Aracaju, 28 de março de 2024

Cohidro e Defesa Civil esclarecem que barragem em SE não sofreu danos com chuvas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
6
Segundo informações da gerência do Perímetro Irrigado gerenciado pela Cohidro no local, a barragem que abastece os lotes agrícolas não sofreu danos estruturais com as chuva.

A Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos de Sergipe (Cohidro) esclarece que não houve rompimento da barragem Jacarecica II, entre os municípios de Riachuelo e Malhador. Segundo informações da gerência do Perímetro Irrigado, a barragem que abastece os lotes agrícolas não sofreu danos estruturais com as chuvas. Ela apenas encheu e a água extravasou pelo vertedor, cumprindo sua função normal de acumular água e reter os grandes volumes que poderiam causar prejuízo a jusante. A água, naturalmente, se somou às águas do Rio Jacarecica, cujo nível já estava elevado pelas chuvas, assim como o Rio Sergipe, onde deságua mais adiante.

Neste momento, as equipes da Defesa Civil Estadual estão em Riachuelo para averiguar a situação do alagamento e das pontes locais, contribuindo com o trabalho já feito pelas equipes da coordenadoria municipal de Defesa Civil, que realizam o transporte de moradores por embarcação nas regiões afetadas. O governo de Sergipe alerta para que se tenha máximo cuidado com a divulgação de informações inverídicas – como essa do rompimento da barragem (que não ocorreu) – para não gerar pânico na população. Emergências podem ser informadas pelo número 199 na capital e, no interior, também pelo 193.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também