Aracaju, 28 de março de 2024

Agricultores familiares recebem curso de capacitação na Superintendência em Aracaju

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
7

Capacitar trabalhadores rurais para que tenham conhecimento de todo o processo desde a plantação até a comercialização é muito importante para o desenvolvimento do rural. Por esse motivo, a Superintendência Federal da Agricultura e Pecuária em Sergipe está realizando a Oficina de Apresentação dos Cursos de Capacitação em Associativismo e Cooperativismo. A atividade ocorreu na sede da SFA, em Aracaju, na terça-feira, dia 12.

O deputado Laércio lembrou que 50% dos produtos da cesta básica do brasileiro vem da agricultura familiar e destaca a importância social do investimento na área. “historicamente Sergipe se consagrou como polo exportador de cereais e hortifrutigranjeiros para Bahia e Alagoas. Hoje, os agricultores sergipanos são responsáveis por 70% da produção do milho. O setor gera emprego e garante o sustento de 225 mil pessoas. Fomos acostumados a enxergar valor dos grandes negócios, mas é a força da agricultora familiar que devemos valorizar sempre”, explicou Laércio.

A ação está sendo feita junto com a Divisão de Políticas, Produção e Desenvolvimento Agropecuário e o Projeto Cooperativismo da Universidade Federal de Viçosa (MG). “São 4 módulos: Gestão de Empreendimentos Coletivos; Governança Participativa, Redes de Sociabilidade e Meio Ambiente; Contabilidade Financeira; e Políticas Públicas e Agricultura Familiar – Características e Mecanismos de Acesso. Esse projeto visa a capacitação de Cooperativas e associações de produtores rurais da agricultura familiar, algo importante para o nosso estado onde a agricultora familiar tem um peso social e econômico muito grande”, afirmou o superintendente da Agricultura em Sergipe Haroldo Araújo.

Os representantes do deputado federal, Laércio Oliveira, os secretários parlamentares Tiago Rangel e Adalberto Cardoso falaram sobre a importância das oficinas. “Parabenizo o superintendente Haroldo, o diretor da Divisão de Políticas, André Barretto, e o professor Mateus que veio ao nosso estado para fazer essa oficina trazendo tanto conhecimento. O deputado Laércio sempre fala sobre a importância da agricultura familiar.Então, as portas do gabinete estão abertas e o mandato dele à disposição para ajudar no que for preciso as cooperativas e associações. O deputado indicou um aporte para o Programa de Aquisição de Alimentação (PAA) via Conab, que o agricultor familiar vende seus produtos e o produtor recebe por meio dessa verba indicada pelo Ministério da Agricultura”, explicou Adalberto.

Foto assessoria

Por Elenildes Mesquita

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também