Aracaju, 29 de março de 2024

Sergipe é o estado que mais esclarece mortes violentas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

No país, foram contabilizadas mais de 8,1 mil mortes violentas sem causa determinada

O Brasil registrou 8,1 mil mortes a esclarecer em 2018, de acordo com a 12a edição do Anuário Brasileiro da Segurança Pública, divulgada nesta terça-feira (10), em São Paulo. A morte a esclarecer – modalidade diferente do crime a elucidar – é explicada quando os estados deixam de atribuir algum tipo penal às mortes violentas registradas, a exemplo de um homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte ou até suicídio. Entre todos os estados e o Distrito Federal, Sergipe tem o melhor resultado.

Isso porque, em Sergipe, das 984 mortes violentas intencionais registradas em 2018 – o conjunto de homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte-, apenas um caso não teve o seu tipo penal identificado. Apenas os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, sozinhos, deixaram de informar o tipo penal em 4.499 ocorrências de mortes violentas.

De acordo com o levantamento publicado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, ao passo em que a incidência das mortes violentas – aquelas em que não foram comunicadas as causas – saltaram de 7.537, em 2017 para 8.111, no ano passado, Sergipe praticamente esclareceu todas as mortes. No país, houve um aumento de 7,1% nesse tipo de caso.

Segundo o chefe de Centro de Estatísticas e Análise Criminal da SSP, essa cifra negra de mortes a esclarecer é ruim, porque impacta nas políticas públicas propostas pelo Fórum e ainda compromete as taxas de crimes divulgadas a cada ano no Anuário Brasileiro da Segurança Pública. “Na medida que uma morte não é apontada como homicídio, latrocínio, lesão corporal seguida de morte, cria-se uma cifra negra que compromete o resultado da pesquisa. Felizmente, há muitos anos, nossa divulgação tem sido fidedigna”, avaliou.

O resultado positivo é fruto do planejamento estratégico feito pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) em conjunto com as instituições que a formam. “Nós temos como objetivo primordial a preservação da vida. Diminuir a criminalidade é fundamental. Identificar as causas das mortes facilita nossa análise criminal e impacta em nossas estratégias operacionais”, afirmou o secretário João Eloy.

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também