Aracaju, 6 de julho de 2025
Search

Reutilizando banners, alunos do IFS confeccionam objetos para doar ao GACC

8

Sustentabilidade em prol da Solidariedade: Estudantes do curso de Saneamento Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) estão desenvolvendo um projeto para reutilizar banners, e têm como parceiros o Governo de Sergipe e o Grupo de Apoio à Criança com Câncer – GAAC.

Os estudantes Any, Lucas, Nélio, Roseane e Sara formataram um projeto que contempla os aspectos social, econômico e ambiental, pois irão doar os protótipos a crianças assistidas pelo GAAC; contribuirão para reduzir a quantidade de resíduos no meio ambiente e irão gerar emprego e renda para costureiros.

“As peças confeccionadas serão doadas ao GAAC no dia 12 de novembro. A preocupação em preservar o meio ambiente deve fazer parte da vida de todos. Por isso, nunca é cedo demais para começar a desenvolver essa temática com as crianças. Criar uma consciência ecológica nos pequenos cidadãos, ainda na infância, aumenta consideravelmente a chance de que sejam adultos engajados na preservação da Terra”, explica Nélio Miguel, um dos desenvolvedores do Projeto.
Além disso, destacam os estudantes do IFS, as crianças tendem a compartilhar o que aprendem na escola com os pais e familiares, algo que aumenta a disseminação do conhecimento acerca da necessidade de dar um destino adequado ao lixo.

Porém, trabalhar a temática vai muito além de simplesmente despertar essa consciência. O intuito é proporcionar situações que possibilitem a reflexão e façam com que essas crianças, de fato, sejam a diferença no mundo.

O Projeto Reutilizar Banner irá gerar renda para as costureiras e trazer alegrias para as crianças do GAAC ao tempo que irá chamar atenção da população sergipana.

Qualquer pessoa pode fazer uma peça exclusiva com banner que não utiliza mais, para evitar o descarte desse material no meio ambiente. “Basta pegar um banner e ir ate um estofador, como é o caso do “Arte Estofados”, que fica localizado na rua Rafael de Aguiar, 735, no bairro Pereira Lobo”, destaca Sara.

“É fantástico poder participar de um projeto como esse. Só tenho a agradecer ao IFS e à professora Flávia Moreira por nos proporcionar essa experiência única, mostrando que é possível preservar o meio ambiente e ainda gerar renda para a população. Em tempos de crise, projetos como esse são a fonte de renda para diversas pessoas. Estamos ansiosos para entregar essas pequenas lembranças às criança do GAAC; será um momento fantástico”, ressaltou Nélio Miguel.

Da assessoria

Leia também