Aracaju, 28 de março de 2024

VENDAS DE COMBUSTÍVEIS NO ESTADO DE SERGIPE CAIU NO MÊS DE JULHO, DIZ FIES

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
101

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), indicou que as vendas totais de combustíveis, no sexto mês do ano, totalizaram pouco mais de 57 milhões de litros, assinalando retração de 6,6% quando comparado com o mesmo mês de 2018. Em relação ao mês imediatamente anterior, maio último, as vendas caíram 11%.

As vendas totais de combustíveis objeto da análise englobam as vendas em litros de gasolina, etanol hidratado, óleo diesel e querosene de aviação.

Combustíveis comercializados em junho/19

No mês analisado, observou-se que foram vendidos pouco mais de 29,3 milhões de litros de gasolina. Em termos relativos, esse destilado do petróleo registrou queda de 1,3% em relação a junho de 2018. Já em relação ao mês de maio deste ano, também houve queda, de 8,5%.

No tocante ao óleo diesel, foram comercializados pouco mais de 23,2 milhões de litros. Em termos comparativos, verificou-se retração de 13,6%, em relação ao mesmo mês de 2018. Quando comparado com o mês anterior, maio deste ano, as vendas também caíram, a baixa foi de 14,2%.

Para o etanol hidratado, verificou-se elevação nas vendas de 20,7%, quando confrontado com o volume registrado no mesmo mês do ano passado. Em volume, as vendas chegaram a 2,9 milhões de litros. Em relação ao mês anterior, notou-se queda de 14,4% nas vendas.

O querosene de aviação, combustível utilizado pelas aeronaves, totalizou pouco mais de 1,5 milhão de litros em vendas, assinalando recuo de 24,8%, em relação a junho do ano passado. Porém, no confronto com o mês imediatamente anterior (maio/2019), notou-se alta de 0,3%.

NIE/FIES

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também