Aracaju, 29 de março de 2024

Peça teatral arrecada meia tonelada de alimentos e é doada a associações

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
6

Na noite dessa terça-feira, 6, a Somese em parceria com os estudantes de medicina da turma 106 da Universidade Federal de Sergipe apresentaram a peça teatral “O Futuro da Humanidade”, uma adaptação do livro homônimo do psiquiatra Augusto Cury, no Teatro Atheneu.

Para ter acesso à peça, os espectadores realizaram a doação de 2 kg de alimentos não-perecíveis que totalizaram meia tonelada e que foram doados as instituições Mulheres de Peito, Associação dos Amigos da Oncologia (AMO) e Associação de Apoio ao Adulto com Câncer do Estado de Sergipe (AAACASE).

O professor e presidente da Somese, Dr. José Aderval Aragão, agradeceu todo o empenho dos alunos e a presença dos familiares que foram assistir à peça teatral. “A realização desse evento tem o intuito de unir a turma em prol de uma atividade e fazer com que eles entendam a importância da humanização do médico”, pontuou Dr. Aderval.

A presidente da AMO, Conceição Balbino, parabenizou os alunos pela brilhante apresentação e explicou que é importante sair da caixinha. “A gente da área da saúde, precisa aprender a reaprender e foi isso que a peça trouxe, que é necessário sair de dentro da caixinha e aprender de novo. Acredito que teremos no final do período alunos mais humanos e comprometidos do que quando entraram na Universidade”, destacou Conceição.

Sheyla Galba, representante do Movimento Mulheres de Peito, agradeceu mais uma vez a parceria entre a Somese e os estudantes. “Cada vez que assistimos a peça é uma releitura e os alunos estão de parabéns e são nota dez. O Movimento Mulheres de Peito fica grato com a doação dos alimentos e se sente muito honrado pelo convite”, agradeceu Sheyla.

A representante da AAACASE, Neide dos Santos, explica que todas as vezes que lançam uma peça dessa, convidam a instituição para receber os alimentos arrecadados. “Temos muita gratidão a Somese e aos alunos e esses alimentos vão nos ajudar muito”, enalteceu Neide.

O Dr. Henrique Batista que faz parte do Conselho Federal de Medicina e da Comissão de Humanidades Médicas parabenizou a Somese e os alunos pela magnífica apresentação. “Esses alunos apresentaram uma lição primorosa de como o médico deve ser nesses tempos em que existem o imperativo técnico-científico. Se não existir a humanização e a sensibilidade de que devemos ajudar, a medicina perde o sentido”, esclareceu Dr. Henrique.

O presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobrames Sergipe), Dr. Lúcio Prado, parabenizou Dr. Aderval pela iniciativa de promover a peça para seus alunos. “As atividades artísticas interferem na formação do médico verdadeiramente humanista e são através dessas ações que vamos melhorar a relação de médico e paciente”, enfatizou Dr. Lúcio.

Para a espectadora, Laura Leal, a peça foi um momento muito importante para os alunos. “Acredito que com a peça, os estudantes aprenderam o valor da humanização e do respeito ao próximo. Estão de parabéns”, parabenizou a espectadora.

Segundo o estudante de medicina, Lucas Costa, a peça foi muito importante porque tiveram que trabalhar em equipe. “Pudemos conhecer melhor a turma composta por 50 pessoas e conseguimos interagir com cada um e saber que futuramente trabalharemos em equipe, mas como médicos”, explicou Lucas.

Matéria: Ascom Somese

Foto: Leonardo Vilas Boas

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também