Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Patinho feio

19

O Aeroporto de Aracaju parece ser o patinho feio dos seis terminais nordestinos arrematados pelo grupo espanhol Aena Desarrollo Internacional. Tanto isso é verdade que a Infraero ameaçou transformar a sua classificação de internacional para doméstico. O argumento da estatal para efetuar a mudança é que o nosso aeroporto não tem demanda de voos internacionais. Aliás, antes de conseguir atrair turistas estrangeiros visando garantir a permanência do status, o governo de Sergipe tenta convencer a empresa Azul a colocar um voo diário entre Aracaju-Salvador. Esse curto trecho é por demais importante para empresários e executivos com negócios nas duas capitais. Quanto à manutenção da classificação internacional, tudo vai depender do que o grupo espanhol Aena pretende fazer com o nosso acanhado campinho de pouso com cara de rodoviária. Danôsse!

Preso pelo pé

Condenado a mais de 12 anos de prisão, o ex-deputado estadual Paulinho da Varzinhas (PSC) já está com a tornozeleira eletrônica. Com problemas de saúde, ele ficará em prisão domiciliar. Por sua vez, o também ex-deputado estadual Augusto Bezerra (PHS) deve se apresentar ao Presidio Militar, onde cumprirá a pena de 12 anos. Ele tentou ficar em prisão domiciliar, porém teve o pedido negado. Os dois foram condenados sob a acusação de terem metido a mão grande no dinheiro da Assembleia. Aff Maria!

Coisas do Brasil

A família do saudoso empresário sergipano Mamede Paes Mendonça recebeu cerca de 64 mil garrafas de Ballantines Finest, que repousaram por 25 anos num contêiner de aço. Importado da Escócia, o uísque (envelhecido por oito anos) ficou esse tempo todo retiro na alfândega do Porto de Santos (SP) por problemas no cálculo da alíquota do imposto. Para Jim Murray, autor de A Bíblia do Whisky, a bebida pode ter sobrevivido sem grande estrago, virando uma preciosidade de 33 anos. Todo o lote está avaliado em quase R$ 4 milhões. Misericórdia!

Alça de mira

Tramita na Câmara Municipal de Canindé um pedido de CPI visando apurar porque a Prefeitura não repassou aos bancos os empréstimos consignados feitos pelos servidores. Dez dos 11 vereadores apoiam a abertura da CPI, que pode resultar no impeachment do prefeito Ednaldo da Farmácia (PP). Metido a valentão, é capaz de o pepista querer encarar os vereadores, como fez com o radialista Tony Brito, esmurrado só por discordar da gestão do prefeito. Crendeuspai!

Contra a reforma

O deputado federal João Daniel (PT) condenou a funesta reforma da Previdência em tramitação na Câmara. O petista explica que só votaria favorável se o projeto fosse para atacar os privilégios, mas o objetivo é unicamente retirar direitos da classe trabalhadora. “Por que o governo não cobra aos grandes devedores de impostos, que enricaram a custa do trabalho do povo?”, questiona Daniel. Vixe!

Os 50 de 90

E quem apaga velinhas nesta quinta-feira, feriado de Corpus Christi, é o deputado federal Valdevan Noventa (PSC). Para comemorar os 50 anos bem vividos, o parlamentar vai recepcionar amigos e eleitores na Fazenda & Haras 90, localizada no município de Arauá. Valdevan promete “vários momentos de louvor, cantores gospel e a palavra de Deus”. A cantora gospel Laurinda Santana até gravou um vídeo para reforçar o convite de aniversário do deputado. Então, tá!

Petição de miséria

O Hospital de Urgência de Sergipe recebeu visita surpresa dos deputados estaduais Georgeo Passos, Samuel Carvalho, Kity Lima (todos do Cidadania) e Rodrigo Valadares (PTB). Os quatro dizem ter se deparado com pessoas sem remédios, fila enorme para apenas um médico, sem contar a precária estrutura hospitalar. Estes problemas serão apresentados pelos deputados ao secretário da Saúde, Valberto de Oliveira, durante a visita que este fará à Assembleia, no dia 27 próximo. Ah, bom!

Queixoso

Vem do presídio Bangu 8, no Rio, a informação de que o presidiário Eduardo Cunha (MDB) está muito queixoso com o ex-deputado André Moura (PSC). Tudo porque, mesmo sendo secretário do governo carioca, o político sergipano ainda não foi visitá-lo na cadeia. A queixa de Cunha se justifica, pois quando era o todo poderoso em Brasília, o emedebista indicou André para ser o líder do governo no Congresso. Como se diz lá em Carira, dor de barriga não dá só uma vez. Marminino!

De mudança

A Câmara Municipal de Aracaju deve mudar de endereço em agosto próximo, quando se inicia a reforma física de suas instalações. Segundo o vereador Nitinho do Vale (PSD), durante as obras no prédio da Câmara, as sessões serão realizadas no plenário da Assembleia. Ele já conversou sobre o assunto com o deputado Luciano Bispo (MDB), presidente do parlamento estadual, que colocou as instalações do Legislativo sergipano à disposição dos vereadores. Melhor assim!

Desarme-se

A aprovação do Projeto Legislativo derrubando o decreto do presidente Jair Bolsonaro (PSL) flexibilizando a compra e posse de armas foi comemorada pelo senador Rogério Carvalho (PT). Segundo o petista, o bom senso prevaleceu em favor da vida. Rogério disse que ao colocar a iniciativa presidencial na luta do lixo, o Senado mandou o recado de que Jair Bolsonaro não pode governar por decretos. Certíssimo!

Recorte de jornal

Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 11 de novembro de 1906.

Resumo dos jornais

Leia também