Aracaju, 18 de abril de 2024
Search

SERGIPE REGISTROU AUMENTO NA PRODUÇÃO DE PETRÓLEO NO MÊS EM JULHO

101

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), mostrou que a produção de petróleo no estado, em julho deste ano, foi de 467,7 mil barris equivalentes de petróleo (BEP), situando-se 5,4% acima da produção do mês anterior, junho deste ano. Já no confronto com julho do ano passado, notou-se retração de 18,7% na produção.

Extração de Petróleo em terra e mar

Do total produzido no sétimo mês do ano, 69,5% ou pouco mais de 324 mil barris (BEP) foram extraídos em terra.  Para esse tipo de produção, em termos relativos, observou-se aumento de 1,3% na comparação com junho deste ano. Em relação ao volume produzido em julho de 2018, notou-se recuo de 21,6%.

Por outro lado, a produção no mar, respondeu por 30,5% da produção total, atingindo aproximadamente 142,9 mil barris. Em termos comparativos, verificou-se alta de 16% em relação ao último mês de junho. No entanto, quando comparado com julho do ano passado, observou-se queda de 11,1%.

Produção de Gás em julho/2019

A produção de gás natural, em julho do ano corrente, ficou acima dos 371 mil barris equivalentes de petróleo (BEP). Em termos relativos, houve queda de 1,3% na comparação com o mês antecedente (junho/2019). Em relação ao mês de julho do ano que findou, a retração observada foi de 13%.

A produção em mar permaneceu sendo a principal fonte de produção, totalizando mais de 348,4 mil barris, abarcando 93,9% do total produzido no estado, ao passo que a produção terrestre foi de pouco mais de 22 mil barris, representando 6,1% da produção.

NIE/FIES

Leia também