vandalismo ideológico que perde suas digitais.

A luta atual é apenas pelo Poder, não para a defesa do cidadão e do Brasil.

Bate forte em ministro

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) bateu firme no ministro do STF, Gilmar Mendes. Com as declarações, Alessandro ganha a mídia nacional e começa a montar estrutura política em Sergipe.

*** Segundo ele, o ministro Gilmar Mendes “é um moleque a serviço de facções criminosas”.

*** Alessandro fez questão de lembrar: “agora posso falar porque gozo de imunidade parlamentar”.

Sobre a Previdência

Alessandro também falou sobre a reforma da Previdência: “muitos governadores fazem teatro em seus estados, mas é bom lembrar que estamos vivenciando um processo de desinformação proposital”.

E acrescenta: “A reforma [da Previdência] visa uma correção demográfica. É um sacrifício necessário”.

Sem chave no bolso

Belivaldo Chagas disse ontem que vai construir ginásios de esportes nos município e avisou que em “Simão Dias, o uso do ginásio será para todos”.

*** – Com meu apito funcionando, ninguém bota a chave no bolso.

Sobre reivindicações

O governador Belivaldo Chagas também disse que estava aberto ao diálogo com membros da Polícia Civil e vai recebê-los, “como sempre fiz”.

*** Lembrou que não é obrigado a seguir o relógio do sindicato. Sigo o meu.

Rogério sobre Moro

O senador Rogério Carvalho (PT) pediu que o ministro Sérgio Moro parasse de querer enganar o povo brasileiro: “Quê conversa é essa de ‘descuido informal’”?

*** Disse mais: “você cometeu um crime sucessivamente e intencionalmente. Você, Moro, é um criminoso”!

Em favor da CUT

Rogério Carvalho prestou solidariedade aos manifestantes da CUT em Sergipe que se mobilizaram por 12 horas na luta por pela Previdência.

*** – Saíram por respeitarem as decisões da justiça, e chamo a atenção para o fato de que o direito à greve está na Constituição Federal!

Márcio: Aracaju parou

Na avaliação do vice-presidente do PT, Márcio Macedo, Aracaju parou com a Greve Geral pelo Brasil, contra a reforma da previdência, os cortes na educação e por Lula Livre.

*** Segundo ele, “uma multidão tomou conta das ruas e demonstrou toda sua insatisfação ao desgoverno Bolsonaro”.

Valadares e IPTU

O ex-senador Valadares (PSB) diz que o IPTU anulado pelo TJSE continuará sendo cobrado pela prefeitura, apesar de sua inconstitucionalidade, até o trânsito em julgado do acórdão.

*** – Além disso, a prefeitura fica isenta da devolução dos valores cobrados ilegalmente. PSB e OAB vão recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), diz.

Entra aos poucos

*** Ainda discreto, o ex-senador Antônio Carlos Valadares está tratando de política e põe o dedo na sucessão municipal, agora de Aracaju.

*** Valadares deixa claro que vai se dividir entre Simão Dias e a Capital.

Para Agricultura

Foi publicada a nomeação de Aroldo Teixeira para assumir direção da Superintendência Federal do Ministério da Agricultura em Sergipe.

*** Teria sido uma indicação do deputado federal Laércio Oliveira (PP).

Lula agora ataca

Roberto Pompeu de Toledo, colunista de Veja foi correto ao dizer que “os diálogos de Curitiba põem Lula no ataque, Moro nas cordas, a Lava Jato em suspense”.

*** Apesar de Lula ser um detento ousado e que amedronta.

Gastos no Samu

Clístenes Lima Silva pergunta: “Belivaldo Chagas está sabendo realmente como acontecem alguns pagamentos no Samu”?

*** Será que o governador sabe que a economia proposta por ele não acontece no Samu?

Albano iria a ONU

A garganta ardendo impediu que o empresário Albano Franco viajasse à Genebra para participar da reunião da OIT, por indicação da CNI.

*** Albano evitou falar sobre o momento político, mas admite que “está difícil”.

Homens e mulheres

O Neurosurgery Blog divulga que o abismo salarial entre homens e mulheres na medicina é profundo. O neurocirurgião Rilton Morais considera que a “análise é metodologicamente fraudulenta, porque não compara as especialidades”.

*** Segundo Rilton a “ortopedia é quem melhor paga nos EUA e onde tem menos mulheres”.

Torcendo contra o juiz

No grupo do Blog de Luiz Eduardo Costa, o internauta José Azevedo expõe o banner: “quando se vê uma parte de população torcendo para o juiz se dar mal e o ladrão se dar bem, alguma coisa se perdeu na reflexão”.

*** Igor Cruz comenta: “faltou falar que o juiz é ladrão também! Aí pega fogo o cabaré”.

O que deu nas redes sociais

/// Recorrer da absolvição – Jair Bolsonaro disse haver um “circo armado” quando informou aos jornalistas que vai recorrer da absolvição de seu esfaqueador, Adélio Bispo de Oliveira.

*** “O circo armado [é] que, a partir deste momento, se não houver recurso e [o processo] for transitado em julgado, se caso o Adélio queira falar quem pagou a ele para tentar me assassinar, não tem mais valor jurídico, ele é maluco”, declarou o presidente, conforme o relato do G1.

/// Sobre greve geral – A greve geral convocada pelas centrais sindicais atingiu 26 estados do Brasil e o Distrito Federal (DF) ontem. Os protestos foram contra a aprovação da reforma da Previdência e o contingenciamento de verbas na Educação. Esse é o terceiro ato de grandes proporções em um pequeno intervalo de tempo.

*** O governo federal chegou a prever que a greve geral seria um “fiasco”, com pouca representatividade e efeito pequeno na rotina do país. Aliados do Palácio do Planalto passaram os últimos dias articulando para que, nas redes sociais, simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro (PSL) combatessem qualquer tentativa de enaltecer as manifestações por militantes da oposição.

///Pesquisa sobre conversas – Pesquisa da XP Ipespe, apresentada ontem, mostra que, para 47% dos entrevistados, a divulgação de conversas entre o ex-juiz federal e atual ministro da Justiça, Sergio Moro, e o procurador Deltan Dallagnol não deve alterar a percepção dos brasileiros sobre a operação Lava Jato. Para 31%, o episódio vai alterar para pior a percepção sobre a Lava Jato. Outros 11% acreditam que vai alterar para melhor e 12% não souberam ou não responderam.

*** A maior parte dos entrevistados – 77% – disse estar ciente do episódio. Para 44% a Lava Jato não cometeu excessos ao combater a corrupção. Na avaliação de 30%, porém, a operação cometeu, sim, excessos e algumas decisões judiciais devem ser revistas. Já 14% entendem que a Lava Jato cometeu excessos, mas o resultado “valeu a pena”.

Um bom bate papo

Festas juninas – Um final de semana de festas juninas em vários municípios e na Capital. Apesar da crise, este ano o povo se mostra mais animado para o forró.

Sem festas – Alguns municípios não vão comemorar o São João, porque não estão conseguindo pagar suas folhas em dia. A determinação foi do TCE.

Entrega bíblia – A Rede Globo está querendo fazer as pazes com Bolsonaro. Ontem uma de suas jornalistas entregou uma Bíblia ao presidente.

Não descarta – Deputado Fábio Henrique (PDT) tem conversado muito com lideranças para fortalecer o partido. Não descarta sua candidatura a prefeito de Socorro.

Também trabalha – O ex-prefeito José Franco também trabalha sua candidatura à Prefeitura de Socorro e diz que as pesquisas o colocam em boa posição.

Busca filiados – Quem também está conversando à exaustão é o ex-deputado José Carlos Machado, para atrair novos filiados ao DEM.

Carlos Ayres Britto – “As estrelas até que tentam, mas não conseguem cintilar tão puro quanto o brilho do olho de quem só fala a verdade aqui na Terra”.

Foi um fiasco – O subtenente Edgar Menezes ironiza: “O PT sem moral, a CUT sem dinheiro, o MST e MTST sem mortadela, portanto, sem greve”.

Mais honesto – O Lula hoje esculacha do Supremo ao Planalto e se tornou no homem mais honesto do Brasil. Desde o mensalão até a Petrobras que Lula não fez nada.

Leia também