Aracaju, 16 de abril de 2024

OMISSÃO: PESCADORES DE SÃO CRISTÓVÃO NÃO RECEBERÃO INDENIZAÇÃO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
8

Desde o início de setembro, Sergipe vem sofrendo com as consequências da poluição por petróleo bruto depositado através das águas e correntes do oceano atlântico nas praias, rios e mangues de todo o litoral nordestino.

As prefeituras de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Brejo Grande, Estância, Itaporanga D’ajuda, Pirambu e Pacatuba se mobilizaram para decretar estado de emergência, remediar os impactos ambientais nas áreas afetadas e proteger ambientes de sensíveis e atividades de interesses econômicos, turísticos e sociais dos danos ambientais, da degradação e demais impactos decorrentes da poluição.

Por questão de justiça social e sensibilidade política, é necessário destacar a atividade de sobrevivência e subsistência da população ribeirinha e colônias pesqueiras e marisqueiras, que possuem nas praias e rios, seus espaços de trabalho e ganha pão.

Nos municípios afetados foi registrada, por diversos veículos de comunicação, a ocorrência de uma extensa área atingida pela poluição, uma grande quantidade de óleo depositado na areia das praias, nos manguezais, na desembocadura dos rios, tendo como consequência imediata a queda das vendas de mariscos e pescados e a ameaça do desemprego em função de uma suspensão das atividades pesqueiras e de coleta de mariscos pelo risco de contaminação.

Os impactos ambientais, visuais e de contaminação, associados aos impactos sociais são extensos e dramáticos, animais morrendo envoltos em petróleo, pessoas se expondo ao risco de grave prejuízo à saúde por exposição ao óleo na tentativa de livrar os ambientes da poluição. E toda uma cadeia produtiva, dos municípios diretamente afetados, em pânico.

O cenário de horror que tomou conta dos jornais televisivos, da internet e da imprensa escrita, ocultou o sofrimento de pequenas colônias pesqueiras de municípios ribeirinhos assentados às margens de rios importantes como o Vaza-Barris.

Alguns povoados de São Cristóvão, que embora não estejam situados em território diretamente atingidos pela borra oleosa de petróleo, sofreram com a difusão de resíduos dessa borra em seus ambientes de trabalho tanto quanto os trabalhadores das áreas mais fortemente impactados.

No Vaza-Barris, penetrando a calha do rio, formou-se uma extensa nata furta-cor composta pela dispersão sobrenadante de uma fração fluida do óleo, bem como pequenas porções de óleo que se depositaram às margens do rio e dos mangues, atingindo em cheio os pescadores de nossa cidade.

Em São Cristóvão, pescadores e marisqueiras pararam suas atividades há semanas. Reclamam que não conseguem pescar, pois os resíduos de óleo que atingiram a foz do Rio Vaza-Barris persistem nas localidades e para agravar o problema, reclamam que não conseguem comercializar os produtos que possuem armazenados. A população e os comerciantes estão com receio de comprar peixes e mariscos da região, em função da insegurança do consumo.

Registro que o pagamento que o governo federal efetuará aos pescadores dos municípios declaradamente em situação de emergência, não será via INSS, como ocorre com o defeso. Vai ser como um “seguro desemprego” ou “indenização”, depositado em conta da Caixa Econômica Federal para todos os pescadores que possuírem o Registro Geral de Pesca (RGP) e que residam em uma das localidades, formalmente declaradas como impactada pelo vazamento do óleo. Ou seja, diretamente na conta do pescador, sem intermediários do estado ou do município. O pagamento está restrito, portanto, aos municípios que estão na declaração de emergência da Defesa Civil Nacional em que não consta o município de São Cristóvão.

O fato é que por maiores que sejam as evidências de que a comunidade de pescadores e marisqueiras de São Cristóvão tenham sido afetadas e estejam sofrendo com os efeitos do desastre ambiental, nenhuma delas foi capaz de sensibilizar o nosso prefeito Marcos Santana (MDB) que segue afirmando que o município não vive nenhum impacto relacionado ao vazamento do óleo.

Sua atitude deixará toda a comunidade que vive da pesca e do marisco em São Cristóvão sem o “seguro desemprego” que está sendo oferecido pelo Governo Federal como compensação para quem está sendo prejudicado economicamente por este desastre ambiental.

Sem a comunicação formal à Administração Estadual de Meio Ambiente e/ou Defesa Civil, o município não poderá receber nenhuma medida compensatória e o prefeito se recusa a realizar esta formalização.

Vamos permitir que os pescadores e marisqueiras do nosso município terminem o ano sem o seu sustento por não ter condições de trabalho?

E sem nenhuma forma de amenizar suas dores e necessidades, por que o prefeito Marcos Santana se recusa a reconhecer que São Cristóvão está sofrendo as consequências do impacto causado pelo desastre com petróleo em nosso litoral?

Vamos clamar a Deus e ao Poder Público que o sofrimento do nosso povo seja minimamente abrandado.

Por Henrique Alves da Rocha (Coronel Rocha), Presidente do Cidadania 23 em São Cristóvão.

Foto Adema

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também