Aracaju, 17 de abril de 2024

MARIA DO CARMO RATIFICA IMPORTÂNCIA DE INVESTIMENTO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realiza: 1ª Parte: apreciação das emendas ao PLOA 2019; 2ª Parte: deliberativa com 16 itens, entre eles, o PLC 65/2016, que regulamenta sistema de controle de pragas urbanas. 

À bancada, senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE).

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Diante da informação de que cientistas de Sergipe estão assustados com a presença de um parasita vetor de uma doença similar ao Calazar, a senadora Maria do Carmo Alves (DEM) ratificou hoje (27) a sua preocupação com a falta de recursos e investimentos, sobretudo, na área de pesquisa.

“Isso é muito grave. O Estado, onde se concentra a mais alta taxa de leishmaniose visceral do País, tem um parasita, que pode ser o causador dessa doença”, disse Maria, ressaltando que para que os cientistas tenham condições de desenvolver as suas pesquisas, precisam de estrutura que, “infelizmente, vem sendo deteriorada em todo o Brasil por falta de investimentos”.

Para a parlamentar por Sergipe, a prática do corte de verbas para a Ciência e Tecnologia pode levar a falência toda a estrutura de desenvolvimento de pesquisa e inovação que há no Brasil e que é referência em muitos eixos. “Fatores como a interrupção das bolsas de pesquisa e a diminuição da produção cientifica, são determinantes para essa falta de condição, sobretudo, estrutural”, afirmou.

A descoberta do novo parasita foi o periódico científico denominado Doenças Contagiosas Emergentes, do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, do Departamento de Saúde dos EUA, no mês passado. De acordo com as informações publicadas nos últimos dias por toda a imprensa.

Da assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também