Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Área da Mata Atlântica em Laranjeiras recebe 600 mudas de espécies nativas

7
Mudas doadas pela Deso são plantadas por alunos da Escola Municipal Lourival Baptista em mutirão de reflorestamento em terreno de comunidade afrodescendente

O primeiro terreiro de candomblé de Sergipe, tombado como monumento de interesse religioso, histórico e antropológico, pelo Patrimônio Histórico Estadual, a Sociedade de Culto Afro Filhos de Obá, foi o palco de um trabalho de preservação da natureza de uma ação conjunta da Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO) e as Secretarias Municipais de Igualdade Racial e do Meio Ambiente de Laranjeiras. Alunos da Escola Municipal Lourival Baptista participaram de um mutirão de reflorestamento de árvores nativas da Mata Atlântica, na Sociedade de Culto Afro Filhos de Obá.

A atividade faz parte do conjunto de ações que a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), Deso e Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (SERHMA) vem executando em todo o estado, sendo que entre os principais objetivos está a doação de mudas de árvores de diversas espécies para os 75 municípios sergipanos, além da implantação do Projeto Arborizar-SE.

Primeiro terreiro de candomblé de Sergipe, a Sociedade de Culto Afro Filhos de Obá, fará 116 anos de fundação no próximo dia 16. Localizada em uma área de 6.000 metros quadrados de Mata Atlântica e possui inúmeras espécies nativas, a maioria delas centenárias.

A filha de santo e vice-presidente da Sociedade de Culto Afro, Edilma Santos Chagas, explica que o plantio chegou em um momento crucial. “O Candomblé está ligado à natureza e, o terreiro e o museu, que por sua vez estão edificados dentro dessa pequena área de Mata Atlântica, fazem parte da trilha dos Orixás. Muitas das árvores plantadas aqui são centenárias e já estão cumprindo o ciclo natural da vida, daí a necessidade de plantar espécies iguais para que a reserva se mantenha preservada, mantendo as suas características. Estamos muito contentes com essa ação, sobretudo porque dessa forma contribuímos para o zelo do meio-ambiente”, ressaltou.

Espécies plantadas

Além de plantas nativas da Mata Atlântica como Cambotá, Craibeira, Garobeira, Pau-Brasil entre outras espécies, foram plantadas várias mudas de árvores frutíferas, a exemplo de acerola, goiabeira, jaqueira e mangueira. Segundo o Gerente Socioambiental da Deso, Mário Léo Oliveira Rodrigues, o mutirão realizado na manhã de hoje faz parte do contexto de reflorestamento desenvolvido pela empresa, que este ano já doou 20.010 mudas em 31 dos 75 municípios sergipanos para o plantio. A meta até o final de 2019 é chegar até as 50 mil unidades.

“A ação também está inserida no Programa Deso Comunidades, que além das atividades de doação de mudas, reflorestamento e preservação ambiental, estabelece uma aproximação maior com comunidades afrodescendentes e indígenas. Já fizemos trabalhos semelhantes com uma comunidade Quilombola no município de Lagarto e com uma tribo de índios Xocós em Porto da Folha e o propósito da empresa é ampliar essas ações para todo o estado”, revelou Mário.

Para o Secretário do Meio Ambiente de Laranjeiras, Ruiter Alves, parcerias como essas serão sempre bem-vindas. “Cuidar do meio ambiente é uma obrigação de todos, principalmente do setor público. Estamos orgulhosos desse trabalho e somos gratos à Deso e a Sedurbs pelo apoio, pois essas atividades agregam ainda mais às nossas diretrizes. Poder contribuir com o reflorestamento é zelar pelo conforto ambiental e preservação das espécies, e esse é um legado que deixaremos para as próximas gerações”, afirmou.

Segundo o Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe, Marcus Lázaro da Costa, o CBHRS também se soma às essas atividades.  “Dentre as ações desenvolvidas pelo Comitê, participar do reflorestamento das matas ciliares, bem como de locais que integram o aquífero estão entre as nossas prioridades de trabalho, estamos juntos para orientar e ajudar no que for necessário”, declarou.

Aluna do oitavo ano do ensino fundamental da Escola Lourival Baptista, Maria Vitória da Silva Melo, 14 anos, se mostrou animada com a atividade. “É a primeira vez que planto uma árvore e estou feliz porque estou praticando fora da sala de aula o que me é ensinado na escola. Aqui aprendi coisas novas que posso transmitir para outras pessoas. Gostei muito de contribuir para a preservação do meio ambiente e quero plantar outras árvores”, comemorou.

Fonte e foto assessoria

Leia também