09/09/19 - 08:56:00

Crianças participam de plantio simbólico de árvores durante ação do Projeto Azahar

Para dar início às comemorações pelo mês da árvore, estudantes da Escola Dom Pedro II, do bairro Pedra Branca, em Laranjeiras, participam, na manhã da próxima terça-feira, 10, de um plantio simbólico de mudas de árvores nativas da região.

A ação é uma iniciativa do Projeto Azahar: Flor de Laranjeiras, realizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão (FAPESE) e pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

A atividade acontece nesta terça-feira, 10, a partir das 7h30, com previsão de encerramento por volta de 10h, na Praça Éder Ribeiro Leite, conhecida como Praça de Eventos, em Laranjeiras. A área está localizada no fundo da Universidade Federal de Sergipe – campus Laranjeiras, próximo à ponte situada na Rua Barros Siqueira de Menezes.

Para a assessora de educação ambiental do Projeto Azahar: Flor de Laranjeiras, Aldjane Moura, muito mais do que plantar mudas, a ação desta terça-feira tem o objetivo de sensibilizar as crianças e adolescentes para a necessidade de preservação do meio ambiente, em especial das matas ciliares dos rios Sergipe e Cotinguiba, que corta a cidade de Laranjeiras.

“Ao envolver os estudantes no plantio, pretendemos conscientizar e estimular o conhecimento acerca dos benefícios do reflorestamento das matas ciliares”, apontou Aldjane, frisando que a ação articula dois eixos de atuação do projeto Azahar: Flor de Laranjeiras: educação ambiental e restauração florestal.

“Além do caráter educativo para os meninos e meninas que participarão do plantio, a ação traz em si o simbolismo da esperança e do futuro”, completou o professor doutor Antenor Aguiar, coordenador geral do Projeto Azahar.

Restauração Florestal

O local em que ocorrerá o plantio simbólico já está sendo reflorestado pelo Projeto Azahar: Flor de Laranjeiras.  A área tem abrangência de 2,2 hectares e receberá, entre setembro e outubro, duas mil e quinhentas mudas de espécies nativas da região: ipê roxo, ipê rosa, ipê amarelo, pau-ferro, pau-pombo, canafístula, jacarandá, e pau brasil. Ao longo dos dois anos de execução do projeto, serão restaurados 10 hectares de áreas degradadas da bacia hidrográfica do rio Sergipe

A coordenadora técnica do projeto, Hannah Uruga, explica que, além auxiliar no equilíbrio ambiental e na preservação do rio, as árvores ainda embelezam a cidade histórica. “As árvores ajudam a purificar o ar, a controlar a temperatura e a proteger o solo. A recuperação de áreas degradadas gera impactos diretos na proteção de rios e nascentes, ajudando a manter o equilíbrio ambiental, repercutindo na flora, fauna e na quantidade e qualidade dos cursos das bacias hidrográficas”, apontou Hannah.

Sobre o projeto

No sul da península Ibérica, Azahar significa Flor de Laranjeira. Em Sergipe, Azahar: Flor de Laranjeiras é o nome do projeto cujo objetivo é contribuir com a promoção da segurança hídrica no município de Laranjeiras, em especial nas comunidades de Pedra Branca e Bom Jesus. Para isso, o projeto desenvolve ações em quatro eixos: monitoramento hídrico, educação ambiental, restauração florestal e pesquisa científica.

Serviço:

O que: Plantio Simbólico de mudas por crianças e adolescentes

Quando: Terça-feira, 10, das 7h30 às 10h

Onde: Praça Éder Ribeiro Leite, conhecida como Praça de Eventos, em Laranjeiras.

Foto assessoria

Por Débora Melo