Aracaju, 29 de março de 2024

SEMINÁRIO VAI DEBATER A APLICAÇÃO DE LEI FEDERAL QUE REGULA PARCERIA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Seminário debate aplicação da Lei Federal que regula as parcerias entre poder público e organizações da sociedade civil

A próxima quinta-feira, 05, será de muito debate sobre a aplicação em Sergipe da Lei Federal 13019/2014 que regulamenta as formas de parceria entre organizações da sociedade civil (OSC) e o poder público, o chamado Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), durante o “4º. Seminário MROSC a aplicação da Lei em Sergipe”. O evento acontece a partir das 7h30, no prédio da Estação Cidadania, localizado na Rua Pacatuba, 64, Centro.

Voltado para OSCs e demais entidades da sociedade civil organizada, o encontro tem o objetivo de discutir os impactos do Decreto Estadual 30874/2017, que regulamenta em Sergipe aspectos da Lei 13019/2014.

O Coordenador de Projetos do Centro Dom José Brandão de Castro, uma das organizações que compõe a Plataforma MROSC em Sergipe e a Associação Brasileira de ONGs (ABONG), Alex Federle, diz que a Lei Federal é fruto da luta das organizações da sociedade civil e representa um grande avanço para as parcerias entre organizações sociais e poder público, pois trouxe segurança jurídica para as organizações e mais transparência na aplicação de recursos públicos.

Porém, explica Alex, apesar de a Lei Federal exigir que em dois anos Estados e municípios regulamentassem instrumentos legais locais com teor similar, Sergipe não havia apresentado nenhuma proposta de regulamentação estadual. “Em 2017, sem nenhum tipo de diálogo com as organizações da sociedade Civil, o Governo de Sergipe publicou o Decreto Estadual 30874/2017, que além de ter sido construído a ‘toque de caixa’ e não contemplar as necessidades e reivindicações históricas das organizações, também descumpre alguns aspectos da própria Lei Federal que deveria regulamentar a nível estadual”, lamentou.

“Cabe destacar que as organizações por diversas vezes procuraram o Estado para diálogo, inclusive apresentaram uma proposta para discussão, realizaram seminários, encontros e até Audiência Pública, quando foi feita a denúncia da situação, mas o Estado não deu retorno”, completou.

Alex é um dos facilitadores do Seminário, cuja programação tem início às 7h30 com o credenciamento. O evento contará com a palestra “A Lei Federal nº 13.019/2014: histórico, panorama e contextualização da Lei no âmbito federal”, ministrada por Andrenito Santos de Menezes, coordenador do Instituto Nacional de Inclusão Social (INIS), organização que assim como o CDJBC compõe a Plataforma em Sergipe.

Às 10h15h, acontece a palestra “Decreto Estadual nº 30.874/2017: contextualização e aplicabilidade no âmbito do Estado e municípios sergipanos” ministrada por Alex Federle.  Ao final do encontro, serão coletadas contribuições de emendas ao Decreto Estadual 30.874/2017, que serão encaminhadas ao poder público estadual.

Confira a programação completa

7:30h – Credenciamento

8:00h – Abertura

8:30h – Lei Federal nº 13.019/2014 (histórico, panorama e contextualização da Lei no âmbito federal)

Debatedor: Andrenito Santos de Menezes (INIS)

9:20h – Debate

10:00h – Intervalo para lanche

10:15h – Decreto Estadual nº 30.874/2017: contextualização e aplicabilidade no âmbito do Estado e municípios sergipanos

Debatedor: Alex Federle do Nascimento (ABONG/CDJBC)

11:00h – Debate e Contribuições para a nova versão do Decreto

12:00h – Síntese do Seminário e agradecimentos

12:30h – Encerramento com entrega de Certificado de participação

Agenda

O que: 4º. Seminário MROSC a aplicação da Lei em Sergipe

Quando: Quinta-feira, 05/10, às 7h30

Onde: No prédio da Estação Cidadania, localizado na Rua Pacatuba, 64, Centro

Por Débora Melo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também