Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Conheça o dropshipping: empreendedorismo através da Internet

6

Este novo negócio é uma forma de o consumidor comprar através da Internet e de o vendedor, através da sua plataforma, comprar os produtos ao grossista apenas quando o cliente os reclama.

É cada vez mais comum que as compras sejam feitas através da Internet. A maioria das lojas tem as chamadas “compras pela Internet”, que por vezes oferecem descontos exclusivos.

Outras vezes, a compra é feita por meio de grandes plataformas online, como a Amazon ou o Ebay. Por esta razão, talvez, para um empresário seria mais conveniente, útil e barato para criar sua própria loja online sem a necessidade de pagar o aluguel de um local ou os impostos obrigatórios para ter uma loja física.

Agora, num mundo em que tudo se move online, é muito fácil criar a sua própria loja a partir de casa. Dropshipping, a nova forma de vender online, veio para ficar e a Oberlo é um dos potenciadores.

Este novo negócio, em que o proprietário da loja online age como intermediário entre os grossistas e o cliente, é uma forma de o consumidor comprar através da Internet e o vendedor, através da sua plataforma, comprar produtos ao grossista apenas quando o cliente os reclama.

Assim, o vendedor não tem os produtos em estoque e não precisa de um armazém para acumular os itens ou comprar os produtos sem saber se a ponta vai vendê-los ou não. “Você só compra quando vende”.

Além disso, o vendedor não precisa de ter um inventário, mas precisa de “identificar, contatar e convencer potenciais fornecedores do seu produto a trabalhar consigo”.

Para isso, é aconselhável criar um plano de marketing e publicidade digital que reflita uma estratégia para alcançar potenciais consumidores. É igualmente necessário acordar os termos e condições da venda e distribuição do produto.

Mas, então, qual é o lucro do vendedor? O proprietário da loja “compra o produto ao grossista por 10 euros e vende-o ao consumidor por 29 euros”. É por isso que o vendedor tem contato direto com o fabricante.

Os tempos de espera também variam dependendo do fornecedor que distribui o produto. Dependendo de onde você estiver, você pode ter um tempo de entrega mais ou menos limitado.

Atualmente, de acordo com este especialista, existem distribuidores deste tipo de comércio na China, Europa e Estados Unidos, portanto, dependendo do lugar vai levar tempo ou outro.

A desvantagem deste comércio é que se, por exemplo, o fornecedor for chinês, os prazos de entrega serão mais lentos.

Obviamente, como em qualquer loja online, você tem que pagar os custos de envio. Nesse tipo de negócio, é possível pagar esses custos de duas maneiras diferentes. Um deles é que o produto já incorporou no preço os custos ou, ao contrário, o preço do produto tem que adicionar um suplemento para cobrir a remessa. Isso depende da loja que você tem.

A forma como estas lojas são montadas é uma das vantagens deste tipo de negócio, embora isso não signifique que não tenha de trabalhar nele.

E pode levar mais trabalho do que um escritório. Um bom atendimento ao cliente é essencial para que este tipo de negócio funcione. Esta atividade de trabalho pode ser combinada com qualquer outro trabalho porque pode ser feito a partir de casa.

Mas como se trata de uma empresa que ganha dinheiro, é preciso ter em conta o tipo de trabalhador que se é ou os impostos que se tem de pagar por esta actividade, algo que varia em função do território em que se pretende empreender.

Apesar de todas estas facilidades, a verdade é que “você não vai ficar rico da noite para o dia”. É por isso que deve fazer uma pesquisa de mercado para determinar se o produto que você oferece está em demanda.

A maioria das pessoas vende itens gerais, como eletrônicos de consumo, sem saber que é um dos nichos menos recomendados para começar com o dropshipping.

Principais vantagens do dropshipping

Existem várias vantagens associadas ao dropshipping. As principais são:

  • É fácil de começar

  • Não há necessidade de gerenciar, estocar e organizar inventários.

  • Expansão de sortimento

  • Fácil de escalar para cima/para baixo

  • Permite-lhe funcionar com um orçamento operacional muito baixo

  • Permite-lhe ter um fluxo de caixa saudável, uma vez que não tem de gastar muito até começar a ver o dinheiro de volta

  • Você não precisa ter um site como você pode vender em mercados de alto tráfego como Amazon.com, eBay.com ou outros mercados online.

  • Embora as margens médias possam ser mais baixas em comparação com outras lojas de varejo que estocam seu próprio estoque, não há risco de uma “má compra” que resulta em excesso de emissões de ações.

O que está esperando para começar?

Por Aline Matos
Foto assessoria

Leia também