Aracaju, 29 de março de 2024

Lula só sai como inocente

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

Preparem-se: o assunto da semana [ou do mês] será a posição do ex-presidente Lula da Silva (PT), em se recusar sair da cadeia para cumprir regime semiaberto. Quer dizer: sai durante o dia para trabalhar e retorna à noite ao presídio. Lula resiste a isso. Quer ficar livre com a declaração de sua inocência. Segundo um jurista, “o Judiciário vai ter de tocá-lo de lá, se quiser que saia. Moralmente, está em posição superior à dos procuradores e juízes que o condenaram. Vai ser difícil para o STF negar-lhe o direito a um novo julgamento que respeite o devido processo legal”.

Mas juridicamente há quem não veja condições para julgar a inocência de Lula sobre os processo que tem. Existe apenas quatro formas dele não progredir para o regime semiaberto: começar a vandalizar a sala que ocupa como cela; agredir os policiais que se revezam na sua vigilância; tentar fugir; demonstrar por livre e espontânea vontade e de maneira cabal que continua a ser um perigo para a sociedade. A última hipótese é a única que Lula jamais fará.

O Partido dos Trabalhadores já começa a se mobilizar para que haja novo julgamento do ex-presidente e que ele seja declarado inocente, injustiçado e perseguido. O objetivo é retornar à sociedade como mártir de uma perseguição política, que põe por terra todas as acusações que o transformaram em um perigo para o Brasil. Quer mais: que os seus algozes sejam julgados e presos. Lógico que Lula está com a corda toda, em razão de excesso de prepotência da Operação Lava Jato, que de alguma forma terminou por deixar vazar inconsequências políticas.

O ex-presidente Lula escreveu uma carta ao povo brasileiro que parecia um ato de bravura. Chegou a mexer até com segmentos da sociedade que desejam vê-lo apodrecer na cadeia. Mandou o recado: “Quero que saibam que não aceito barganhar meus direitos e minha liberdade.” Em seguida reafirmou que não aceita o semiaberto. Claro que nas entrelinhas Lula da Silva não deseja sair durante o dia e retornar à noite, porque abranda a pena, mas não lhe retira a culpa. Além disso, ninguém quer dormir na cadeia.

Lula já começa a receber apoio de nomes importantes, como o escritor Paulo Coêlho, um dos mais lidos do mundo, que sábado lhe enviou uma mensagem via Twitter, recomendando que o ex-presidente ficasse na prisão até que seja inocentado: “#LulaLivre seu lugar no momento é na cadeia. Não aceite participar da farsa sinistra dos procuradores da lava-jato. Aguenta mais um pouco – e saia como inocente”, escreveu.

Lula respondeu e avisou que só sairá com o reconhecimento de sua inocência pelo Supremo. Não dá para avaliar o que acontecerá daqui por diante, mas tudo indica que o ex-presidente de detento pode virar herói por aclamação popular, deixando a marca de incompetência total carimbada nas instâncias superiores, o que desgastará o judiciário brasileiro, que se mostra lamentavelmente vinculado às tendências políticas que estão “por cima da carne seca”.

Retirada dos embargos

Segundo advogado da área política, a retirada de pauta dos embargos do governador Belivaldo Chagas foi decidida pelo desembargador Diógenes Almeida, porque não dava tempo de se debruçar sobre toda a matéria.

*** – A suspeição foi dada entrada no TRE na sexta-feira e não dava para fazer análise e avaliação minuciosas, além de repassar para conhecimento dos demais integrantes da corte.

Mudança na decisão

Segundo o advogado, o desembargador Diógenes Almeida, como relator, havia focado em parecer sobre os embargos. Com a suspeição terá que apurar e oferecer uma outra decisão.

*** Um outro jurista disse que a suspeição cria uma exceção que deve ser apurada e julgada, o que ocorrerá a anulação da decisão anterior. Tanto que a suspeição terá que ser avaliada primeiro.

Também para o dia 10

O julgamento do deputado Rodrigo Valadares (PTB) foi adiado pela segunda vez em razão da extensão da pauta. Agora está marcado para a quarta-feira, dia 10.

*** Rodrigo foi denunciado por compra de votos.

Manter contatos

O ex-deputado André Moura (PSC) ao assumir a Casa Civil e Governança do Rio de Janeiro fará visitas com maior espaço de tempo às suas bases em Sergipe.

*** Vai manter contato permanente com elas, porque pretende disputar as eleições de 2022 e fortalecer o seu partido no Estado.

Já atua na Casa

André Moura desde ontem que iniciou o seu trabalho na Casa Civil do Rio e vai marcar com o governador a solenidade de posse. Mas está atuando para manter a Pasta dentro do seu jeito e estilo.

*** André reconhece que a responsabilidade é muito grande, principalmente quando trata de um governador que acena para uma disputa à Presidência da República.

Apenas especulação

Vice-presidente regional do MDB, ex-deputado Sérgio Reis, diz que não vê motivos para os deputados estaduais Garibaldi Mendonça e Zezinho Guimarães deixarem o partido.

*** Acrescenta que não houve nenhuma informação oficial dos parlamentares sobre isso, embora Zezinho já tenha se manifestado abertamente quanto à sua saída.

*** Concluiu dizendo que para ele “tudo isso não passa de especulação da imprensa”.

Gonzaga pode sair

Mas não são apenas Zezinho Guimarães e Garibaldi Mendonça que pensam em deixar o MDB, tem outros nomes como o vereador Dr. Gonzaga, que terá brecha para isso antes das eleições.

*** Dr. Gonzaga ainda está no MDB porque é ligado ao ex-deputado Marcos Franco.

Candidato a prefeito

O deputado Dr. Samuel Carvalho diz que tudo indica que será candidato a prefeito de Nossa Senhora do Socorro, mas a decisão só será tomada em janeiro.

*** Acrescenta que por onde anda recebe o “carinho do povo”. O que considera reflexo de ter sido o estadual mais votado na cidade

*** Acha, entretanto, que primeiro precisa ouvir o grupo e as vozes da rua.

Povo cansado

O deputado Samuel Carvalho admite que o “povo socorrense está cansado da gestão do atual prefeito”, e acredita que o sentimento de renovação prevaleça em 2020.

*** O deputado diz que terá o apoio do senador Alessandro Vieira, “que teve 38 mil votos em Socorro”.

Rogério e carta

O senador Rogério Carvalho expõe carta escrita por Lula e diz: “uma carta que emociona por haver muita dignidade em cada palavra”.

*** – A soberba de quem errou impede qualquer pedido de desculpas. Mesmo assim, acreditamos na justiça e não vamos desistir. O Brasil precisa de Lula livre! – diz.

Mudança de nomes

Várias avenidas retiraram nomes de pessoas vivas e colocaram de mortas. A conhecida Avenida Heráclito Rollemberg passou a ser Avenida José Carlos Silva.

*** Em Aquidabã, a principal avenida deixou de ser “Dra. Leonor Franco”, e agora leva o nomes de “Governador Marcelo Déda”.

Sem uma definição

O deputado estadual Ibraim Monteiro disse ontem que o seu grupo ainda não definiu nome para disputar a Prefeitura de Lagarto nas eleições do próximo ano.

*** Adianta que existem bons nomes no grupo e um deles pode ser o candidato, “inclusive eu”. A decisão acontecerá mais à frente.

E se Lula for solto?

Circula no MDB um pensamento em relação ao ex-governador Jackson Barreto: caso o ex-presidente Lula (PT) seja solto ele deixa o partido e será candidato a deputado federal por outra sigla.

*** Tem quem aposte que ele pode se filiar até mesmo ao PT, embora não haja certeza disso.

Troca de domicílio

Chega à informação de que o deputado estadual Capitão Samuel (PSC) trocou ontem de domicílio eleitoral. Está em São Cristóvão para tentar a Prefeitura.

*** Samuel confirmou e caso seja candidato pretende mudar de sigla. Está com um pé no DEM.

*** O deputado diz que dará oportunidade ao povo de São Cristóvão a ter mais opções para avaliar, “além de ser importante para a sociedade”, admite.

Melhor avaliação

As últimas duas amostragens de pré-candidatura a prefeito de Aracaju mostram que Gilmar Carvalho é o melhor avaliado pelos eleitores e que se mantém em crescente.

*** Na avaliação de um profissional do marketing, “essa eleição tem tudo pra não ser o que os tradicionais estão acostumados a ver.”.

Gilvan e Alessandro

Rômulo Rodrigues (PT) avalia que a eleição do delegado Alessandro Vieira foi um desses fenômenos que, mesmo raro, costuma acontecer na política.

*** Em Sergipe já aconteceu em 1974 com o médico Gilvan Rocha (MDB) que pouca gente lembra.

Um comparativo

Para Rômulo, “Gilvan foi dentro de um fenômeno de rejeição à ditadura e de afirmação da política”.

*** Já Alessandro Vieira foi de negação da política e afirmação do Estado policial.

*** Gilvan fazia a política com timidez. Alessandro faz com arrogância.

*** Gilvan foi senador de um mandato. Alessandro será também. Na política é assim; ou a pessoa é; ou não é!

Novo secretário

A Prefeitura de Lagarto tem um novo secretário da Comunicação. Já foi nomeado e inicia hoje o seu trabalho: o nome dele? Alysson Bomfim.

*** É filho de Antônio Bomfim e, junto com o pai, administrou o jornal Cinform.

Um bom bate papo

Ficou atento – Vardo da Lotérica (PTB) ficou aguardando em Itabaiana o julgamento do deputado Rodrigo Valadares, no TRE. Seu advogado estava acompanhando.

Centro de atenções – Aliás, a sessão de ontem do TRE foi o centro das atenções, em razão do pedido de anulação do julgamento anterior feita pela defesa de Belivaldo.

Mudança no MPF-SE – O novo procurador da República em Sergipe é Flávio Pereira da Costa Matias. A procuradora Eunice Dantas será a procuradora-chefe substituta.

PRE também muda – Seguindo as mudanças anunciadas em Sergipe, para o comando da Procuradoria Regional Eleitoral foi nomeado o procurador Heitor Alves.

Sobre eleições – Há uma movimentação em torno das eleições municipais no interior. Prováveis candidatos a prefeito estão conversando para alianças.

Novas obras – O prefeito Edvaldo Nogueira anunciou, na noite de ontem, oito novas obras estruturantes para Aracaju.

Mais animado – O comércio está otimista com o Dia das Crianças – a segunda melhor data para as vendas no Brasil, atrás apenas do Natal.

Sobre aliança – O PRB ainda não voltou a conversar com o prefeito Edvaldo Nogueira sobre aliança para a reeleição. Deve acontecer ainda esta semana.

Só a André – Oficial de justiça só entrega a intimação do PSC para fazer defesa no caso da saída de Gilmar Carvalho ao seu presidente regional, André Moura.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também