Aracaju, 28 de março de 2024

André analisa desfiliações

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

O presidente regional do Partido Social Cristão (PSC), André Moura, não tem nada a falar sobre a posição do deputado federal Valdevan Noventa, do seu partido. Não tem e nem parece disposto a comentar. Valdevan surgiu em Sergipe para disputar o mandato, obteve êxito m sua região, mas sem afinidade política com o Estado. O seu projeto deu certo e ele conduz o mandato sem conhecimento profundo dos problemas de Sergipe.

Depois de eleito tentou por em prática uma ação de caráter pessoal, que foi tomar o PSC e assumir a Presidência Regional da legenda no Estado, abrindo espaços para lideranças construídas por ele, durante um período curto que transita por Sergipe, Não obteve êxito em sua tentativa e a partir daí praticamente abandonou a sigla, Não participa de reunião, não segue orientação partidária e toma posições que às vezes contraria a orientação da Direção Nacional.

Para André Moura é problema do deputado Valdevan Noventa sair ou não do partido. Admite que não é contra e nem a favor à posição do parlamentar, porque a decisão é de exclusividade absoluta dele.

Já em relação ao deputado estadual Gilmar Carvalho, que protocolou na Justiça Eleitoral a desfiliação do PSC, há uma outra característica e sentimento. É que o partido lançou a pré-candidatura dele a Prefeito de Aracaju: “gostaria muito que ele ficasse na legenda e disputasse a Prefeitura pelo PSC”, disse o ex-deputado federal André Moura ao deixar claro, em seguida, que respeita a posição dele em deixar o partido, “quando poderíamos estar unidos”.

André Moura tranquilizou quanto a posição do partido em relação a essa decisão do deputado Gilmar Carvalho: “não vamos questionar na Justiça em respeito a ele e à nossa amizade”, disse. O presidente regional do PSC lembrou que fez ato público para lançar a pré-candidatura de Gilmar a prefeito, com a presença de 43 pré-candidato a vereador. O partido só não pode atendê-lo na “questão do Fundo Partidário, porque isso passa a ser decisão nacional, que precisa atender aos demais Estados”, explicou André.

– Como não gosto que ninguém interfira nas minhas decisões políticas, também não me permito interferir no destino político de ninguém, até para que, mais à frente, aconteça imprevisto e a culpa seja minha, finalizou o ex-deputado.

Agora o Preço da Hora

Na reunião de governadores em Natal, Belivaldo Chagas, ao lado do seu colega da Paraíba, João Azevedo, assinou convênio para utilizar o aplicativo “Preço da Hora”, em Sergipe.

*** – A ferramenta informa onde comprar mais barato em tempo real. É como eu sempre digo, se tem algo muito bom para o povo, vamos de ‘Ctrl C + Ctrl V’!, disse Belivaldo.

Alessandro abre o verbo

O senador Alessandro Vieira (Cidadania) está abrindo o verbo em entrevista nas rádios e demonstra ressentimento com as críticas que recebeu na solenidade do titulo de Cidadão Sergipano, por não ter seguido o protocolo.

*** Outro motivo: Alessandro é candidato a governador e provoca mudanças no estilo, inclusive de críticas diretas a adversários. Realmente, Alessandro incorporou o ‘justiceiro’.

Bolsonarista arrependido

Alessandro Vieira é um Bolsonarista arrependido. Acreditou na campanha de combate à corrupção e se frustrou com a forma como vem sendo tratada a ‘CPI da Toga’, por parte do pessoal ligado a Bolsonaro.

*** Tem dificuldade em chegar as 27 assinaturas, exatamente pela ação da turma que ele imaginava contra atos de ministros do Supremo.

*** Alessandro não imaginou que parte dos seus colegas no Senado tem as digitais em alguns processos e depende dos togados.

Fala de Rogério

O Senador Alessandro Vieira aproveitou para acusar Rogério Carvalho (PT) de ser o maior aliado do presidente Jair Bolsonaro em Sergipe.

*** A um ouvinte disse que tem um software no gabinete que acompanha votos de senadores nas comissões e no plenário.

*** – Rogério Carvalho é, no momento, o senador sergipano que mais vota alinhado aos projetos do Governo, disse.

Piada ou Fake News?

Um aliado de Rogério Carvalho (PT) acha que a notícia de que Alessandro Vieira (Cidadania) acusa seu colega petista de ser “o maior aliado de Bolsonaro em Sergipe, é piada ou fake news”.

*** – Quem fez campanha para Bolsonaro e defende suas ideias, não pode ter falado isso.

PEC de Kátia Abreu

A mesma fonte disse que o senador Alessandro Vieira reconheceu o trabalho do senador Rogério Carvalho ao falar dos benefícios alcançados pela Frente para o Norte, Nordeste e Centro Oeste.

*** Segundo a mesma fonte, o senador Alessandro Vieira se referiu a ela como “PEC da Kátia Abreu”.

Viagem à China

Rogério Carvalho (PT) está na China a convite da embaixada daquele país, que selecionou no Senado cinco parlamentares com reconhecida capacidade de articulação dentro da Casa.

*** A China é o maior parceiro comercial do Brasil e o maior polo tecnológico do mundo e, nesse momento de profunda crise econômica, o Senado é uma instituição de primeira importância na construção e consolidação dessa parceria.

Recurso de marketing

O medico sanitarista Antônio Samarone, que já exerceu cargos políticos e participa dos movimentos na área, divulga nos grupos sociais que “o aborrecimento gerado pelas obras da prefeitura é proposital”!

*** – Um recurso de marketing! Não se sabe é se funciona.

Fica complicado

As obras realizadas em cidades de médio e grande portes provocam aborrecimentos, principalmente no trânsito. O importante é que sane os problemas nas ruas e avenidas.

*** Com o resultado final os transtornos se transformam em alívios. O que não pode é deixar de fazer…

Nomes em potencial

O PRB passou a semana em reuniões com vários pré-candidatos a vereador de Aracaju e o partido hoje já conta com pelo menos 12 nomes em potencial para disputar o mandato.

*** O PRB já tem uma chapa competitiva, disputando no mínimo duas cadeiras na Câmara Municipal da Capital.

*** Uma das vantagens que o partido tem é o tempo de televisão e o fundo eleitoral, que é bastante generoso.

Rodrigo e o SPU

O deputado Rodrigo Valadares, presidente regional do PTB em Sergipe, que também comanda o PSL, através do irmão Fábio Valadares, tenta emplacar a nomeação do novo superintendente da SPU no Estado.

*** Rodrigo está buscando participação no Governo Federal, em razão de sua posição no Estado, através do PSL.

Venda de imóveis

O SPU, vinculado ao Ministério da Economia, vai lançar uma página na internet, até o fim do mês, para divulgar 3.830 imóveis em desuso da União.

*** Todos eles estarão disponíveis para a venda. Essas áreas estão avaliadas em R$ 36 bilhões.

***A página vai conter informações como localização, conservação e valores estimados, já que há um acúmulo constante de recebimento de imóveis, por força de apreensões de processos transitados e julgados.

Nomes em Itabaiana

O prefeito Valmir de Francisquinho (PR) acena para Adailton Souza, seu chefe de gabinete, ser seu pré-candidato a prefeito de Itabaiana. Há um porém: o ex-senador Eduardo Amorim (PSDB) também trabalha para ser o candidato de Valmir.

*** Caso feche a candidatura em torno de Eduardo, Adailton deve ser o seu vice.

Outro candidato

O ex-vereador por Itabaiana e ex-secretário estadual do Meio Ambiente, Olivier Chagas (PT) é candidatíssimo do partido à Prefeitura daquela cidade.

*** Já conversou com o deputado João Daniel (PT) e com o senador Rogério Carvalho (PT) e o partido vai apostar todas as suas fichas nele.

E Vardo da Lotérica?

O vereador Vardo da Lotérica, suplente de deputado estadual que não se elegeu por dois votos a menos, está com dois advogados com o objetivo de recuperar a votação e ocupar cadeira na Assembleia Estadual.

*** Vardo está consciente de que assume a Alese, tanto que já lançou a pré-candidatura do filho a vereador.

*** Vardo também se mexe em relação à Prefeitura, mais ainda muito discreto.

PT em Estância

O presidente do Diretório Municipal do PT em Estância, José Domingos Andrade Soares, o Dominguinhos, será o candidato a prefeito do partido naquela cidade.

*** A tendência Articulação de Esquerda já retornou ao partido e Dominguinhos tem o apoio de toda a cúpula do partido.

ATENÇÃO – A partir de hoje a coluna passa a usar o e-mail diogenesbrayner@gmail.com para contatos, informações, reclamações, comentários e críticas

Um bom bate papo

De Clóvis Silveira – Nada que já sabíamos com muita antecedência poderá nos afetar porque o tempo fez com que ficássemos vacinado, “imune.”

Gestão Pública – O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, Edvaldo premiação para os vencedores do 1º Concurso de Criatividade e Inovação na Gestão Pública.

Mexer no mínimo – A equipe econômica estuda retirar da Constituição Federal a previsão de que o salário mínimo seja corrigido pela inflação.

Congelar Mínimo – A ideia é que, em momentos de grave desequilíbrio fiscal, como o atual, haja condições de congelar mesmo os aumentos nominais do Salário Mínimo.

Grandes fortunas – O Governo Federal pretende reduzir a crise castigando quem ganha o mínimo e não fala em taxar as grandes fortunas.

Depende do juiz – A saída do deputado estadual Gilmar Carvalho agora depende apenas da decisão do juiz que está com o processo.

Ação da bancada – Nos grupos sociais muita gente pedindo ação da bancada federal em relação à questão da Petrobrás em Sergipe.

Bienal supera – A Bienal do Livro de Itabaiana, este ano, superou expectativas dos promotores pelo número de escritores e a frequência.

De forma precoce – Um estudo concluiu que o consumo excessivo de proteínas, que acontece por exemplo em dietas que restringem carboidratos, pode levar ao envelhecimento precoce.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também