Aracaju, 18 de abril de 2024

Município de Tobias Barreto e suas surpreendentes peculiaridades

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
7

O ESTADO DE SERGIPE CONTINUA SENDO UMA AGRADÁVEL SURPRESA E O MUNICÍPIO DE TOBIAS BARRETO VAI ALÉM DA FEIRA DA CORUJA, BORDADOS EM PONTOS DE CRUZ E RICHELIEU.

A antiga cidade de Campos localizada no sertão das águas ao sudeste do estado é unanimidade entre sergipanos e baianos, tradicionalmente os noivos nesses dois estados nordestinos na hora de fazer o enxoval pensa logo no Polo Fabril dessa terra abençoada por Nossa Senhora Imperatriz. Além de atender as exigências dos mais requintados casais de nubentes e gestantes a feira da coruja atrai semanalmente mais de 5 mil sacoleiras vindas de diversos pontos do Brasil em busca das vantagens oferecidas por um grande mercado atacadista de confecções e artigos para cama, mesa e banho. O artesanato em bordados com pontos de cruz e Richelieu é o que há de mais luxuoso e muitas vezes presentes no acabamento primoroso dos produtos especialmente manufaturados.

O que o mundo ainda precisa saber é que além do seu pólo industrial e comercial de confecções o município de Tobias Barreto guarda agradáveis surpresas que potencializam atividades turísticas que contemplam o desenvolvimento sustentável numa região de matas virgens que misturam espécies da fauna e da flora de dois importantes bioma: Caatinga e Mata Atlântica.

No último domingo, 01/09 eu tive o privilégio de me juntar a um Seleto grupo de trilheiros e nos submetemos a uma gratificante experiência percorrendo uma maravilhosa trilha de 14km de extensão denominada de Trilha da Cachoeira do Boqueirão Feio na Serra dos Macacos; apesar do nome “Feio” as belezas paisagísticas contrariam a quem a denominou assim!

O turista que chega ao povoado Samambaia se surpreende com a quantidade de trilhas daquele belo e impressionante canto tobiense que ostenta atrativos entre os seus vales, rios, riachos, cachoeiras e muita história. Nessa região além do museu do Tropeiro encontramos as trilhas do Poço do Porão, trilha da Pedra Grande, trilha do Rio da Curva, Veredas da Fé e Toca da Onça; um verdadeiro paraíso para os amantes do ecoturismo e do turismo de aventura.

Uma das paradas obrigatória é o Recanto da Serra, ponto pitoresco que de forma rústica abriga o Museu do Tropeiro, curiosidades e histórias muitas vezes contadas em cordel por uma apaixonante figura, conhecida no meio cultural e artístico como, Pedro Menezes, o cordelista matem nesse recanto um restaurante onde serve deliciosos pratos da culinária típica regional.

O município que um dia foi chamado de Campos é berço de dois grandes vultos da história sergipana: Tobias Barreto de Menezes, um dos maiores juristas do Brasil e Epifanio Dorea um dos maiores intelectuais do estado.
Recomendo que não apenas se satisfaçam com esta leitura mas preparem os apetrechos de trilha e experimente Tobias Barreto.

Contatos para essa aventura:
Pedro Menezes
Recanto da Serra
(79) 99895-2860
Rafael
Natus Turismo
(79) 98817-2508

Por fim quero agradecer ao meu amigo Junior Dantas, coordenador de Turismo do município que nos proporcionou essa inesquecível visita!!!

Genilson Aragão
Turismólogo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também