Aracaju, 28 de março de 2024

Troca de endereço

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
19

Tem sido cada vez mais frequente a opção dos políticos pelas páginas policiais. Antes destacadas em letras garrafais nas páginas de política, muitas lideranças fizeram opção pelo crime e se viram forçados a migrar para outra editoria. De todos eles, o mais destacado é o ex-presidente Lula da Silva (PT) que, desde a condenação e prisão em 2018, virou contumaz frequentador das páginas de polícia. Em Sergipe, o preso petista fez escola. Do ano passado pra cá, já visitaram a cadeia os ex-prefeitos de Capela, Manuel Sukita (PTC), de Carira, João Bosco Machado e Diogo Machado (pai e filho), os prefeitos de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PR), de Lagarto, Valmir Monteiro (PSC) e o vereador de Socorro, Zé Ailton (PDT). Os ex-deputados estaduais Augusto Bezerra (PHS) e Paulinho da Varzinha (PSC) são os últimos a trocarem de página. Condenados a mais de 12 anos de prisão, ambos se viram forçados a mudarem de endereço em nossas folhas de notícia. São as voltas que o mundo dá!

Desempregados

A prefeita de São Francisco, Altair Santos Nascimento (PSB), e o vice Manoel Messias Nascimento Araújo (PDT) perderam os “empregos”. Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral cassou os mandatos de ambos, acusados de comparem votos. Os dois podem recorrer contra a cassação, mas terão que se afastar dos cargos tão logo seja publicada a decisão do TRE. Danôsse!

Explorando o sol

Canindé do São Francisco vai abrigar o segundo maior parque de produção de energia solar do mundo. Com um investimento total previsto entre R$ 4 e R$ 5 bilhões, o projeto estima a capacidade de geração de 1200 MW de energia. E quem festejou a boa notícia foi o governador Belivaldo Chagas (PSD). Segundo ele, este empreendimento terá um impacto enorme na geração de empregos e arrecadação de ICMS, proporcionando mais desenvolvimento para Sergipe. Maravilha!⠀

No estaleiro

E quem está hospitalizado é Luiz Augusto Ribeiro, conselheiro do Tribunal de Contas de Sergipe. Ele se submeteu, ontem, a uma cirurgia eletiva para a colocação de ponte de safena. A intervenção ocorreu no Hospital Albert Einstein (SP) e, segundo boletim médico, o paciente se recupera bem. Ainda não há previsão sobre quando o conselheiro retornará às atividades no TCE. Então, tá!

Vão às urnas

Os eleitores de Riachão do Dantas vão às urnas para eleger novos prefeito e vice. Marcada para o dia 1º de setembro, a eleição visa substituir Gerana Gomes Silva (PTdoB) e Luciano Goes (PSB), cassados pela Justiça Eleitoral sob a acusação de forjarem uma pesquisa durante a campanha de 2016. Além da cassação, Gerana e Luciano Goes estão inelegíveis pelos próximos seis anos. Crendeuspai!

Mais médicos

Os governadores nordestinos trabalham para completar os trâmites necessários visando tornar legal o Consórcio do Nordeste. Entre as iniciativas previstas está a reativação do Programa Mais Médicos com a contratação de profissionais cubanos, como aconteceu no governo da ex-presidente Dilma Roussef (PT). Não se sabe ainda quantos médicos serão necessários, mas Sergipe está entre os estados consorciados. Esta informação é do blog Primeira Mão.

Cadê o reajuste?

E o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) voltou a cobrar do governo de Sergipe a recomposição salarial dos servidores. “Trata-se de um direito assegurado constitucionalmente”, discursa o parlamentar. Há cinco anos, os servidores não têm direito nem à recomposição, quanto mais ao reajuste salarial. Usando a crise econômica como argumento, o governador Belivaldo Chagas (PSD) faz ouvido de mercador aos apelos dos miseráveis. Enquanto isso, o funcionalismo público segue fazendo das tripas coração para sobreviver. Uma lástima!

Turismo afetado

E o ex-deputado federal Valadares Filho (PSB) voltou a criticar a administração do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB). Segundo o rapaz, A divulgação do Forró Caju faltando praticamente 10 dias para o evento “confirma que Aracaju vive uma gestão sem objetivos definidos, improvisada e com uma total falta de planejamento”. Vavazinho diz que a demora em divulgar a programação da festa causou um grande prejuízo ao setor turístico da capital. É, pode ser!

Metido a brabo

O prefeito de Canindé, Ednaldo da Farmácia (PP), deu uma de valente numa festa de aniversário. A vítima de dito cujo foi o radialista Tony Brito, que apanhou por ter considerado Ednaldo o pior prefeito daquele município. A avaliação negativa desagradou o gestor, que deu dois murros no comunicador, só não batendo mais graças a turma do deixa disso. Nas esquinas de Canindé, fala-se à boca miúda que se o “da Farmácia” resolver esmurrar todos os desafetos e credores da prefeitura vai esfolar as mãos. Misericórdia!

Livres para voar

Vinte e três pássaros silvestres ganharam a liberdade graças à intervenção da Polícia Militar. As aves estavam sendo comercializadas numa feira livre da periferia de Aracaju. A ação do Pelotão Ambiental da PM tem conseguido aprender passarinhos e outros animais silvestres tanto em Aracaju quanto no interior de Sergipe. Muito bom!

Recorte de jornal

Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 17 de dezembro de 1911.

Resumo dos jornais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também