08/11/19 - 10:55:36

Mais de 600 gestantes adolescentes deram entrada na MNSL este ano

Os dados da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) ,demonstram que de janeiro a outubro de 2019, dos 4.460 partos realizados, 656 foram em adolescentes. Nesse sentido, a maternidade oferta  essas meninas atendimentos multidisciplinar e entre eles apoio psicológico para ajudá-las a lidar com as mudanças que têm de enfrentar.

“Na MNSL, as adolescentes encontram apoio psicológico para continuar a vida e cuidar do bebê com amor e responsabilidade. A adolescência é uma fase da vida em que ocorrem modificações corporais e psicológicas na jovem. A gravidez, nesse momento, raramente é planejada e conseqüentemente provoca mudanças drásticas na vida da menina que está gestante”, explicou a psicóloga Andresa Azevedo.

Angústia e conflitos são as consequências geradas para as meninas na gravidez precoce quando não planejada. “As dificuldades encontradas por elas são diferentes, dependendo do contexto que as mesmas estejam inseridas, e o apoio da família é de suma importância para que essas adolescentes não se sintam abandonadas e desenvolvam problemas psíquicos”, observou Andresa.

A SES realiza durante todo o ano ações de conscientização voltadas para os adolescentes em escolas e espaços públicos. O médico Almir Santana, gerente do programa IST/AIDS afirma que o método mais eficaz para evitar a gravidez precoce ainda é a camisinha. “Não sou contra os anticoncepcionais, mas é preciso usar a camisinha. O adolescente pode contrair uma IST, ou seja, só previne a gravidez”,  alertou.

A paciente Poliane Renata Alves dos Santos, 15 anos, descobriu que estava grávida quando a menstruação atrasou, contou que no começo teve desavenças com a família, mas depois eles apoiaram. Poliene chegou à maternidade com quatro centímetros de dilatação. “Tive um parto prematuro com seis meses e estou internada na Ala Verde, esperando meu bebê ganhar peso para receber alta. O apoio da família é fundamental”, disse  a adolescente, que não imaginava que fosse engravidar tão jovem.

Fonte e foto SES